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10 erros de SEO que derrubam o tráfego do seu site

29 de maio de 2023
Inbound Marketing , Marketing de Conteúdo , Sem categoria

A otimização para mecanismos de busca, ou SEO, é um recurso indispensável para qualquer site que busca aumentar sua visibilidade e atrair mais visitantes. Entretanto, assim como as boas práticas são capazes de impulsionar o tráfego de uma página, os erros de SEO podem ter o efeito oposto, reduzindo drasticamente o número de acessos e prejudicando a sua estratégia. 

Muitos profissionais ainda cometem erros de SEO sem sequer perceber. Alguns podem parecer inofensivos, enquanto outros são mais complexos e requerem uma avaliação cuidadosa. Seja qual for o tipo de erro, todos eles têm o potencial de derrubar o tráfego de um site. 

Para ajudá-lo a evitar esses erros, compilamos uma lista com aqueles mais comuns com dicas para solucioná-los. Por isso, confira esta lista com atenção e garanta que seu site seja otimizado da maneira mais eficiente possível. 

1 – Escolher palavras-chave erradas para a sua estratégia

Um dos piores erros de SEO que você pode cometer na sua estratégia de conteúdo é escolher as palavras-chaves erradas para trabalhar. Esse é um caso que ocorre com quem analisa somente no volume, desconsiderando questões como dificuldade de ranqueamento e até mesmo se aquela palavra-chave é adequada ao seu público. 

Exemplo: a palavra-chave “Marketing de conteúdo” tem um alto volume de buscas, mas a dificuldade de ranqueamento é de 50.

Antes de pensar nas palavras-chaves, é preciso conhecer a sua persona, saber o que um possível cliente pesquisa no Google e o que irá atraí-lo ao seu site. Outra saída é estudar seus concorrentes, verificar as palavras-chave trabalhadas por eles que também são interessantes para a sua estratégia. 

Use ferramentas como o SEMRush e Ubersuggest para ajudá-lo. Elas trazem informações essenciais para a montagem de um plano editorial.  

2 – Exagerar na otimização de seus artigos 

Existem algumas práticas recomendadas para a otimização de artigos. Uma delas é a utilização da palavra-chave no título, no primeiro parágrafo, nos subtítulos e ao longo do texto, por exemplo. 

Mas é preciso cuidado, já que a inserção excessiva de palavras-chave, conhecida como “keyword stuffing”, ao longo do texto é um dos erros de SEO que fazem com que o Google puna o seu site. 

Use a palavra-chave de forma moderada e faça com que seu texto tenha leitura agradável. Para ajudá-lo, use o plugin Yoast do WordPress. Ele oferece alguns recursos importantes para você configurar o SEO em seus textos na medida certa, informando inclusive se a inserção da palavra-chave está demasiada. 

3 – Utilizar a mesma palavras-chave em diferentes artigos 

Um erro de SEO grave, que impacta o tráfego do seu site, é trabalhar a mesma palavra-chave em artigos diferentes. Esse erro é o que chamamos de “canibalização de palavras-chave”, ocorrendo quando dois ou mais artigos do mesmo site concorrem entre si na SERP. 

Nunca use a mesma palavra-chave em diferentes artigos.  Se for necessário, trabalhe sinônimos ou palavras-chave de cauda longa em conteúdos com propostas distintas. 

4 – Publicar conteúdo de má qualidade 

A publicação de conteúdos de má qualidade afeta significativamente o tráfego do seu site. Isso acontece pois os algoritmos do Google levam em conta a relevância e qualidade dos conteúdos para classificar os resultados de pesquisa. 

Evite textos com erros gramaticais, que tenham informações erradas ou desatualizadas ou que sejam simples cópias de outras fontes.  Além disso, nunca duplique o conteúdo em outras páginas do seu site. 

Resumindo: crie conteúdo que seja relevante para o seu visitante, ou seja, feito para informá-lo e educá-lo. 

5 – Não dar a devida atenção às metas descriptions e title tag de seu site 

A meta description é a descrição que aparece logo abaixo dos títulos das páginas na lista de resultados de busca do Google. 

Mesmo que esse item não seja um fator direto que o Google leva em conta para o ranqueamento, trata-se de um recurso muito importante para fazer com que o seu potencial visitante clique no seu site quando ele aparecer em resultados de busca.  Ou seja, a meta description pode impactar o CTR orgânico.

 

Uma dica de otimização nesse caso é usar a palavra-chave na meta-description também, pois o Google marca de negrito a expressão que a pessoa utilizou na sua pesquisa, ajudando ainda mais a chamar a sua atenção quando encontrar o seu site na SERP. 

Caso você não configure esse item apropriadamente, o Google irá selecionar uma parte do texto que julgue ser a mais apropriada para exibir. O problema é que, infelizmente, nem sempre a parte escolhida será atrativa para o usuário, por isso a necessidade de você ter atenção com a meta description

Outro elemento importante é a Title Tag. Esse sim, considerado pelo google para posicionar seu site. Ela é o título da sua página, sendo uma informação realmente importante para o usuário. 

Nunca deixe essa tag em branco ou com uma informação genérica como “Home”, por exemplo. Escolha um título que seja relevante e que, se possível, tenha a palavra-chave definida para aquela página.  

Além da palavra-chave no texto, procure manter a title tag em um tamanho de até 60 caracteres para que ela não apareça “cortada” na SERP. 

6 – Não estruturar os seus artigos 

Um dos erros de SEO comuns que podemos encontrar por aí são artigos publicados de forma desestruturada, sem seguir uma ordem hierárquica de informação. Para que você consiga configurar a sua página de forma certa é preciso utilizar as heading tags, que seguem uma escala de 1 a 6, ou seja, de H1 a H6. 

Elas servem para estabelecer a hierarquia das informações, sendo inseridas no código HTML da página e afim de indicar o título do texto, subtítulos e outros tópicos destacados.  

Fique tranquilo, não é necessário conhecimentos em HTML fazer essa configuração. O próprio WordPress conta com ferramentas amigáveis para isso, conforme podemos conferir na imagem abaixo. 

7 – Descuidar da linkagem interna do seu site 

Uma das práticas imprescindíveis de SEO é a inserção de links internos nas páginas de seu site. Ao não ter esse cuidado, você perde a chance de fazer com que o seu visitante consuma outros conteúdos do seu site e até se torne um lead futuramente. 

Isso acorre, pois quando um visitante navega pelo seu site, naturalmente ele irá clicar em links que julgue ser interessantes e que complemente a informação que ele está consumindo. 

Quando esse processo é feito em páginas bem-posicionadas, ele ajuda a promover outros artigos que sejam importantes para a sua estratégia de marketing de conteúdo. 

A dica aqui é ser estratégico, crie links para conteúdos que complementem a informação que a pessoa acessa. Não exagere na quantidade de links e não os insira forçadamente, pois o Google pode considerar essa prática como SPAM, prejudicando os resultados do site. 

Outra questão importante é usar textos âncoras estratégicos. Não configure links em textos como “clique aqui”, “este artigo” ou em outros termos genéricos.  Escolha palavras relacionadas à página de destino. 

8 – Esquecer de otimizar as suas imagens 

Infelizmente, esse é um dos erros de SEO que mais acontecem, sendo comum encontrarmos sites que utilizam imagens com arquivos sem descrição, demasiadamente pesadas e até mesmo com dimensões menores, que acabam distorcidas quando a página está carregada. 

Uma imagem bem indexada é capaz de trazer tráfego relevante para o seu site, por isso deixar de ter esse cuidado com a otimização de SEO para esse item é um erro grave.  

Comece otimizando o tamanho dos arquivos. Lembre-se que imagens pesadas tornam o seu site mais lento, e a velocidade de carregamento é um dos fatores mais relevantes que o Google leva em consideração para definir as posições nos resultados de busca. 

Uma maneira fácil de realizar otimização de tamanho é através do serviço online https://tinyjpg.com/. Nele, você faz o upload do arquivo desejado e em poucos segundos pode realizar o download de um novo arquivo com a mesma resolução, mas com tamanho otimizado. Também há plugins no WordPress que são capazes de fazer esse trabalho de forma automática. 

Quando utilizar essas imagens em seu site, não se esqueça de renomeá-las com termos amigáveis, possíveis de serem encontrados na busca do Google. Aqui vale a pena usar a palavra-chave trabalhada na página 

Já dentro do WordPress, você pode configurar dois itens importantes da imagem, que são o Alt e Title 

A função da Tag Alt é fornecer a descrição alternativa da imagem usada pelo Google para saber se ela está relacionada com o conteúdo da página em que está anexada.  Também funciona para questões de acessibilidade e por programas que leem o conteúdo da página que são usados por deficientes visuais. 

Já o Title, como o nome indica, é o título da imagem. Aqui, uma ideia bacana também é usar a mesma palavra-chave do conteúdo.  

9 – Ter um site lento 

O site da sua empresa precisa ser rápido e responsivo. Ou seja, que as informações sejam carregadas normalmente e que não haja demora nesse carregamento. Esses são dois erros de SEO graves e capazes de afetar a experiência do usuário e o próprio desempenho do site. 

A ferramenta ideal para saber como está o seu site nesse quesito é o pagespeed, do próprio Google. Nele, você informa a URL do site desejado e após alguns segundos ele retorna com informações a respeito de velocidade, usabilidade, práticas recomendadas e do próprio SEO, bem como resolver eventuais problemas técnicos. 

pagespeed - SEO
Procure manter todos os itens para mobile e computadores em pelo menos acima dos 80 pontos.

10 – Utilizar underlines na URL 

Outro erro de SEO são URLS não otimizadas e/ou configuradas de forma errada. Um exemplo disso é o uso de underlines, que podem ser interpretados pelo Google de forma errada, causando problemas de indexação para as páginas do site. 

As underlines também afetam a navegação do usuário e não permitem que ele encontre facilmente o conteúdo que ele está procurando. Por isso, em vez de underlines, use hífens para separar palavras na url. 

Evite erros de SEO, conte com a OUTMarketing Brasil para apoiá-lo em sua estratégia de conteúdo 

E então, conseguiu identificar algum desses erros de SEO em seu site? Alguns são simples de resolver, outros requerem ajuda de um parceiro especializado, como é o caso da OUTMarketing Brasil. 

Somos uma agência especializada em inbound marketing para empresas de TI e B2B que tem a expertise necessária para ajudá-lo a conquistar resultados cada vez mais sódios em SEO.  

Com uma equipe especializada, somos capazes de criar a melhor estratégia para a sua empresa, além de acabar com esses e outros erros de SEO que podem estar acontecendo em seu site. 

Deseja saber mais? Entre em contato com a nossa equipe, estamos prontos para ajudar.  

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