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Dicas de especialistas: aprenda a calcular o ROI e a maximizar seus resultados

23 de abril de 2024
Marketing

calcular o ROI

O objetivo do marketing é conquistar clientes e manter um bom relacionamento, mas será que seus resultados compensam o dinheiro aplicado? A forma mais fácil de descobrir isso é aprendendo a calcular o ROI.

O ROI (Retorno sobre o Investimento) pode ser considerado a métrica de desempenho mais importante no dia a dia de um profissional de marketing. Se você não a monitora com frequência, está fazendo algo errado!

Para te ajudar, reunimos informações e dicas essenciais neste conteúdo. Compartilhamos um pouco da nossa experiência para te ajudar a maximizar seus resultados!

Neste conteúdo, você verá:

  • O que é ROI?
  • Como calcular o ROI de uma campanha;
  • 5 dicas de especialistas para melhorar seu ROI;
  • Erros ao calcular o ROI.

O que é ROI e qual sua importância?

O ROI é uma métrica que te ajuda a entender o retorno do valor investido nas campanhas de marketing. Então, ele consegue associar o crescimento da receita empresarial aos esforços do marketing.

Ele é um indicador valioso, que serve como uma balança para você avaliar o quanto investe e o quanto recebe de volta. E é claro que o retorno precisa ser maior que o custo, não é mesmo?

Uma equipe de marketing que monitora o ROI tem uma visão mais clara das estratégias mais eficientes e daquelas que não estão gerando os resultados esperados. A ideia é usar esse dado para focar no que realmente gera vendas e bons negócios!

Como calcular o ROI de uma campanha?

Calcular o ROI de uma campanha é bem simples! Primeiro, você precisa saber quanto ganhou com a campanha (o retorno) e quanto gastou nela (o investimento). Então, basta aplicar a fórmula:

Quer ver um exemplo prático? Imagine que você conseguiu faturar R$150.000 com uma campanha que custou R$10.000. Neste caso, temos o seguinte retorno sobre o investimento:

Em termos práticos, estamos dizendo que a cada real investido, você ganhou R$4 de volta. Ou seja, a proporção aqui é de 1:4.

Mais uma boa notícia: você nem precisa fazer esses cálculos manuais. Nossa Calculadora de ROI simplifica essa tarefa para você. Aproveite, pois é totalmente gratuita!

O que é um bom ROI de marketing?

Embora existam muitos fatores envolvidos, é importante entender o que seria um bom ROI de marketing. Em geral, os especialistas apontam que a proporção de 5:1 é um parâmetro ideal.

Mas o que seria um prejuízo? Qualquer proporção abaixo de 2:1 é considerada não lucrativa, isso porque os custos de produção, gestão e distribuição de um produto ou serviço podem fazer com que se atinja um equilíbrio entre os gastos e retornos.

Como cada negócio é diferente, vale a pena ter uma visão mais ampla dos custos indiretos e margens de lucro para tomar boas decisões.

Dicas de especialistas para melhorar o ROI de suas campanhas

Calcular o ROI é fácil, mas e aumentá-lo? Um dos maiores desafios do profissional de marketing é maximizar os investimentos e provar para a diretoria que vale a pena confiar em suas ações.

Nessa hora, todo detalhe importa. Então, você deve ficar atento ao comportamento do consumidor, tendências de marketing digital e até nos concorrentes.

Este é um jogo complexo, mas selecionamos 5 dicas que podem te ajudar a conquistar bons números. Confira!

1.     Tenha metas e objetivos claros ao calcular o ROI

Antes de mergulhar em qualquer estratégia de marketing digital, é essencial definir suas metas. E atenção: elas devem ser claras, possíveis e desafiadoras!

Seja aumentar o reconhecimento da marca ou gerar leads,  trabalhar com metas mensuráveis te ajudará a acompanhar o progresso e é determinante para o sucesso de suas campanhas.

Lembre-se: uma meta bem definida estabelece a base para uma estratégia de marketing bem-sucedida!

2.     Conheça seu público-alvo

O óbvio precisa ser dito: é imprescindível conhecer o público-alvo da sua campanha de marketing. Por isso, reserve um tempo para mapear personas e entender seu comportamento, dores e necessidades.

Ao alinhar os esforços de marketing com as necessidades do cliente, você entrega um conteúdo mais personalizado e relevante, o que gera mais envolvimento e conversões.

3.     Garanta uma experiência incrível dentro do site ou LP

Seu site e Landing Page são uma vitrine virtual do seu negócio, por isso devem ser projetados e otimizados para gerar uma excelente experiência ao usuário. Em outras palavras, eles devem ser rápidos, intuitivos e compatíveis com dispositivos móveis.

Outra dica que funciona bem é o uso de botões de CTA’s em locais estratégicos, para orientar os usuários para as ações desejadas. Não se esqueça que um site bem projetado também pode ajudar a aumentar o ROI.

4.     Não deixe o SEO de lado

Em um cenário digital cada vez mais competitivo, a classificação elevada nos mecanismos de pesquisa é crucial. Portanto, invista em uma estratégia de SEO eficaz para aumentar a visibilidade do seu site e melhorar o tráfego orgânico.

Anote algumas dicas:

  • Otimize o conteúdo das páginas do site;
  • Faça uma pesquisa de palavra-chave;
  • Use URLs amigáveis;
  • Trabalhe estratégia de links internos e externos.

5.     Use as redes sociais a seu favor

As redes sociais são uma ferramenta poderosa para se comunicar com seu público-alvo e elas podem ajudar a aumentar o ROI de Marketing. Nesse caso, temos diferentes abordagens, desde a publicação de posts com foco em branding à campanhas específicas nessas plataformas.

Em síntese, invista na criação de conteúdo atraente, com bons recursos visuais e linguagem adaptada à mídia trabalhada. Quando você cuida bem dos seus perfis, constrói uma autoridade que pode refletir nos resultados das campanhas.

Erros comuns ao calcular o ROI e como evitá-los

Já falamos sobre o que fazer, agora é hora de descobrir o que não fazer. Afinal, alguns erros podem tornar sua missão de mostrar o valor do marketing bem complicada.

Confira os erros mais comuns na hora de calcular o ROI e como não cair nessas armadilhas:

  • Não considerar todos os custos: cuidado com “custos ocultos” e muitas vezes ignorados, como ferramentas e mão de obra;
  • Esquecer de acompanhar as conversões: use um software de gestão e ferramentas de monitoramento para medir as conversões das campanhas;
  • Usar dados imprecisos: verifique se as campanhas estão configuradas corretamente e se os dados utilizados no cálculo estão atualizados;
  • Focar apenas no curto prazo: o ROI pode mudar ao longo do tempo. Avalie o desempenho da campanha no longo prazo também.

Conte com a OUTMarketing em sua jornada!

Como vimos, calcular o ROI pode até ser uma tarefa simples, mas garantir que o retorno sobre os investimentos em marketing seja realmente bons não é nada fácil!

A OUTMarketing é especialista em Marketing Digital B2B, com larga experiência em ajudar o departamento das empresas de tecnologia a serem mais estratégicos e efetivos.

Com uma metodologia diferenciada e profissionais capacitados e atualizados, podemos ser o braço direito do seu time de Marketing. Assim, garantimos ideias, estratégias e ações que não só geram leads e clientes, como fortalece sua marca no mercado.

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