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A transformação digital mudou completamente a forma de fazer negócios nos últimos anos. Esse processo teve profundo impacto na jornada do cliente e no mercado como um todo. Isso quer dizer que se a sua empresa não existe nas plataformas virtuais, ela corre um sério risco de perder espaço.
Para as empresas do setor de TI, isso é ainda mais crítico. É preciso ter presença virtual para educar e se relacionar bem com os seus clientes. Se você consegue compreender como os seus consumidores se comportam, é mais fácil alcançá-los e criar uma relação.
Pensando nisso, criamos este artigo para te explicar o que é a chamada jornada do cliente e os motivos pelos quais ela é fundamental para sua empresa. Além disso, daremos dicas valiosas sobre como implementar essa estratégia no seu negócio.
Então, vamos lá!
A jornada do cliente é definida como toda a trajetória percorrida pelo cliente no seu relacionamento com uma determinada empresa. Esse conceito abarca todos os contatos que o consumidor tem com uma marca, desde a primeira interação até o pós-venda.
Por isso, mapear e compreender esse percurso é imprescindível para que a empresa consiga elaborar estratégias assertivas. Em especial, destacamos que um dos resultados mais valiosos é o engajamento dos clientes.
Outro ponto fundamental dessa jornada é que, através dela, é possível educar o seu público-alvo. Isso significa ter disposição para mostrar que a solução que você tem a oferecer é valiosa e se destaca da concorrência.
Para entender melhor como isso ocorre na prática, é importante ter em mente que a jornada do cliente ocorre em etapas. Veja quais são elas e que estratégias de marketing são as mais indicadas:
Tenha em mente que a fidelização traz redução de custo no futuro. Sem ela, a empresa precisa investir continuamente em marketing para fechar suas vendas. Quando a fidelização é eficiente, o marketing se torna investimento para aumentar as vendas, não apenas para mantê-las.
Com todas as mudanças promovidas pelos avanços tecnológicos no mundo dos negócios, o atendimento ao consumidor não poderia continuar o mesmo, certo? Com certeza! É nesse cenário que surge a estratégia de customer success (sucesso do cliente).
O atual comportamento dos clientes não se limita mais a consumir passivamente. Da mesma forma, é preciso ir além para fazer a diferença para atender às demandas de uma nova geração de consumidores que é muito exigente.
A estratégia de customer success tem como foco o sucesso e a satisfação das necessidades do cliente. O profissional responsável por isso deve agir como um consultor do segmento, isto é, como alguém que conhece profundamente o ramo em que atua.
Com essa postura, tanto a empresa quanto o cliente saem ganhando.
Compreender como se dá a trajetória do cliente é essencial também para as empresas de TI. Essa importância se deve ao fato de que, hoje em dia, os consumidores têm muitas opções de produtos e serviços no mercado. Junto a isso, as novas tecnologias tornaram o processo de compra mais dinâmico.
Consequentemente, mapear e compreender a jornada do cliente são ações necessárias para criar e manter relacionamentos de compra mais duradouros. Adotar essa postura é ter como foco também a criação de valor para os seus consumidores.
Tendo isso em vista, veja abaixo alguns dos principais benefícios de mapear essa jornada:
Além disso, ao priorizarem a compreensão do percurso dos consumidores, é preciso também que as equipes dos diferentes setores das empresas se unam. As áreas de marketing, vendas e de customer success devem trabalhar de forma colaborativa, alinhando e definindo objetivos comuns.
No contexto da TI, a jornada do cliente desempenha um papel ainda mais importante. Afinal, é um mercado com forte presença no ambiente digital, além de clientes B2B que nem sempre entendem o que precisam.
É mapeando o perfil do seu público e educando-o sobre as soluções que você oferece que sua empresa construirá uma boa reputação no mercado. A partir disso, fica mais fácil fechar vendas e fortalecer sua marca.
Deu para perceber que a jornada do cliente pode ser mais complexa do que parece? Por isso, implementar essa estratégia vai exigir esforço e alinhamento não só da área de marketing, mas de toda a empresa.
Para ajudar você a tirar esse plano do papel, listamos aqui as melhores práticas para ter sucesso com a jornada do cliente:
Como você pôde ver, a jornada do cliente é uma estratégia valiosa para quem quer se tornar mais relevante no mercado e nutrir o relacionamento com o cliente. Fazendo isso, você vai conquistar cada vez mais um público fiel e engajado. Então, não perca tempo e coloque essas dicas em prática agora mesmo!