Você sabe o que é um webinar? Embora o termo esteja em alta no Marketing Digital, é normal ter dúvidas sobre o assunto. Mas, se este é o seu caso, a ajuda acabou de chegar!
Convidamos Leonardo Stival, Coordenador de Marketing da OUTMarketing, para falar um pouco mais sobre essa poderosa ferramenta e, claro, compartilhar dicas e insights para você planejar e organizar eventos que geram bons leads.
Essa é uma grande oportunidade para você ouvir de quem entende do assunto e organizar webinars frequentemente. Vamos lá?
Neste conteúdo, você verá:
O webinar é uma palestra ou seminário online em vídeo. Ou seja, um evento criado e executado em ambiente digital, rompendo barreiras geográficas para propagar novos conhecimentos.
Imagine poder participar de um seminário ou conferência sem sair de casa? É exatamente isso que um webinar oferece!
Segundo o Leonardo Stival, “o grande diferencial dessa ferramenta é permitir a interação em tempo real entre o apresentador e o público. Isso torna a experiência muito dinâmica e diferenciada”.
Embora semelhantes, webinar e live são formatos diferentes. O webinar é um seminário online, como uma aula ao vivo. Já a live é um evento de curta duração com foco em entretenimento, normalmente transmitido nas redes sociais.
Existem diversos tipos de webinars, porém o que realmente muda é o objetivo do evento. A estrutura geral permanece bem parecida, podendo ser ajustada conforme as necessidades da empresa e objetivo da reunião.
Nosso Coordenador de Marketing sugere os seguintes modelos:
Independentemente do tipo, um webinar de sucesso deve ter um bom conteúdo, um formato envolvente e elementos interativos, como enquetes, pesquisas e chat ao vivo.
Além de quebrar barreiras geográficas, os webinars são como uma caixa de ferramentas para o marketing digital. Isso porque, eles oferecem uma série de vantagens que podem impulsionar sua estratégia de geração de leads:
A pergunta que não quer calar: como fazer um webinar de sucesso? Leonardo Stival destaca que “o primeiro passo para ter bons resultados é definir um objetivo. Ou seja, o que você espera com este evento: educar sua audiência, lançar um novo produto ou gerar leads, por exemplo”.
Ele também enfatiza o quanto a escolha do tema é importante e precisa fazer sentido para seu público-alvo. Além disso, na etapa de planejamento, é importante definir a plataforma que será usada na transmissão, dando preferência para as que tenham ferramentas e recursos interativos.
“Existem várias opções de plataformas no mercado. As que mais usamos são o Zoom, GoToWebinar e Webex”, destaca Leonardo.
E, claro, não se esqueça de fazer um bom planejamento de marketing para divulgar o webinar em diversos canais, como e-mail, mídia social e seu site, para garantir a máxima participação.
Dentro de uma estratégia de Marketing Digital, além de saber o que é um webinar, você precisa entender como transformá-lo em uma máquina de gerar leads.
Nós pedimos ao nosso Coordenador de Marketing para destacar algumas boas práticas que podem te ajudar a alcançar essa meta. Quer aprender? A hora é agora!
A inscrição é o momento em que o usuário fornece seus dados e se transforma em um lead. Portanto, o seu primeiro grande desafio é estimular essa ação!
Segundo Leonardo “o segredo está em gerar expectativa e mostrar o quanto o evento pode agregar valor em sua jornada profissional”. Afinal, quem não gosta de aprender algo novo e realmente útil, não é mesmo?
“Nós investimos na criação de uma Landing Page específica para cada webinar, com dados, informações e gatilhos mentais que estimulem a conversão”, enfatiza. Além disso, é importante se certificar que o formulário seja simples e direto.
Agora que você conseguiu os dados do seu lead, é hora de entender se ele pode ser trabalhado em suas estratégias de marketing.
“O webinar dá a oportunidade de qualificar leads com base em seu nível de interesse e engajamento. Por exemplo, você pode monitorar quem assistiu o evento até o final, quem fez perguntas ou interagiu de alguma forma”, destaca nosso Coordenador de Marketing.
Esses comportamentos são indícios de que o lead pode estar próximo da decisão de compra. Mas, caso perceba o contrário, é possível criar fluxos de nutrição educativos para complementar o webinar e estimular o avanço na jornada do cliente.
Para trabalhar ainda melhor os leads gerados e até incentivar novas conversões, você pode divulgar que terá uma condição especial para os participantes.
Essa oferta pode acelerar a jornada de compra do cliente que já demonstrou interesse por um determinado tema. Quer um exemplo? Você pode oferecer uma consultoria gratuita e usar esse tempo para coletar mais informações e estreitar o relacionamento com o lead.
Após o webinar, não abandone o seu lead. “Envie um e-mail de agradecimento, forneça o acesso à gravação e continue a nutrir esses usuários com conteúdo relevante.
“Um dos maiores erros das empresas é não aproveitar os contatos após o evento. Quando você não demonstra interesse em ajudar o lead que ainda não está pronto para a compra, há uma quebra de expectativa e confiança”, ressalta Leonardo.
Portanto, invista em uma curadoria de conteúdo para o pós-evento. Criar um fluxo de e-mails específico para essas pessoas é uma estratégia muito eficiente!
No Marketing Digital, ficar atento aos resultados é tão importante quanto se esforçar para um bom planejamento e execução. Mas a verdade é que existem métricas que te mostram o caminho a seguir, garantindo a melhoria contínua de suas ações.
Com o webinar não é diferente! Mensurar o sucesso de uma palestra online faz parte do processo, por isso merece sua atenção. A seguir, selecionamos algumas métricas para ficar de olho!
Ficar atento a essas métricas pode te ajudar a ser cada vez mais estratégicos. Entretanto, Leonardo Stival lembra que “o sucesso de um webinar não se mede apenas pelos números, mas pelo valor que ele traz para o público e como contribui para seus objetivos de negócios”.
Agora que você já sabe o que é um webinar, está pronto para colher os frutos dessa estratégia digital? Com as dicas acima, você pode começar sua jornada e transformar seus webinars em verdadeiras máquinas de geração de leads!
Inclusive, que tal uma jogada de mestre? A OUTMarketing preparou um e-book abrangente que vai te auxiliar no mapeamento da jornada de seus clientes. Prepare-se para uma Jogada de Mestre e dê o Xeque-Mate!