OUTMarketing

Home » Design » Criação de identidade visual: passo a passo para se destacar 

Criação de identidade visual: passo a passo para se destacar 

7 de maio de 2024
Design , Marketing

Um dos principais componentes de uma marca de sucesso é a criação de identidade visual. Formada por elementos gráficos, ela ajuda a comunicar com o público e repassar a missão e valores da empresa.  

Como todos sabemos, os seres humanos interagem com o mundo por meio de impressões visuais. Então, faz todo o sentido que um negócio se dedique à tarefa de criar e gerenciar sua identidade visual, não é mesmo?

Continue conosco e aprenda a fortalecer sua marca, com impacto e criatividade!

Neste artigo, você confere:

  • O que é identidade visual?
  • A importância de uma boa identidade visual;
  • 5 dicas de especialistas;
  • O que não pode faltar em um manual de identidade visual.

O que é identidade visual?

A identidade visual é uma combinação de elementos gráficos que representam e identificam uma marca. Assim, ela engloba logotipo, paleta de cores, tipografia, imagens e demais elementos de design.

Graças à identidade visual, uma empresa se destaca no mercado e constrói uma imagem sólida e coerente perante seus clientes.

Para isso, é preciso se dedicar à pesquisa e desenvolvimento de toda uma estratégia, que precisa ser ampla e ter o foco no longo prazo. Afinal, o objetivo de uma marca é ser inesquecível e atemporal.

Sobre isso, vale destacar: “Design não é apenas aparência. Design é como funciona”. A frase de Steve Jobs demonstra a complexidade e importância de identidade visual e design para uma marca.

Qual a importância de uma boa identidade visual?

Nós sabemos que o sucesso de uma marca depende de diversos fatores, mas é claro que a identidade visual faz toda a diferença.

Aqui, muito mais do que apenas ser visto, é preciso sobretudo garantir que a imagem do negócio seja inesquecível. E se você ainda tem dúvidas de como isso pode beneficiar sua empresa, dá uma olhada nas informações a seguir!

Coloca seu negócio em evidência

A criação de uma identidade visual exclusiva e reconhecível é o que diferencia as marcas. Um material coeso que represente sua empresa de forma eficaz se destaca ainda mais na mente dos consumidores.

Promove a confiabilidade

Uma marca atraente e coerente transmite credibilidade. Lembre-se de que essa é a “cara” da sua marca e todos os elementos precisam repassar o potencial do seu negócio e sua confiabilidade em termos de qualidade.

Estimula a fidelização e lealdade do público

Pesquisas apontam que 84% dos clientes estão mais inclinados a permanecerem fiéis a uma marca com valores alinhados aos seus. Sendo assim, a identidade visual pode ser mais um elemento a seu favor na busca por fidelização.

5 dicas de especialistas para uma criação de identidade visual sem erros

Pronto para dar os primeiros passos para a criação de identidade visual da sua empresa? Embora essa seja apenas uma parte do processo de construção de uma marca, é uma das fases mais empolgantes e agradáveis.

Portanto, quanto mais criativo você for, maior será a probabilidade de criar uma identidade visual realmente exclusiva. Para te ajudar, reunimos 5 dicas de especialistas. Confira!

1.     Defina a personalidade da marca

Antes de iniciar o processo de design, é crucial entender a personalidade e os valores da sua marca. Isso inclui definir o tom de voz, os atributos e o posicionamento no mercado.

Por exemplo: uma marca que se posiciona como inovadora e tecnológica deve ter uma identidade visual que reflita essas características.

2.     Conheça seu público-alvo

Quando você conhece seu público-alvo, consegue desenvolver uma identidade muito mais assertiva; e isso não é um mero detalhe! Então, para gerar conexão, considere o perfil de seus clientes, o que valorizam e gostam de fazer e consumir.

3.     Escolha uma paleta de cores adequada

As cores têm um grande impacto emocional e podem influenciar a percepção da sua marca. Por isso, escolha uma paleta que represente a personalidade da sua empresa.

Outra dica importante é verificar se as cores escolhidas funcionam bem juntas. O resultado deve ser uma imagem harmônica e atraente!

4.     Gere impacto visual

A escolha da tipografia e dos elementos de design é essencial para o seu sucesso. Causar uma primeira boa impressão é o diferencial das grandes marcas, não é? Todo mundo que lembra de grandes marcas como Apple, Coca-Cola ou Adidas, inevitavelmente lembram-se das suas respectivas logos.

5.     Mantenha a consistência

Sua identidade visual precisa ser consistente. Isso porque, ao orientar o processo criativo com propósito, a consistência garante que todo o material da marca seja homogêneo. Além disso, mudanças frequentes repercutem na percepção dos consumidores.  

Uma marca consistente é exatamente o que faz com que os clientes voltem sempre. Mas não confunda consistência com rigidez!

O que não pode faltar em um manual de identidade visual?

A criação de identidade visual é um processo complexo que, como dissemos, envolve muitos detalhes. Então, não dá para simplesmente criar um logotipo e achar que sua marca está pronta.

A seguir, reunimos os elementos indispensáveis para um manual de identidade visual!

1.     Apresentação da marca

É importante que o manual da marca contenha uma apresentação da empresa, expressando seus valores, missão e objetivos de comunicação com o público. Isso faz com que o documento seja ainda mais útil e estratégico para os times de marketing, vendas e design.

2.     Detalhes sobre a personalidade da marca

Na mesma linha, é essencial trazer os elementos de personalidade de marca. Portanto, estamos falando sobre arquétipo de marca, tom de voz, humor e até o tipo de linguagem adotada, como mais informal ou formal.

3.     Elementos gráficos

Não se esqueça de inserir os elementos gráficos que diferenciam sua marca, como logo, tipografia, cores mais usadas, ícones e outros detalhes essenciais.

4.     Informações técnicas

Por fim, informações técnicas, como tamanho das fontes e dimensões de imagens, precisam estar bem detalhadas no manual da marca. A ideia é que esse documento seja um guia para todos os profissionais que precisem trabalhar com a divulgação da empresa.

Uma identidade visual de sucesso fica na mente do cliente!

É importante investir tempo e recursos na criação de identidade visual que represente fielmente os valores e a personalidade da sua marca.

A verdade é que este é um fator tão importante quanto a qualidade do seu produto ou serviço. Em um mercado repleto de bons concorrentes, elementos gráficos podem ser o seu diferencial e ajudar a atrair novos clientes.

Para saber mais sobre como as cores podem influenciar a percepção do seu público, confira nosso artigo sobre psicologia das cores!

Veja também