OUTMarketing

Home » Marketing » Parece, mas não é: 5 métricas de vaidade que podem te confundir

Parece, mas não é: 5 métricas de vaidade que podem te confundir

14 de maio de 2024
Marketing

Métricas de vaidade

Já ouviu falar em métricas de vaidade? Como o nome já sugere, estamos lidando com indicadores que podem inflar o ego de um profissional de marketing, mas que nem sempre significam sucesso.

E antes que você pense que esse tipo de métrica é uma exclusividade das redes sociais, saiba que elas estão por toda a parte. Portanto, é essencial saber identificá-las e aprender a analisar o que esses dados realmente dizem.

Aqui, no blog da OUTMarketing, temos a missão de simplificar sua jornada digital, por isso selecionamos as principais métricas de vaidade do momento. Continue conosco e fuja de ciladas!

Neste conteúdo, você verá:

  • O que são métricas de vaidade
  • As 5 principais métricas de vaidade do Marketing Digital
  • KPIs de Marketing para acompanhar de perto

O que são métricas de vaidade?

Métricas de vaidade são indicadores de performance que nem sempre indicam sucesso. Ou seja, estatísticas que confundem e podem passar a falsa impressão de que as ações de marketing estão gerando resultados significativos.

Em outras palavras, o famoso “parece, mas não é’! As métricas de vaidade costumam ter números expressivos e que “enchem os olhos”, mas na prática não produzem resultados reais para o negócio.

Outro ponto é que esses indicadores não fornecem muitos insights e são difíceis de serem interpretados. Mas, calma! Elas não são vilãs e podem ajudar a melhorar uma estratégia de marketing — vamos mostrar como neste texto.

As 5 principais métricas de vaidade do Marketing Digital

Nós sabemos o quanto a análise de dados é importante para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Porém, interpretar tantos números não é nada fácil!

A mágica acontece quando você consegue transformar gráficos e estatísticas em insights. Mas as métricas de vaidade podem ser a pedra no caminho.

Para te ajudar a driblar esse obstáculo e ser mais estratégico em suas ações, reunimos 5 indicadores que não dizem muito, mas enganam muita gente. Acompanhe!

1.     Likes em posts

As “curtidas” são uma das métricas de vaidade mais traiçoeiras. Afinal, todo profissional de marketing gosta de ver um post sendo validado pelos seguidores, não é mesmo?

A questão é que isso dificilmente pode ter algum reflexo na aquisição de clientes ou faturamento. Pior ainda, é possível que um post com poucas curtidas tenha mais efeito prático do que aquele que “bombou” nas redes.

Em síntese, o número de likes não pode ser correlacionado com as vendas. Sendo assim, ao trabalhar com esse indicador, tenha claro o que você deseja mostrar, pois a realidade pode não ser o que parece.

2.     Seguidores nas redes sociais 

Na mesma linha dos likes, o número de seguidores nas redes sociais pode confundir o profissional de marketing. É claro que ter uma boa base de pessoas acompanhando a marca nas redes é algo muito positivo, mas o problema é que isso pode inflar seu ego e desviar sua atenção.

Na prática, é difícil mensurar os motivos que fazem alguém seguir o perfil de uma empresa. Isso pode variar desde uma identificação com a marca ao tipo de conteúdo que ela posta, mas pode não ter qualquer reflexo no crescimento do negócio.

3.     Cliques na página

Os cliques são um excelente indicador de performance orgânica, mas o que realmente importa é o que você faz com esses dados. Isso porque, acreditar que o clique é sinal de tráfego qualificado é uma cilada muito grande.

Nesse caso, vale a reflexão: aparecer na primeira posição e ganhar um clique é mais importante do que se conectar com o usuário e resolver sua dúvida? Imagino que você pense que não, então é importante fazer uma análise mais ampla do tráfego.

Nesse caso, uma análise sobre o tempo de permanência na página pode te ajudar a entender se as pessoas estão consumindo o conteúdo ou apenas clicando e saindo. Fique de olho!

4.     Pageviews — visualizações da página

As visualizações de páginas são uma métrica de vaidade simplesmente porque não trazem insights práticos sobre a evolução de um site. Na verdade, pode confundir o time de marketing e passar uma falsa impressão de que as coisas estão indo bem.

Entenda que o seu site pode ter 5k visualizações mensais, mas apenas 100 visitantes. Do mesmo modo, pode ter 5k visualizações e 2k visitantes. Entende como é importante expandir seu campo de análise e investigar um pouco mais?

5.     Compartilhamentos

Isso mesmo! Infelizmente, a quantidade de compartilhamentos de um conteúdo nem sempre é sinal de sucesso. Isso é ainda mais evidente quando o post está relacionado à alguma polêmica ou tem traços de humor e memes.

Porém, é inegável que o compartilhamento aumenta a visibilidade de marca. A questão é, no mundo empresarial, principalmente no B2B, o “falem mal, mas falem de mim” não é uma boa estratégia.

KPIs de Marketing para acompanhar de perto

Se, por um lado, as métricas de vaidade acima podem te confundir, existem outros indicadores que dizem muito! Para não cair em ciladas, pense que se a métrica não te ajuda a tomar decisões de negócios, então talvez ela não mereça tanta atenção assim!

Agora, com base em nossa experiência, gostaríamos de listar algumas KPIs de Marketing Digital que valem a pena acompanhar de perto e que ajudam a corrigir problemas e ampliar os resultados do seu negócio. São eles:

  • Taxa de conversão: a conversão em newsletter, formulários e pedidos de contato indicam novos leads a serem trabalhados e possíveis oportunidades de negócio;
  • Conversões dentro da jornada do cliente: se o lead continua convertendo em materiais, é sinal de que gosta do seu conteúdo e está evoluindo na jornada de compra;
  • ROI: o Retorno Sobre o Investimento é uma métrica de sucesso incontestável. Trabalhe para sempre melhorá-la!
  • LTV: o Life Time Value define o quanto um cliente vale para o seu negócio. Portanto, é um dado estratégico e vital para suas decisões;
  • CAC: entender quanto você gasta para conquistar um cliente é uma informação que te ajuda a otimizar campanhas e economizar recursos em marketing e vendas;
  • Visitantes: o número de visitantes mostra quantas pessoas acessaram seu site e não apenas quantas visitas ele recebeu. Um visitante pode voltar diversas vezes ao site!

Fale com um especialista em Inbound Marketing

Marketing e dados: o segredo para o sucesso!

Diante de tudo o que você viu, ficou claro que as métricas de vaidade podem confundir, mas não podem ser dispensadas em sua estratégia de marketing. Na verdade, o segredo está em fazer boas análises e entender o que realmente contribui para a alcançar as metas traçadas.

Marketing e dados caminham juntos e nós acreditamos que essa visão faz toda a diferença. E já que estamos falando em métricas, o que acha de aprofundar um pouco mais no assunto?

Temos uma calculadora exclusiva de CAC e LTV que pode te ajudar a definir se suas ações são ou não vantajosas. Acesse agora gratuitamente!

Veja também