• A OUTMarketing Brasil
  • Serviços
    • Back
    • Consultoria
      • Back
      • Consultoria de Marketing
      • Planejamento Estratégico de Marketing
    • Inbound Marketing
      • Back
      • Definição de Personas
      • Website
      • SEM
      • Redes Sociais
      • Conteúdos Ricos para Relacionamento
      • Vídeos e Webinars
      • Blog
      • Landing Page
      • Automação de Marketing
      • E-mail Marketing
      • Monitoramento de Resultados
    • Marketing de Conteúdo
      • Back
      • Conteúdo rico
      • Material de apoio às vendas
    • RD Station Marketing
    • RD Station CRM
  • Nossos Clientes
    • Back
    • Casos de Sucesso
  • Conteúdo Gratuito
  • Blog
  • Contato
  • A OUTMarketing Brasil
  • Serviços
    • Consultoria
      • Consultoria de Marketing
      • Planejamento Estratégico de Marketing
    • Inbound Marketing
      • Definição de Personas
      • Website
      • SEM
      • Redes Sociais
      • Conteúdos Ricos para Relacionamento
      • Vídeos e Webinars
      • Blog
      • Landing Page
      • Automação de Marketing
      • E-mail Marketing
      • Monitoramento de Resultados
    • Marketing de Conteúdo
      • Conteúdo rico
      • Material de apoio às vendas
    • RD Station Marketing
    • RD Station CRM
  • Nossos Clientes
    • Casos de Sucesso
  • Conteúdo Gratuito
  • Blog
  • Contato
It can't be played in your browser. Download

A importância da gestão da marca no ambiente digital

Por Alexandre Souza Tili 4 meses atrásNenhum comentário
Home  /  Inbound Marketing  /  A importância da gestão da marca no ambiente digital
Tempo de leitura: 4 minutos
Gestão da marca: o que é e qual sua importância no ambiente digital.
Saiba o que é gestão da marca e qual sua importância no ambiente digital.

Aproveite para ouvir este conteúdo:

Se destacar nos meios digitais está cada vez mais difícil. Esse ambiente se tornou altamente competitivo para as marcas divulgarem o seu trabalho. Para conseguir chamar a atenção do público, é preciso investir em boas estratégias de comunicação digital.

Nesse cenário, surgem novos desafios e demandas para as áreas de marketing e vendas. No meio digital, por exemplo, o atendimento e o relacionamento com os clientes não são os mesmos que no contexto físico. É preciso ter uma identidade bem definida para comunicar a identidade e os valores da sua empresa.

Ainda assim, sabemos que colocar essa ideia em prática pode ser desafiador. Pensando nisso, criamos este artigo especial com tudo o que você precisa saber sobre gestão da marca no ambiente digital.

Então, aproveite a leitura!

O que é Branding?

O conceito de Branding se refere a um conjunto de ações e estratégias de marketing que visam divulgar e gerir uma marca de acordo com a sua proposta e valores. Isso envolve uma série de etapas.

Primeiramente, devemos ser capazes de comunicar ao nosso público o que fazemos e o que torna a empresa única. Isso é fundamental para conectar o negócio e os consumidores.

Consequentemente, consolidar uma marca no mercado é uma tarefa que exige um constante direcionamento de comunicação. Com esse processo, são criadas uma imagem e uma representação da empresa que devem conquistar os clientes.

Logo, é necessário pesquisar sobre com quem a marca vai se relacionar. Afinal, quanto melhor você conhece seus clientes, mais fácil é se comunicar com eles — e isso inclui levar a informação certa, na linguagem certa, no canal certo.

O nicho do mercado no qual você atua também deve ser bem analisado. Estruturando de forma coesa o processo de comunicação digital, a gestão da marca terá capacidade de influenciar a decisão de compra dos consumidores.

Um exemplo de branding bem-sucedido é a empresa de serviços financeiros Nubank. A fintech conseguiu inovar em termos de comunicação e se tornar uma referência. Com uma proposta diferenciada para o seu ramo, ela se destacou pela associação com a cor roxa e a linguagem descomplicada.

Por que é fundamental adotar essa prática?

São diversas as opções que existem quando um consumidor está procurando um serviço ou um produto. Independente do ramo, para convencer o cliente de que a sua empresa tem o que ele precisa, alguma vantagem precisa ser identificada.

Tendo isso em vista, não basta ter uma marca. Além de tudo, ela precisa ser bem gerida ao longo do tempo para se manter relevante. Esse trabalho de continuidade demanda a frequente atualização de estratégias. Para complementar, é fundamental conseguir acompanhar as novidades do seu nicho de mercado.

Separamos a seguir alguns dos principais benefícios de ter uma boa gestão da marca.

Consistência

Os clientes devem reconhecer um padrão quando estão se conectando com uma empresa. O Branding ajuda a gerar  consistência na comunicação da marca, independente do ponto de contato. Isso é fundamental para qualquer empresa, em especial as que possuem franquias.

Um modo de conseguir atingir esse padrão é ter um manual da marca. Esse documento traz todas as informações relevantes sobre a proposta e a identidade visual. Recomendamos também que materiais institucionais estejam disponibilizados em um local de fácil acesso para as equipes.

Eficiência

Realizar a gestão da marca de forma adequada torna o time de marketing mais eficiente. Um gerenciamento bem estruturado da comunicação do negócio, por exemplo, contribui para a organização dos processos e das tarefas.

Como consequência, é possível melhorar o marketing interno e externo da empresa. Ações como identificação de posicionamento e compreensão de forças e fraquezas são executadas de modo mais eficiente.

Centralização

Com um processo de gestão de marca bem definido, a empresa consegue se organizar melhor e centralizar o seu trabalho. Em termos práticos, isso significa ter uma equipe que consegue ser mais estratégica e que opera com uma comunicação mais clara.

Vale destacar que essa centralização ajuda os processos de padronização e eficiência citados anteriormente. Além disso, adotar essa postura permite maior autonomia para os colaboradores e promove a otimização do tempo.

Valor

Uma marca consolidada pode acabar se tornando mais valiosa do que aquilo que está sendo comercializado. De fato, ela mesma pode ser o principal ativo do negócio. Esse é o caso, por exemplo, da Coca-Cola, uma grande referência no seu ramo.

Porém, isso também pode ocorrer com empresas menores. Para tanto, é fundamental investir em marketing digital, usando ferramentas como o Google Ads e uma estratégia de Inbound.

Qual a relação com a comunicação digital?

Gestão de marca e comunicação digital estão muito interligadas. Tudo aquilo que é produzido para divulgar uma marca, inclusive nos meios virtuais, deve ser impactante.

O intuito sempre deve ser fortalecer e transmitir a personalidade do negócio para os consumidores. Estamos falando de algo que pode ser alcançado com uma boa comunicação digital e ferramentas de apoio, como o marketing de conteúdo.

Confira algumas dicas para te ajudar nessa construção.

Crie uma identidade visual

Mesmo que sua empresa já tenha um nome original e chamativo, ter uma identidade visual é um passo muito importante. Afinal, é com ela que você vai impactar e cativar o seu público.

Tenha canais de comunicação

No ambiente digital, independente da estratégia da sua empresa, é importante investir em canais de comunicação. Eles vão ser os meios de contato e relacionamento com os clientes. Por isso, além de atualizados, é importante trabalhar para integrá-los, otimizando a comunicação.

Produza conteúdo

O marketing de conteúdo aponta que, para criar relacionamentos fortes e duradouros com o consumidor atual, é preciso educá-lo e compartilhar conteúdo relevante com ele. Assim, você cria oportunidades para conquistar novos clientes e fidelizar os atuais.

Deu para perceber que uma boa gestão da marca deve ser feita com investimentos em marketing e comunicação, certo? No mercado dinâmico e competitivo de hoje, contar com uma forte presença digital é imprescindível para conquistar seu espaço.

Se quer aproveitar para entender mais sobre comunicação digital, confira os outros posts do nosso blog!

Categorias:
  Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo, Tendências de Marketing

Categorias

  • Assessoria de Imprensa
  • Design
  • Inbound Marketing
  • Inbound Recruiting
  • Marketing de Conteúdo
  • Outbound Marketing
  • Sem categoria
  • Tendências de Marketing
  • Vendas

Posts recentes

  • O papel dos influenciadores digitais no marketing de TI
  • 7 benefícios de usar a tecnologia no marketing digital 
  • Por que você deve compreender a jornada de compra do seu cliente para alavancar os negócios na área de TI 
  • Como a OUTMarkerting Brasil é capaz de unir assessoria de imprensa e Inbound Marketing para gerar os melhores resultados para empresas de TI 
  • Saiba como aplicar o funil de vendas em Y na sua empresa de TI


Tags

agência de marketing Art assessoria de imprensa blog boas práticas call-to-action casos de sucesso comunicado de imprensa comunicação comunicação social conteúdo Creation Design email marketing estratégia de marketing facebook flat design geração de leads inbound marketing inbound recruiting infográfico jornalistas landing page lead nurturing LinkedIn marketing marketing b2b marketing de conteúdo marketing de resultados marketing digital marketing para empresas de ti marketing permissivo media mobile outbound marketing outsourcing personas redes sociais responsive SEO tecnologias de informação tendências vendas websites Wordpress
Ler anterior

Account-Based Marketing (ABM): afinal, o que é o Marketing Baseado em Contas?

Ler próxima

Jornada do cliente: a experiência completa do consumidor em uma empresa de Tecnologia

Compartilhar este post
este post foi compartilhado 0 vezes
 00000
Sobre

 Alexandre Souza Tili

  (218 artigos)

Sócio e CEO da OUTMarketing Brasil, formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing. Alexandre Tili tem desenvolvido sua carreira com foco em Marketing e Vendas, com experiência em diversos segmentos e empresas como Sebrae, GE e Prudential. Desde 2007, quando foi Head de Marketing e Comunicação da SoftwareONE Brasil, sua atuação está direcionada para o segmento de Tecnologia da Informação com foco no B2B.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Seu e-mail não será publicado

A OUTMarketing

A OUTMarketing Brasil é a agência de Marketing com foco em resultados especializada no segmento de Tecnologia da Informação. Oferecemos soluções integradas que unem ações de inbound e apoio ao outbound marketing com foco na geração de leads e retorno do investimento, de acordo com as melhores abordagens, práticas e processos do mercado.

  • Mapa do Site

OUTMarketing Brasil

Comercial e Atendimento ao Cliente:
Av. Agami, 40
Moema, CEP: 04522-906
São Paulo, SP, Brasil
+55 11 3443 7705

Administrativo e Financeiro:
Av. Nações Unidas, 12495, 15º andar
Brooklin Novo, CEP: 04578-000
São Paulo, SP, Brasil
+55 11 3443 7705

OUTMarketing Portugal

Taguspark, Núcleo Central, 236
CEP: 2740-122
Porto Salvo, Oeiras, Portugal
+351 210 995 101

Marque uma reunião

Somos parceiros Platinum da Resultados Digitais:

Somos associados da ABRADI SP e Nacional:
Associado Abradi

© Copyright 2017. All Rights Reserved, OUTmarketing Inc.