No Inbound Marketing é fundamental definir uma estratégia de Marketing de Conteúdo, pois a base para atrair o visitantes ao seu website é a criação de conteúdo relevante a partir das palavras-chave associadas ao seu negócio.
Resumindo: o seu website tem que estar entre as primeiras respostas que o Google dá quando o seu potencial cliente pesquisa algo na internet.
No artigo de hoje vamos aprender a fazer uma pesquisa de palavras-chave para utilizar na sua estratégia através do Planeador de Palavras-chave do Google.
A primeira fase do funil de vendas é atrair visitantes para o seu website, lembra-se? Para tal, eles precisam encontrar a sua empresa ao navegarem na internet.
O Google é um dos canais prioritários neste processo e a sua empresa precisa aparecer nos primeiros resultados ou perde um mundo de oportunidades de negócios. O primeiro passo, é pensar em si mesmo: quais palavras os seus prospects podem colocar na caixa de pesquisa do Google às quais a sua empresa dá resposta?
Faça um brainstorming e anote. Depois, vá ao Google e escreva essas palavras-chave para ver se aparecem, quais resultados originam e quais as sugestões que a própria ferramenta dá ao começar a escrever. Acrescente todas as que façam sentido ao seu negócio.
Finalmente, para ter mais ideias, encontrar tendências e validar se essas palavras têm pesquisas suficientes ou demasiada concorrência, aproveite o potencial do Planejador de Palavras-chave do Google (keyword planner).
Para utilizar o Planejador de palavra-chave, você precisa seguir os seguintes passos:
Com estas configurações pré-estabelecidas você está pronto para começar, embora existam filtros mais elaborados. Clique em “Obter ideias”. Serão apresentadas uma série de palavras-chave sugeridas, a média de pesquisa mensal, o lance sugerido (para o caso de, no futuro, querer anunciar no Google Ads).
Após essa análise, faça o download do arquivo em formato compatível com Excel ou Google Docs. Depois, volte ao menu principal e clique em “Exibir tendências e dados de volume de pesquisas” para colocar e analisar as palavras-chave que selecionou no brainstoming anterior. Faça download para Excel ou Google Docs
Agora já tem um vasto conjunto de palavras-chave relacionadas com o seu negócio que necessita escolher. Por exemplo no caso da OUTMarketing Brasil, com base na palavra-chave “marketing digital” aparecem 580 sugestões:
O ideal é organizá-las por grupo de anúncios, para facilitar o trabalho e descobrir/agregar palavras-chave complementares. Neste caso, sem qualquer filtro adicional, o Google sugere 21 grupos de anúncios:
Lembre-se de utilizar um ideal de três termos que definam a sua oferta: não seja demasiado genérico (grande concorrência e abrangência) nem específico (pouca quantidade de pesquisas) para aumentar as hipóteses de aparecer para quem realmente lhe interessa.
Para escolher as palavras-chave, além do fit total ao seu negócio, deve assim ter em conta três fatores:
Com base nas palavras-chave selecionadas, é hora de começar a criar novas páginas e otimizar as existentes para o Google entender que o seu conteúdo é a melhor resposta quando o usuário fizer a pesquisa!
Aqui entra o SEO: consulte o nosso artigo “SEO para B2B: como desenvolver uma estratégia certeira“.
O blog também dá um suporte fundamental, pela atualização contínua que proporciona (muito importante para o Google) e pela criação de conteúdo útil, como por exemplo artigos de opinião, e de qualidade para o público-alvo, de acordo com as palavras-chave definidas.
Para saber sobre os benefícios de ter um blog, leia o nosso artigo: “5 razões para ter um blog“.