O SEO – Search Engine Optimization ou Otimização para Ferramentas de Busca – é um processo focado em realizar melhorias contínuas em websites e blogs para que eles sejam facilmente encontrados pelas ferramentas de busca.
O SEO é uma estratégia de marketing digital que deve ser realizada por todas empresas de tecnologia da informação, para que seus prospects e suas personas encontrem facilmente suas soluções de tecnologia ao fazerem uma busca na web. E adivinhem! A maioria não faz esse processo e não sabe nem por onde começar.
Pensando nisso, optei por escreve esse artigo, pois em minhas várias conversas com os executivos de empresas de tecnologia, e também com os executivos de marketing do segmento de TI, tenho percebido que o SEO é um assunto que sempre é questionado, mas pouco conhecido e aplicado pelas empresas de tecnologia.
Quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google sobre um determinado assunto relacionado a tecnologia da informação, utilizando um computador ou um dispositivo móvel, essa pessoa digitará uma pergunta ou um termo, que é chamado de palavra-chave. Ao lançar a palavra-chave, essa pessoa terá uma resposta imediata do Google com uma grande variedade de websites e links com conteúdo relacionado ao tema pesquisado e com as possíveis respostas para o questionamento.
Usar o Google para buscar a resposta para algo que se procura faz parte do cotidiano da maioria das pessoas. Muitas decisões de compras são feitas nesse processo de busca na web, e é por isso que as empresas de tecnologia da informação querem estar na primeira posição quando a persona faz uma pesquisa sobre algum tema associado à solução de TI que oferecem.
Estar na primeira posição não é tarefa fácil. Exige muito esforço, tempo, dedicação, profissionais capacitados e muito conteúdo de qualidade e relevante.
Fazer uma busca no Google, todos nós sabemos como fazer, e sabemos que teremos respostas imediatas. A grande dúvida que surge é: Como o Google rastreia todos os websites e define qual aparecerá nos resultados de busca?
Quando você faz uma pesquisa na web, os robôs do Google, chamados de Googlebots, fazem uma busca nos índices (urls indexadas pelo Google) e definem quais resultados são mais relevantes e devem ser disponibilizados para responder sua pergunta. Durante esse processo, três itens são avaliados pelos motores de busca para chegar no website e no resultado:
O rastreamento (crawl em inglês) é o processo de busca, com base em algoritmos, realizado pelos motores do Google para encontrar novas páginas de conteúdo e páginas atualizadas, com base na URL, links, sitemaps e outros parâmetros.
A indexação é um grande índice do Google que armazena todas as páginas rastreadas na web em um único local. Para indexar uma página, o Google rastreia, lê e reconhece o conteúdo e então adiciona ao índice.
A publicação dos resultados é apresentada pelo Google após a consulta que é realizada pelos robôs, pesquisando o índice das páginas (indexação) e a relevância de cada página. O conteúdo produzido para um website deve ser criado com muita qualidade e sempre deve ser idealizado com foco nas personas. Isso é essencial para ter uma boa qualificação e posicionamento nos resultados. A quantidade de links direcionados para o website da sua empresa de tecnologia da informação também ajuda bastante na classificação da sua página.
O PageRank, mede a importância de uma página, seguindo como base a quantidade e a qualidade dos links de outras páginas apontados para ela. Mesmo listando o conteúdo e o PageRank como itens importantes para aparecer no topo das buscas, temos que deixar claro que o Google utiliza mais de 150 fatores para determinar a importância de uma página, por isso conhecer de SEO é essencial para que sua empresa de Tecnologia da Informação seja encontrada antes do seu concorrente pelo seu futuro cliente.
A grande maioria das experiências online começam com uma pesquisa. Para se ter ideia, o Google processa mais de 40 mil buscas a cada segundo, o que equivale a 3,5 bilhões de pesquisas ao dia e 1,2 trilhão delas por ano em todo o mundo. Ou seja, independentemente do setor em que uma empresa atua, é preciso que esteja presente nesses canais para alcançar o público-alvo e se destacar da concorrência. Uma das formas mais eficientes de se atingir esse objetivo é por meio das estratégias de SEO.
Por mais que alguns gestores de tecnologia a considerem pouco proveitosa, principalmente no caso dos negócios de TI voltados a determinados nichos, a realidade é bem diferente. Fato é que se trata de um investimento indispensável para atingir os clientes certos, no momento em que buscam as soluções que a organização oferece.
Se você ainda tem dúvidas se o SEO é uma boa ferramenta para sua empresa em específico, acompanhe esse guia, pois vamos mostrar os motivos pelos quais trata-se de um recurso indispensável nos dias de hoje. Confira!
Aumentar a base de leads familiarizados com uma empresa, de forma com que a mesma se torne referência no mercado. Esse é o objetivo do Awareness ou Brand Awareness, também conhecido como reconhecimento de marca.
Na prática, quanto maior ele for, mais os potenciais clientes percebem a identidade de um negócio perante a concorrência e o mercado como um todo. Como é de se imaginar, isso se reflete em vendas e lucratividade.
Por meio dos recursos de SEO, é possível criar uma presença digital importante, a qual torna a empresa mais visível nos mecanismos de pesquisa, fazendo com que sua lembrança esteja ativa constantemente durante as buscas dos usuários na internet.
Se aplicado estrategicamente, o SEO pode ir além do reconhecimento de marca. À medida em que a empresa passa a ser reconhecida no mercado, também começa a compreender melhor o seu potencial e atual cliente, principalmente no que tange a intenção de compra.
Isso auxilia na performance das ações, já que as classificações da busca orgânica no Google são bastante influenciadas pelos dados de comportamento do consumidor. Nesse caso são analisados, por exemplo, cliques em palavras-chave, tipo de navegação e outras ações que demonstram como está o desempenho do site em relação às percepções do público.
Como se sabe, o mercado está em constante mudança. Ainda mais com a transformação digital e suas tecnologias disruptivas, as quais vêm revolucionando as operações em todos os setores.
Nesse contexto, a estratégia de SEO auxilia na manutenção da relevância mesmo com a chegada de novas ferramentas e recursos ao mercado, já que as pesquisas nos mecanismos de busca certamente permanecerão ocorrendo. Ou seja, trata-se de um investimento que perdurará ao longo do tempo.
Esses são apenas alguns dos diferenciais que as empresas de tecnologia podem alcançar ao investirem em ações de SEO. Além disso, algumas vantagens são a possibilidade de investimento por empresas de todos os portes, já que é uma ferramenta de baixo custo, o aumento do tráfego orgânico, a geração de tráfego qualificado e a otimização na taxa de conversão do site. Ou seja, seu negócio só tem a ganhar.
Agora que você já deve estar convencido de que as práticas de Search Engine Optmization podem contribuir com os bons resultados de sua empresa de tecnologia, pode estar interessado em saber como implementar a estratégia na prática.
Confira agora 4 etapas indispensáveis para otimizar o rankeamento do site nos mecanismos de busca:
Sempre existiu um certo grau de técnica na estratégia de SEO. No entanto, ao longo do tempo, o mesmo foi evoluindo até surgir o conceito de SEO técnico.
Esse deve ser o princípio de todo o planejamento, já que é por meio de determinadas práticas que os mecanismos de pesquisa rastreiam, indexam e rankeiam os sites conforme a sua relevância aos usuários.
O que ocorre é que, em muitos casos, falta uma auditoria de SEO técnico nas páginas, o que faz com que códigos simples, por exemplo, impeçam o site de ter a performance que haveria se tivessem sido corrigidos. Os principais tópicos a se atentar são:
São diversos os detalhes que fazem a diferença em relação ao desempenho de um site no Google, para os quais certamente as empresas de tecnologia também devem estar atentas.
Os Topic Clusters, considerados por especialistas como o futuro do SEO, nada mais são do que a organização dos conteúdos em grupos específicos que giram ao redor de um tema principal, ou pilar page, de forma interconectada.
Geralmente, o pilar da estratégia é um conteúdo rico, o qual contém palavras-chave e hiperlinks para os clusters, ou posts relacionados da empresa, e outras técnicas que tornam os materiais difundidos organicamente, o que significa que serão melhor encontrados durante as pesquisas de usuários.
Para que a estratégia seja bem sucedida, é fundamental que a organização conheça o comportamento do público e suas intenções, de forma a atraí-las adequadamente, bem como oferecer soluções e informações que necessitam.
Os backlinks são posicionados de forma estratégica em um conteúdo para levar o leitor até determinado blog ou site com conteúdos relevantes, tendo o objetivo de gerar tráfego de qualidade. Os mesmos podem ser internos, ligando as próprias páginas de uma empresa, ou externos, os quais trazem o usuário de uma página para outro site ou blog.
Sua importância em relação ao SEO ocorre porque alguns mecanismos de busca, principalmente o Google, dão importância à páginas com um bom número de backlinks de qualidade, os quais demonstram que as mesmas são relevantes para o público em questão.
Para conquistar backlinks ao longo do tempo, algumas ações são gerar artigos de alta qualidade, criar engajamento com outros sites por meio de comentários, por exemplo, e fazer parcerias com outros sites e blogs que sejam interessantes para a empresa.
Tão importante quanto planejar e executar as estratégias de SEO, é monitorá-las constantemente. Isso porque, para conquistar os primeiros lugares no Google, é preciso manter a consistência, o que é feito por avaliações regulares.
É possível utilizar diferentes ferramentas para o cumprimento dessa etapa, entre as quais podemos citar o Google Analytics, que inclusive é gratuito, além das plataformas como a Sem Rush, a Moz Pro e a Hubspot. Todavia, para utilizar esses recursos com eficiência, é fundamental que a empresa saiba quais os indicadores devem ser mensurados. Entre eles estão:
Com esses indicadores em mãos, é o momento da organização avaliar aquelas técnicas que estão trazendo uma performance mais assertiva, bem como quais pontos podem ser melhorados para uma melhor otimização e rankeamento.
Para criar uma estratégia de SEO realmente eficiente em sua empresa de TI, é possível contar com os profissionais especializados da OUTMarketing.
A agência é especializada no setor de tecnologia da informação e oferece diversos serviços de Marketing e comunicação, sempre com foco em melhores resultados.
Nossa missão é assessorar as organizações do setor, apoiando o departamento de Marketing a criar notoriedade e consequentemente gerar mais vendas para o mercado B2B.
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