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Topo de funil: guia do conteúdo de atração

18 de abril de 2024
Marketing

Topo de funil

Quem está inserido ou ao menos familiarizado com o mundo do marketing e vendas, já se deparou com o conceito de funil de vendas: agora, vamos abordar o conceito de topo de funil de um jeito prático, sem rodeios.

No contexto do marketing digital, o objetivo principal do Topo de Funil é atrair um público amplo. Nesta fase, os potenciais clientes muitas vezes nem estão cientes de que têm um problema ou uma necessidade que precisa ser atendida.

Portanto, o foco está em despertar a consciência e o interesse. Sem mais delongas, vamos ao conteúdo do artigo:

  • Qual a importância do ToFu?
  • Os melhores tipos de conteúdo para Topo de Funil;
  • Como criar conteúdo para essa fase;
  • E-book gratuito sobre mapeamento de jornada do cliente!

O que é Topo de Funil (ToFu)?

O topo de funil é a primeira etapa da jornada do comprador. Nesta etapa, estão os potenciais clientes que ainda estão em fase inicial de conscientização e de interesse por um tema, produto ou serviço.

Em uma estratégia de funil de conteúdo, este é o momento de atrair pessoas, chamando sua atenção e focando muito mais em educação do que em vendas.

Imagine um pescador lançando uma grande rede ao mar. No início, ele não sabe exatamente quais ou quantos peixes ele vai capturar. O mar é vasto e cheio de diferentes tipos de peixes, assim como o mercado está cheio de diferentes tipos de clientes potenciais.

O momento em que o pescador lança a rede corresponde ao Topo de Funil no marketing. O objetivo é cobrir uma área grande para atrair o máximo possível de peixes (clientes)!

Assim como a rede não discrimina qual tipo de peixe ela captura, no ToFu, a estratégia de marketing é projetada para atrair um público amplo, sem focar em segmentos específicos ainda.

Qual a importância do Topo de Funil?

Pense no topo de funil como o ponto de partida de uma jornada empolgante para seus potenciais clientes. Seu foco não é vender, mas gerar interesse e curiosidade.

Nós sabemos que toda empresa deseja conquistar clientes, mas nem todo mundo está pronto para fechar negócio. E, em alguns casos, a pessoa sequer consegue identificar o problema que tem.

Ainda tem dúvidas sobre a importância de não ignorar essa etapa em sua estratégia de conteúdo? Confira os benefícios que isso pode te proporcionar!

Ajuda a atrair um público amplo

Com um conteúdo topo de funil você consegue levar sua marca a um público amplo, visto que os temas abordados são mais gerais. Quer um exemplo? A quantidade de pessoas que buscam por Segurança da Informação é bem maior do que software para testes de intrusão, não é mesmo?

Se você se preocupa com o fundo, consegue capturar a audiência da pessoa que ainda está pesquisando sobre um tema mais amplo. Assim, terá a oportunidade de educá-la e apresentar a solução ideal para os seus problemas.

Fortalece a marca

O ToFu é essencial para introduzir sua marca a novos públicos. Muitas pessoas que entram em contato com seu conteúdo nesta fase podem não conhecer sua empresa. Esta é a oportunidade de causar uma primeira impressão positiva e memorável.

É um bom começo para a educação e nutrição de leads

Essa fase é ideal para educar o público sobre seus produtos ou serviços, mas de uma maneira que aborde suas necessidades ou problemas. Isso estabelece uma base de confiança com seus potenciais clientes.

Impulsiona a geração de leads

Embora o foco principal do ToFu não seja a venda direta, ele desempenha um papel crucial na geração de leads. Ao fornecer conteúdo valioso, você pode incentivar os visitantes a compartilharem suas informações de contato, transformando visitantes anônimos em leads identificáveis.

Te ajuda a segmentar a audiência e personalizar o conteúdo

As interações e os dados coletados no ToFu permitem que as empresas segmentem seus públicos de maneira mais eficaz nas etapas subsequentes do funil. Compreender as necessidades e interesses do seu público no ToFu pode ajudar principalmente a personalizar a comunicação nas fases seguintes, aumentando as chances de conversão.

Quais os melhores tipos de conteúdo para o Topo de Funil?

Você já sabe que o objetivo do topo de funil é atrair e gerar interesse. Porém, para que isso aconteça, o conteúdo deve ser estrategicamente planejado e executado, sendo informativo e útil.

A dúvida é: em quais formatos investir? Confira as nossas apostas!

Blog posts

Artigos informativos e educativos são excelentes para atrair visitantes por meio das plataformas de pesquisa online, como o Google e o Bing. Nesse sentido, eles devem ser otimizados para SEO, abordar tópicos relevantes e fornecer valor real aos leitores.

E-books e guias

E-books e guias detalhados sobre tópicos de interesse para seu público podem ser uma ótima maneira de gerar leads e conquistar a confiança do seu cliente em potencial. Afinal, você esteve ao seu lado desde o início da jornada.

Infográficos

Os infográficos são de fato perfeitos para resumir informações complexas de maneira simples, visual e compartilhável. Dica: esse formato pode ajudar a aumentar o seu alcance em redes sociais.

Vídeos educativos

Vídeos que explicam conceitos, mostram tutoriais ou oferecem insights sobre tópicos de interesse podem ser extremamente atraentes. Além disso, o Google está oferecendo cada vez mais resultados em vídeos para seus usuários. Invista para ampliar seu alcance!

Posts em redes sociais

Post topo de funil, com dicas rápidas, citações, tendências, dados e estatísticas são valiosos em uma estratégia de conteúdo. Essa é uma forma de conquistar novos seguidores,.

Webinars

Seminários online podem ser uma forma eficaz de educar um grande público, estabelecendo sua marca como uma autoridade no assunto.

A hora da verdade: como criar conteúdo de topo de funil?

Viu só quantas opções de formatos de conteúdo podem ser usadas na etapa de topo de funil? Você só precisa de um olhar estratégico para a jornada do cliente e entender como capturar sua atenção nessa fase inicial.

Ok, mas isso não é tão fácil como parece. Entretanto, existem técnicas e boas práticas que ajudam a construir um conteúdo de topo realmente eficiente e atraente. Vamos ver?

Entenda seu público-alvo

Primeiro de tudo: identifique quem são seus potenciais clientes e o que eles procuram. Realize pesquisas de mercado e aproveite-se de ferramentas analíticas para entender as ‘dores’, problemas e interesses das suas personas.

Monte um plano editorial

O próximo passo é selecionar os temas dos seus conteúdos. Neste ponto, é importante se deicar para criar um plano editorial. Aqui, na OUTMarketing, fazemos isso todo trimestre e o documento considera a jornada do cliente, SEO, personas, formatos e vários outros aspectos importantes.

Adeque seu tom de voz

O tom de voz, ou seja, a forma de se comunicar com seu cliente, deve ser adaptado para a etapa de topo de funil. Prefira um tom que ressoe com seu público. Para ToFu, um tom mais informativo e educativo geralmente funciona bem.

Otimize seu conteúdo para SEO

Utilize palavras-chave relevantes para garantir que seu conteúdo seja encontrado de forma orgânica e espontânea em motores de busca. Contar com a ajuda de especialistas pode ser uma luz no fim do túnel, pois o SEO é de extrema importância.

Promova seu conteúdo

Use seus canais de mídia sociais, e-mails e outras plataformas para promover seu conteúdo. A ideia do SEO é cumprir esse papel a longo prazo, entretanto, considere usar anúncios para alcançar um público ainda maior e mais rápido.

Mensure e ajuste

Por fim, fique atento aos dados e faça os ajustes necessários para o seu conteúdo topo de funil conquistar mais leitores e clientes em potencial. Nesse sentido, vale a pena contar com ferramentas específicas e em métricas, como:

  • Impressões;
  • Cliques;
  • CTR;
  • tempo de visualização da página.

Fale com um especialista sobre sua Jornada do Cliente

Eduque suas personas e conquiste seus clientes!

Viu só como o topo de funil tem seu valor? Em uma estratégia de conteúdo, é importante ter uma visão ampla e entender as diferentes fases em que um cliente pode estar.

Alguns podem estar perdidos e com muitas dúvidas sobre um assunto. Quando você entrega a ele as respostas para as suas dores e mostra que entende do assunto, tem mais chances de conquistar sua confiança.

Lembre-se: cada interação no ToFu é uma oportunidade de ouro para construir confiança e autoridade na sua marca.

Quer aprender a mapear a jornada do seu cliente? Temos um material que pode te ajudar. Acesse agora nosso Guia da Jornada do Cliente!

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