Um dos principais componentes de uma marca de sucesso é a criação de identidade visual. Formada por elementos gráficos, ela ajuda a comunicar com o público e repassar a missão e valores da empresa.
Como todos sabemos, os seres humanos interagem com o mundo por meio de impressões visuais. Então, faz todo o sentido que um negócio se dedique à tarefa de criar e gerenciar sua identidade visual, não é mesmo?
Continue conosco e aprenda a fortalecer sua marca, com impacto e criatividade!
Neste artigo, você confere:
A identidade visual é uma combinação de elementos gráficos que representam e identificam uma marca. Assim, ela engloba logotipo, paleta de cores, tipografia, imagens e demais elementos de design.
Graças à identidade visual, uma empresa se destaca no mercado e constrói uma imagem sólida e coerente perante seus clientes.
Para isso, é preciso se dedicar à pesquisa e desenvolvimento de toda uma estratégia, que precisa ser ampla e ter o foco no longo prazo. Afinal, o objetivo de uma marca é ser inesquecível e atemporal.
Sobre isso, vale destacar: “Design não é apenas aparência. Design é como funciona”. A frase de Steve Jobs demonstra a complexidade e importância de identidade visual e design para uma marca.
Nós sabemos que o sucesso de uma marca depende de diversos fatores, mas é claro que a identidade visual faz toda a diferença.
Aqui, muito mais do que apenas ser visto, é preciso sobretudo garantir que a imagem do negócio seja inesquecível. E se você ainda tem dúvidas de como isso pode beneficiar sua empresa, dá uma olhada nas informações a seguir!
A criação de uma identidade visual exclusiva e reconhecível é o que diferencia as marcas. Um material coeso que represente sua empresa de forma eficaz se destaca ainda mais na mente dos consumidores.
Uma marca atraente e coerente transmite credibilidade. Lembre-se de que essa é a “cara” da sua marca e todos os elementos precisam repassar o potencial do seu negócio e sua confiabilidade em termos de qualidade.
Pesquisas apontam que 84% dos clientes estão mais inclinados a permanecerem fiéis a uma marca com valores alinhados aos seus. Sendo assim, a identidade visual pode ser mais um elemento a seu favor na busca por fidelização.
Pronto para dar os primeiros passos para a criação de identidade visual da sua empresa? Embora essa seja apenas uma parte do processo de construção de uma marca, é uma das fases mais empolgantes e agradáveis.
Portanto, quanto mais criativo você for, maior será a probabilidade de criar uma identidade visual realmente exclusiva. Para te ajudar, reunimos 5 dicas de especialistas. Confira!
Antes de iniciar o processo de design, é crucial entender a personalidade e os valores da sua marca. Isso inclui definir o tom de voz, os atributos e o posicionamento no mercado.
Por exemplo: uma marca que se posiciona como inovadora e tecnológica deve ter uma identidade visual que reflita essas características.
Quando você conhece seu público-alvo, consegue desenvolver uma identidade muito mais assertiva; e isso não é um mero detalhe! Então, para gerar conexão, considere o perfil de seus clientes, o que valorizam e gostam de fazer e consumir.
As cores têm um grande impacto emocional e podem influenciar a percepção da sua marca. Por isso, escolha uma paleta que represente a personalidade da sua empresa.
Outra dica importante é verificar se as cores escolhidas funcionam bem juntas. O resultado deve ser uma imagem harmônica e atraente!
A escolha da tipografia e dos elementos de design é essencial para o seu sucesso. Causar uma primeira boa impressão é o diferencial das grandes marcas, não é? Todo mundo que lembra de grandes marcas como Apple, Coca-Cola ou Adidas, inevitavelmente lembram-se das suas respectivas logos.
Sua identidade visual precisa ser consistente. Isso porque, ao orientar o processo criativo com propósito, a consistência garante que todo o material da marca seja homogêneo. Além disso, mudanças frequentes repercutem na percepção dos consumidores.
Uma marca consistente é exatamente o que faz com que os clientes voltem sempre. Mas não confunda consistência com rigidez!
A criação de identidade visual é um processo complexo que, como dissemos, envolve muitos detalhes. Então, não dá para simplesmente criar um logotipo e achar que sua marca está pronta.
A seguir, reunimos os elementos indispensáveis para um manual de identidade visual!
É importante que o manual da marca contenha uma apresentação da empresa, expressando seus valores, missão e objetivos de comunicação com o público. Isso faz com que o documento seja ainda mais útil e estratégico para os times de marketing, vendas e design.
Na mesma linha, é essencial trazer os elementos de personalidade de marca. Portanto, estamos falando sobre arquétipo de marca, tom de voz, humor e até o tipo de linguagem adotada, como mais informal ou formal.
Não se esqueça de inserir os elementos gráficos que diferenciam sua marca, como logo, tipografia, cores mais usadas, ícones e outros detalhes essenciais.
Por fim, informações técnicas, como tamanho das fontes e dimensões de imagens, precisam estar bem detalhadas no manual da marca. A ideia é que esse documento seja um guia para todos os profissionais que precisem trabalhar com a divulgação da empresa.
É importante investir tempo e recursos na criação de identidade visual que represente fielmente os valores e a personalidade da sua marca.
A verdade é que este é um fator tão importante quanto a qualidade do seu produto ou serviço. Em um mercado repleto de bons concorrentes, elementos gráficos podem ser o seu diferencial e ajudar a atrair novos clientes.
Para saber mais sobre como as cores podem influenciar a percepção do seu público, confira nosso artigo sobre psicologia das cores!