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As 5 principais tendências de SEO em 2024

8 de fevereiro de 2024
Marketing , Marketing de Conteúdo

tendencias de SEO

O SEO evoluiu muito em 2023 graças à introdução do uso da Inteligência Artificial Generativa no setor de marketing de conteúdo e às importantes atualizações que o Google implementou com o objetivo de refinar os resultados da SERP. Mas, e em 2024, o que esperar das tendências de SEO?

Neste ano, é esperada uma integração ainda mais profunda da IA na estratégia de SEO, o aumento da importância do EEAT, mais relevância de conteúdos assinados por especialistas, a diminuição do CTA orgânico, além de uma grande novidade implementada pelo Google: a Search Generative Experience (SGE).

Todos esses pontos são significativos, impactando como as empresas devem abordar o SEO no futuro. Nesse artigo, explicaremos as principais tendências de SEO para 2024 e vamos ajudar a você e sua empresa para as mudanças que estão chegando. Acompanhe o nosso conteúdo!

1 – Inteligência artificial no auxílio da produtividade

 O uso da Inteligência Artificial teve um crescimento notável em 2023, deixando a suas marcas em diversas áreas, inclusive no campo do SEO. Esta tecnologia oferece uma série de oportunidades para impulsionar a eficiência de profissionais, agências e consultorias especializadas em SEO.

Ao contrário do cenário inicial, no começo de 2023, quando muitos consideravam ferramentas como o ChatGPT e o Bard apenas para a criação de conteúdo, hoje, os bons profissionais de SEO já incorporaram a IA generativa como um recurso para melhorar sua produtividade e criatividade.

Com essas ferramentas, é possível solicitar uma listagem das melhores palavras-chave para um tema, sugestão de títulos e subtítulos mais atraentes, criação de meta descriptions, sugestão de melhorias para textos entre diversas outras opções. As probabilidades são imensas!

2 – Google Search Generative Experience (SGE)

A nova experiência de pesquisa que é alimentada por IA generativa do Google ainda está em fase de testes em diversos países, inclusive no Brasil, mas promete ser uma das principais tendências de SEO para 2024.

O Search Generative Experience (SGE) irá mudar totalmente a maneira como os usuários interagem com os resultados de busca no Google. A ferramenta é capaz de entender de forma mais assertiva a linguagem conversacional, entregando resultados mais dinâmicos.

Como usar o Search Generative Experience (SGE)

Se você ainda não testou o SGE e quer saber como ele funciona, acesse a página do Google Labs e clique em “Teste um Exemplo”.

Repare no exemplo de busca a seguir: “Vale a pena investir no Marketing Digital”. Nele, antes dos resultados comuns da SERP, encontramos uma resposta gerada por IA que, ao longo do texto, inclui referências para algumas páginas que complementam aquela informação.

Dependendo de como o Google interpretar a sua intenção de busca (informacional, ou transacional, por exemplo), ela poderá incluir links para e-commerces, infográficos ou e-books. Abaixo da resposta, o SGE também oferece outras perguntas já previstas e você ainda pode iniciar uma nova interação.

Essa mudança está encarada com muita desconfiança no universo do SEO. A principal preocupação é a diminuição da taxa de cliques orgânicos, já que, muitas vezes, o usuário vai encontrar a resposta que deseja sem precisar acessar um blog ou site. É bem provável que esse cenário seja mais evidente em conteúdos de topo de funil.

Em alguns dos testes que realizei no SGE, os sites que acompanhavam as referências ao lado das frases do texto gerado ou que eram exibidas no carrossel à direita nem sempre seguiam a ordem da SERP. Em certos casos, nem estavam no Top 10. Ainda não sabemos se essa será uma característica do SGE ou se isso ocorre pelo fato de a ferramenta ainda estar em fase de testes.

A meu ver, agora, o profissional de SEO deverá estudar como as principais palavras-chave do negócio estão aparecendo no SGE. A partir daí, será preciso traçar um plano para fazer com que o seu conteúdo faça parte do carrossel ou apareça como fonte do texto gerado pela IA.

3 – Diminuição da Taxa de Cliques (CTR) orgânico

Uma tendência de SEO para 2024 que já começou a ser notada anteriormente e que neste ano estará em ainda mais evidência é a diminuição da Taxa de Cliques (CTR) orgânica. Isso ocorre porque o Google está introduzindo variações de resultados e de anúncios na SERP.

Atualmente, os blogs não concorrem apenas com outros blogs. Eles também concorrem com conteúdo publicados no YouTube, LinkedIn e Tik Tok. Ainda há o agravante da implementação do SGE, que explicamos no tópico anterior. Quando o SGE estiver disponível oficialmente, o CTR deverá cair ainda mais.

4 – Aumento da importância do EEAT

Experience, Expertise, Authoritativeness e Trustworthiness (EEAT), uma sigla que em português quer dizer: Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade. Esses conceitos foram apresentados pelo Google no final de 2022 como fatores para avaliar se as páginas indexadas trazem informações úteis e relevantes.

Assim, a necessidade da criação de conteúdos com qualidade, desenvolvidos por especialistas no assunto em questão, é uma tendência de SEO para 2024 cada vez maior. Os blogs que publicam conteúdos genéricos sobre diversos temas não terão um resultado tão relevante quanto aqueles que se concentram em um nicho específico. Será necessário que o blog demonstre conhecimento e autoridade no assunto, por meio de conteúdos de qualidade, desenvolvidos por especialistas.

Como se adequar ao EEAT

  • Experiência: Opte por redatores especialistas em vez de redatores generalistas é essencial para garantir uma abordagem que traga experiência no assunto. Para as pessoas e para o Google, receber a informação de alguém que vivenciou o que está sendo escrito é algo mais envolvente e relevante.
  • Expertise: Mostrar no conteúdo que a sua empresa que é uma referência no assunto é fundamental para construir credibilidade.  Muitas pessoas ainda podem se questionar se o pilar da experiência não é similar ao pilar da Expertise. No entanto, nem sempre uma pessoa que teve a experiência em determinado assunto é uma especialista e vice-versa.
  • Autoridade: Ser reconhecido como uma referência por meio de menções e backlinks contribui para a validação da autoridade.
  • Confiabilidade (Trustworthiness): Um site precisa trazer navegação fácil, estar constantemente atualizado, apresentar informações verdadeiras, design profissional e certificados de segurança. Esses elementos são cruciais.

Os artigos com assinaturas geram credibilidade e autoridade para a página. A identificação dos autores de conteúdo é uma tendência de SEO em 2024, pois é um fator que contribui para a confiança e autoridade nos resultados de busca.

5 – Topical Authority

Essa tendência de SEO para 2024 está relacionada com o conceito de EEAT. Trata-se de um recurso para empresas que desejam se tornar uma autoridade e demonstrar expertise em um ou em mais nichos de atuação.

Ao construir uma estratégia baseada no Topical Authority, o profissional de SEO e conteúdo irá possibilitar que os mecanismos de busca entendam os principais assuntos de um site, facilitando que essas ferramentas classifiquem melhor as principais palavras-chave relacionadas ao core business da empresa.

A ideia do Topical Authority é criar uma “rede” de conteúdos relevantes que mostrem ao usuário e ao Google a autoridade e a expertise da empresa na sua área de atuação. É necessário a construção de conteúdos que cubram de forma profunda todos os temas relacionados aos serviços e produtos do negócio.

Assim, quanto mais conteúdos forem publicados, melhor será a percepção do Google e do próprio público-alvo que aquela empresa é especialista e tem credibilidade no tema. Nesse sentido, organizar as palavras-chave em uma estratégia de Topic Cluster é fundamental para posicionar bem os temas relacionados ao Core Business da organização na SERP.

O que você achou das tendências de SEO para 2024? Conseguiu perceber que a IA continuará sendo um dos pilares do setor, seja como uma ferramenta para melhorar a produtividade e criatividade, ou até mesmo para abrir novas portas do SEO? Com certeza será um ano de testes em SEO que levarão em conta o SGE.

Entretanto, o SEO básico, bem-feito, com conteúdo de qualidade, que responda as dúvidas e esteja alinhado à sua persona continuará sendo o principal a ser feito. Aplique os conceitos do EEAT e do Topical Authority que a tendência de sucesso na sua estratégia de conteúdo será muito grande.

Deseja conhecer mais tendências para 2024? Então acesse o nosso artigo que traz as novidades de redes sociais para o ano.

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