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Como fazer uma pesquisa de palavras-chave para o seu negócio

27 de junho de 2016
Inbound Marketing , Marketing de Conteúdo

No Inbound Marketing é fundamental definir uma estratégia de Marketing de Conteúdo, pois a base para atrair o visitantes ao seu website é a criação de conteúdo relevante a partir das palavras-chave associadas ao seu negócio.

Resumindo: o seu website tem que estar entre as primeiras respostas que o Google dá quando o seu potencial cliente pesquisa algo na internet.

No artigo de hoje vamos aprender a fazer uma pesquisa de palavras-chave para utilizar na sua estratégia através do Planeador de Palavras-chave do Google.

O que é uma pesquisa de palavras-chave e qual a importância do Planejador de Palavras-chave do Google

A primeira fase do funil de vendas é atrair visitantes para o seu website, lembra-se? Para tal, eles precisam encontrar a sua empresa ao navegarem na internet.

O Google é um dos canais prioritários neste processo e a sua empresa precisa aparecer nos primeiros resultados ou perde um mundo de oportunidades de negócios. O primeiro passo, é pensar em si mesmo: quais palavras os seus prospects podem colocar na caixa de pesquisa do Google às quais a sua empresa dá resposta?

Faça um brainstorming e anote. Depois, vá ao Google e escreva essas palavras-chave para ver se aparecem, quais resultados originam e quais as sugestões que a própria ferramenta dá ao começar a escrever. Acrescente todas as que façam sentido ao seu negócio.

Finalmente, para ter mais ideias, encontrar tendências e validar se essas palavras têm pesquisas suficientes ou demasiada concorrência, aproveite o potencial do Planejador de Palavras-chave do Google (keyword planner).

Como utilizar o Planejador de Palavras-chave do Google

Para utilizar o Planejador de palavra-chave, você precisa seguir os seguintes passos:

  • Acessar o Google Ads e no menu “Ferramentas” clicar em “Planejador de Palavras-chave”;
  • Escolher a opção de “Descobrir novas palavras-chave”;
  • Insira a oferta, a url da landing page (página web de destino) ou a categoria do produto ou serviço, o seu país e o idioma.

Com estas configurações pré-estabelecidas você está pronto para começar, embora existam filtros mais elaborados. Clique em “Obter ideias”. Serão apresentadas uma série de palavras-chave sugeridas, a média de pesquisa mensal, o lance sugerido (para o caso de, no futuro, querer anunciar no Google Ads).

Analisando tendências e volume de pesquisas

Após essa análise, faça o download do arquivo em formato compatível com Excel ou Google Docs. Depois, volte ao menu principal e clique em “Exibir tendências e dados de volume de pesquisas” para colocar e analisar as palavras-chave que selecionou no brainstoming anterior. Faça download para Excel ou Google Docs

Agora já tem um vasto conjunto de palavras-chave relacionadas com o seu negócio que necessita escolher. Por exemplo no caso da OUTMarketing Brasil, com base na palavra-chave “marketing digital” aparecem 580 sugestões:

Como fazer uma pesquisa de palavra-chave para o seu negócio


Como fazer uma pesquisa de palavra-chave para o seu negócio


O ideal é organizá-las por grupo de anúncios, para facilitar o trabalho e descobrir/agregar palavras-chave complementares. Neste caso, sem qualquer filtro adicional, o Google sugere 21 grupos de anúncios:

Como fazer uma pesquisa de palavra-chave para o seu negócio

Lembre-se de utilizar um ideal de três termos que definam a sua oferta: não seja demasiado genérico (grande concorrência e abrangência) nem específico (pouca quantidade de pesquisas) para aumentar as hipóteses de aparecer para quem realmente lhe interessa.

Definindo as palavras-chave

Para escolher as palavras-chave, além do fit total ao seu negócio, deve assim ter em conta três fatores:

  • Volume de pesquisa: o número médio de vezes que as pessoas pesquisaram essa palavra-chave exata com base no período e nas configurações de segmentação selecionados. Aqui pode ver a popularidade da palavra-chave.
  • Concorrência: o número de anunciantes que exibiram anúncios para cada palavra-chave em relação a todas as palavras-chave no Google. Aqui pode ver o grau de competitividade do canal de anúncios para uma palavra-chave (baixo, médio ou alto).
  • Lance: o valor indicativo que terá de pagar no caso de optar por investir no Google Ads. O lance sugerido é calculado considerando os custos por clique (CPCs) que os anunciantes estão pagando pela palavra-chave, de acordo com as configurações inseridas.

Com base nas palavras-chave selecionadas, é hora de começar a criar novas páginas e otimizar as existentes para o Google entender que o seu conteúdo é a melhor resposta quando o usuário fizer a pesquisa!

Aqui entra o SEO: consulte o nosso artigo “SEO para B2B: como desenvolver uma estratégia certeira“.

O blog também dá um suporte fundamental, pela atualização contínua que proporciona (muito importante para o Google) e pela criação de conteúdo útil, como por exemplo artigos de opinião, e de qualidade para o público-alvo, de acordo com as palavras-chave definidas.

Para saber sobre os benefícios de ter um blog, leia o nosso artigo: “5 razões para ter um blog“.

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