O ano de 2023 já está chegando ao fim e podemos dizer que esse foi mais um período agitado para as redes sociais. Afinal, o Elon Musk mudou o nome do Twitter, que agora se chama X, o Tik Tok se tornou ainda mais viral, com novas novas trends e “dancinhas” e ainda enfrentamos alguns bugs nas plataformas do Meta.
E quais são as tendências de redes sociais para 2024? Como somos apaixonados por essa área, decidimos reunir as novidades e boas práticas que vão dominar esse universo nos próximos meses. Seu negócio está pronto para crescer e se destacar?
Neste artigo você verá as principais novidades para:
🔸LinkedIn
🔸Instagram
🔸TikTok
🔸Facebook
🔸 Twitter
Aqui na OUTMarketing, nosso segmento principal está voltado para o B2B, e não há lugar melhor para se falar disso do que no Linkedin. Afinal, a plataforma é focada em gerar conexões e relacionamentos, onde profissionais podem criar seus currículos, buscar empregos, fazer contato com pessoas do mundo inteiro e, claro, compartilhar suas perspectivas sobre os desafios do mercado de trabalho.
Apesar dessas interações dispersarem do foco principal dessa rede social, o LinkedIn vai usar esse volume de engajamento para, neste ano, fortalecer sua plataforma com mais dados e que os cursos do LinkedIn Learning estejam mais ricos em suas ofertas.
Como todas as plataformas de social media, o LinkedIn viu seu público consumir cada vez mais vídeos e, certamente, isso incentivou a melhoria das suas ferramentas de exibição, além do chat por vídeo.
Em 2024, as marcas devem considerar o investimento em áudio e vídeo como uma forte estratégia para alcançar mais audiência e engajamento. Portanto, a rede deve oferecer espaços para eventos em áudio focando em networking. Essas salas de áudio estão em desenvolvimento pelo LinkedIn desde 2021, sendo assim, podemos esperar muito desses novos ambientes da plataforma neste ano.
Evidentemente, esses recursos terão mais destaque no feed que, assim como em outros apps de social media, deve ficar mais movimentado por vídeos e por conteúdos de criadores, os influencers do LinkedIn. Alguns especialistas falam, inclusive, sobre o surgimento de uma “TV do LinkedIn”.
Ansiosos para essa mudança? Vamos aguardar.
2023 foi um ano bem agitado para o Instagram, não é mesmo? E é impossível falar das tendências do Instagram sem trazer o TikTok à tona como pauta. Afinal, a rede continua atenta aos updates dos apps mais e replicando vários recursos do TikTok à sua maneira.
A simplicidade da rede social que servia só para ver fotos dos amigos já ficou no passado, e o que ela deve entregar em 2024 é muito mais do que isso. Inclusive, o retorno do feed cronológico foi uma resposta aos apelos de muitos usuários.
No geral, a rede social mais popular da Meta está buscando o caminho ideal para entregar aos usuários conteúdos de perfis que eles seguem, mas também recomendar posts para engajar os criadores de conteúdo. Os creators são uma parcela que a Meta pretende atrair para produzir conteúdo também no metaverso.
A partir disso, podemos esperar mais conteúdos recomendados pelo algoritmo e, consequentemente, mais reels. Nada surpreendente.
De tempos em tempos, uma nova rede social desponta como um foguete, conquista milhões de fãs, cria uma disputa com rivais mais robustos e, quase na mesma velocidade em que surgiu, desaparece. Mas essa não é a realidade do TikTok, a rede social chegou para ficar e, certamente, conquistou o mundo.
Embora o mercado B2B não seja muito adepto ao “app das dancinhas”, é interessante pensar que empresas possam apostar na criação de conteúdos e materiais ricos que mostrem o lado seu mais humanizado, ou seja, quem faz com que grandes marcas aconteçam.
O grande diferencial do TikTok B2B está na produção de vídeos curtos. Assim, é possível ir direto ao ponto e reforçar o alcance de sua marca com menos esforço.
E como dizia a expressão “Em time que está ganhando não se mexe”, a fórmula da rede social continuará a mesma, tendo como tendência facilitar seus processos de criação e monetização para creators.
O Facebook deve ter mais posts de realidade virtual. Assim como o Instagram, o Facebook vai seguir com algumas medidas em prol do engajamento do usuário com o apoio da Inteligência Artificial.
O resultado disso é mais publicações recomendadas por algoritmo e menos posts de familiares e amigos aparecendo no feed. Além disso, recursos como chamadas em vídeo e publicações em realidade virtual e realidade aumentada devem ser aprimoradas em 2023.
Outra novidade para 2024 é o fim da integração entre o Facebook e Instagram. Com essa alteração, os chats das duas plataformas passam a ser totalmente independentes.
Considerando as mudanças criadas pelo novo presidente do Twitter, Elon Musk, tem submetido a plataforma, é difícil prever o que vem pela frente nessa rede social.
Uma novidade bem provável, contudo, é que a visualização de como os algoritmos do Twitter trabalham na experiência do usuário fique cada vez mais clara. Já estamos vivenciando isso com o volume de métricas exibidas sobre cada tweet.
A evolução desses recursos deve seguir o caminho de fazer as pessoas entenderem o processo de ler as métricas e selecionar as que fazem mais sentido para a sua experiência no Twitter, seja como um usuário comum, um verificado ou um anunciante.
O que achou das tendências de redes sociais para 2024? Aqui, na OUTMarketing, já estamos nos preparando para um ano de muita inovação e boas experiências.
Esperamos que todas as plataformas continuem incorporando novos recursos e facilitando a interação entre os usuários e, claro com as empresas.
Agora que você conhece as tendências para redes sociais em 2024, não deixe de acompanhar a OUTMarketing para mais conteúdos sobre redes sociais, marketing digital e tendências de mercado.
Vitor Barbosa
Vitor Barbosa é Analista de Mídias Sociais na OUTMarketing. Graduado em Jornalismo e Pós-Graduando em Marketing Digital, é apaixonado pelo mundo das redes sociais desde o início da faculdade. Tendo mais de 5 anos de experiência com a área, além de redação e copywriting.