Quem diria que um dia estaríamos discutindo sobre o uso de Inteligência Artificial no Marketing, não é mesmo? Há alguns anos, isso soaria como futurista, mas já é uma realidade.
E não poderia ser diferente, visto que estamos falando de um setor dinâmico, atento às tendências e totalmente adaptável às evoluções da sociedade. A questão, no entanto, é: você está pronto para essa nova era?
Steve Jobs já dizia que a inovação é o que distingue um líder de um seguidor. Então, esse é o momento ideal para o seu negócio decidir se quer liderar a transformação ou ver os concorrentes aproveitarem todo o potencial dessa tecnologia.
Se você chegou até aqui, é sinal de que está curioso sobre até onde ela pode ir. Por isso, te convido a conferir este guia até o final para tirar suas dúvidas e aprender a incorporar a AI às suas ações de marketing. Vamos lá?
A Inteligência Artificial (AI) é uma tecnologia que simula habilidades humanas, como pensar e solucionar problemas. Esse ramo começou a ser estudado em 1950 e, desde então, avançou bastante.
Como pode ver, não estamos lidando com algo novo. Porém, os avanços tecnológicos dos últimos anos impulsionaram o desenvolvimento do recurso, que tem se tornado cada vez mais “inteligente”.
O tema está em alta e abre espaço para diversas discussões. Mas o que já sabemos é que, ao contrário do que os filmes apresentam, a Inteligência Artificial é uma aliada do ser humano e não nossa inimiga.
Quando você ouve falar da Inteligência Artificial, qual a primeira coisa que vem à sua mente? Muitas pessoas associam essa tecnologia a robôs com aparência humana, por isso nem imaginam que interagem com ela todos os dias.
A verdade é que existem diversos exemplos de Inteligência Artificial em nossa rotina. Afinal, ela é uma ferramenta importante da Era Digital e facilita a execução de inúmeras tarefas. Ainda tem dúvidas? Veja alguns exemplos:
O Marketing tem em mãos o grande desafio de se comunicar, encantar e convencer o cliente. Uma missão e tanto, não é mesmo?
Se grandes batalhas exigem planejamento, estratégia e boas armas, explorar a Inteligência Artificial no Marketing é uma boa decisão. Afinal, diante de um público cada vez mais digital, suas ações no mundo online precisam ser mais personalizadas e imersivas.
Vale destacar que um recente estudo da Salesforce concluiu que 56% dos consumidores esperam que todas as ofertas sejam personalizadas. Assim, a tecnologia é uma aliada poderosa para entregar experiências únicas em todos os canais e abordagens. Confira algumas possibilidades!
O Marketing Digital é uma premissa para o sucesso de uma empresa moderna e uma das suas principais estratégias é o Inbound Marketing. Assim, para fazer o cliente vir até o negócio, é preciso produzir conteúdo útil e de qualidade.
Mas, como definir o tema certo? Obviamente, a escolha dos assuntos não é feita por mero “achismo”. É preciso analisar dados e garantir que os esforços aplicados na produção do material sejam coerentes com as necessidades do cliente.
É aí que a Inteligência Artificial entra em cena! Existem várias ferramentas que se baseiam nessa tecnologia para realizar essa e outras análises pertinentes, como Ubersuggest, SEMRush e Google Trends.
Os fluxos de nutrição também são valiosos dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Aliás, você sabia que 4,03 bilhões de pessoas usam e-mail em seu dia a dia? O dado é mais um incentivo para melhorar suas ações nesse canal.
Para isso, o que acha de usar um software de automação de marketing, como o HubSpot ou RD Station?
Com a ajuda de Inteligência Artificial, é possível segmentar sua base de contatos e categorizá-los conforme o interesse por determinado conteúdo. Além disso, fica muito mais simples automatizar o envio de e-mails educativos e que fomentam a jornada do cliente.
A Inteligência Artificial pode te ajudar a personalizar seu conteúdo e as interações com o cliente. Afinal, ela é capaz de analisar muito mais dados que qualquer ser humano!
Graças ao aprendizado de máquina (machine learning), a tecnologia consegue identificar padrões e apresentar o conteúdo para as pessoas com maior potencial de conversão.
Isso já acontece, por exemplo, em campanhas de anúncios pagos no Google. É por isso que existe um período de aprendizagem para que o “robô” consiga aprender atuar sozinho a partir das configurações e gatilhos que um humano cadastrou.
Uma empresa inteligente sabe que a venda é apenas o início de uma longa jornada. Isso porque, é fundamental investir na fidelização e satisfação do seu público.
Mais uma vez, a Inteligência Artificial pode simplificar essa tarefa. Nesse caso, ela atua na gestão do relacionamento com o cliente e na otimização das ações de upsell e cross-sell — a oferta é mais coerente, pois se baseia em informações de consumo atualizadas.
Viu só como a Inteligência Artificial pode te ajudar a “dominar” o mercado? Em um cenário de alta competitividade e clientes exigentes e seletivos, é sempre bom apostar em novas estratégias e ferramentas.
Mas se você ainda não se convenceu da importância de usar essa tecnologia no Marketing, sugiro que confira mais alguns fortes indícios de que precisa se adaptar o quanto antes!
Qual empresa não pensa em redução de custos, não é mesmo? Essa é uma luta diária e que engloba todos os setores e processos. No Marketing, a AI pode ser uma saída interessante.
Além de otimizar processos e reduzir o tempo na tomada de decisão, as análises de dados realizados garantem ações assertivas e com maior chance de conversão. Ou seja, você gasta menos para atingir grandes resultados!
Uma empresa que conhece seu público, entrega conteúdos adequados às suas demandas e personaliza as interações entrega boas experiências, certo? Mais do que isso, ela consegue ir além de suas expectativas, surpreendendo-o positivamente.
A experiência do cliente tem sido um critério decisivo de compra. Por isso, é tão importante se preocupar com todas as etapas da jornada e trabalhar com foco no cliente, seja em uma estratégia de Inbound Marketing ou ABM.
Apostar em experiência do cliente na personalização do conteúdo promove o engajamento de seus clientes. Isso significa que sua marca se torna mais forte e presente em seu dia a dia.
Seja nas redes sociais, no site ou no e-mail, sua comunicação é direcionada, coerente e estratégica. Assim, o público não se sente invadido ou incomodado e aprende a valorizar o conteúdo e seus esforços.
A Inteligência Artificial também pode te ajudar a reduzir o churn em sua empresa. Isso porque, o aprendizado de máquina consegue ser mais ágil na identificação de riscos e de ações que antecedem um cancelamento.
Assim, com dados estratégicos em mãos, é possível agir de forma precisa e no momento ideal, reduzindo a probabilidade de se perder um cliente e retomando o relacionamento.
Diante de tudo o que você leu até aqui, imagino que tenha entendido que a Inteligência Artificial no Marketing é uma tendência que veio para ficar. Assim, ignorá-la é um erro que pode deixar sua empresa em desvantagem no mercado.
Mas o que esperar para o futuro? Sempre que falamos em tecnologia, não há como prever muita coisa. Afinal, as coisas mudam o tempo todo e o que era novidade ontem pode ficar ultrapassado em poucas semanas.
No entanto, existem 4 ferramentas que merecerem ser acompanhadas de perto, pois podem promover uma verdadeira revolução no Marketing Digital. Confira!
O ChatGPT deu o que falar logo no dia do seu lançamento! Todo mundo ficou surpreso com sua capacidade de aprendizado e agilidade nas respostas, o que não passou despercebido pelos profissionais de marketing.
A ferramenta pode ser útil em vários processos e auxiliar na produção de conteúdo, otimizando o tempo e impulsionando a criatividade. Portanto, vale a pena ficar de olho nas notícias sobre ele, principalmente nas atualizações e integrações com outras ferramentas.
O Bard é a Inteligência Artificial conversacional do Google e veio para confrontar o ChatGPT. Aliás, a promessa da empresa é que ele evolua cada vez mais e mude a forma com que fazemos buscas na internet.
A novidade foi anunciada em fevereiro de 2023 e, segundo o Google, tem como maior diferencial a confiabilidade e segurança nas respostas — um problema comum no ChatGPT.
Por enquanto, ela está sendo aperfeiçoada internamente. A ideia é coletar feedbacks de funcionários para, aos poucos, liberar o recurso ao público. Então, vamos aguardar!
O Marketing Conversacional é uma tendência para os próximos anos e tem tudo a ver com a Inteligência Artificial. Isso porque, o chatbot depende dessa tecnologia para promover um atendimento ágil e de qualidade ao cliente.
Para isso, além de mapear a jornada do cliente de forma ampla e estratégica, é fundamental apostar em ferramentas e parceiros confiáveis.
Já pensou em desenvolver uma assistente por voz para sua empresa? A tecnologia ficou famosa com a Alexa, mas a verdade é que nada impede que novas assistentes sejam criadas e personalizadas conforme a demanda do seu negócio.
É possível implementá-la em um ponto de contato com o cliente e oferecer uma experiência imersiva e diferenciada. Ou seja, uma forma estratégica de aproveitar a Inteligência Artificial no Marketing a favor de seu negócio.
A aplicação de Inteligência Artificial no Marketing é uma prova de que o setor não para de evoluir. E é assim que tem que ser, pois o perfil do consumidor está em plena transformação.
Não importa o tamanho do seu negócio ou seu setor de atuação, a tecnologia é uma aliada. Aliás, como vimos ao longo do texto, ela está mais perto do que imaginamos e pode ser empregada em várias etapas da jornada do cliente.
Portanto, pense além e invista em recursos que podem otimizar suas campanhas e melhorar ainda mais seus resultados no mundo digital.
O que acha de dar mais um passo nessa jornada? Entenda o que é Martech e as vantagens para a sua empresa!
Annielly Chagas
Annielly é Analista de Conteúdo na OUTMarketing. Graduada em Direito, é uma apaixonada pelo Marketing de Conteúdo e tem mais de 7 anos de experiência com SEO, Redação e Copywriting.