OUTMarketing

Home » Marketing de Conteúdo » 10 dicas para planejar o conteúdo para LinkedIn

10 dicas para planejar o conteúdo para LinkedIn

18 de outubro de 2021
Marketing de Conteúdo

dicas de conteúdo para linkedinQue tal ouvir esse conteúdo?

As redes sociais são ferramentas fundamentais para o sucesso dos negócios no mundo atual. Sem dúvidas, se uma empresa não possui um perfil em alguma rede, suas chances de sucesso são drasticamente reduzidas.  Por isso que escrever conteúdo para o Linkedin é uma tarefa altamente necessária, caso você deseje alavancar os seus negócios.

Alguns dados ajudam a entender essa questão: dois novos usuários entram no LinkedIn a cada segundo e um em cada três profissionais do planeta estão presentes nessa rede social. Não é à toa que mais de 63 milhões de empresas e mais de 930 milhões de pessoas possuem perfil na plataforma.

Mas, afinal, como planejar os conteúdos para o linkedin e ter resultados melhores? Se quer acertar em cheio na sua estratégia, confira as dicas a seguir!

1. Invista em marketing de conteúdo

Quem atua na área sabe que o marketing de conteúdo é uma estratégia bastante utilizada nas redes sociais e meios digitais para conquistar clientes com posts e conteúdos relevantes. Isso envolve também conhecer bem o seu público para poder compartilhar informação que o interesse.

Através dessa estratégia, as marcas se relacionam com quem ainda não as conhece, com os leads – que são os clientes em potencial –, e aqueles que já conhecem o seu trabalho.  Em geral, isso envolve uma comunicação que não menciona diretamente, em um primeiro momento, seus produtos e serviços.

Uma dica importante para começar é conhecer bem e definir quais as personas da sua empresa . No marketing de conteúdo, esse conceito se refere a um personagem fictício que diz respeito ao tipo ideal de cliente que se relaciona com a marca.

2. Elabore uma estratégia de Inbound

É importante destacar que o marketing de conteúdo está diretamente ligado ao Inbound Marketing. Essa abordagem não tradicional de marketing envolve também a ferramenta SEO e pensar estratégias em redes sociais.

Por definição, o Inbound Marketing é um conjunto de práticas que tem como base a produção e o compartilhamento de conteúdo tendo em vista um público específico. Dessa forma, o objetivo é  conquistar a permissão de se comunicar com clientes em potencial mais diretamente e criar um relacionamento.

Levando em consideração todas essas informações, dá para entender que para produzir conteúdo para LinkedIn é preciso ter planejamento e estratégia, não é mesmo? Isso nos leva à próxima dica.

3. Entenda seus objetivos

O LinkedIn pode ser usado tanto para a promoção de perfis pessoais voltados para a vida profissional quanto para a promoção de marcas e instituições. Esse último tipo também é chamado de company page, que são os perfis empresariais.

O ponto é que não basta criar posts aleatoriamente, mesmo que os assuntos sejam relevantes. O ponto de partida deve ser o objetivo específico do seu negócio. Afinal, o que sua empresa busca no LinkedIn?

A resposta não é tão óbvia quanto algumas pessoas pensam. No LinkedIn, sua marca será vista por quem não conhece sua empresa, por clientes em potencial, parceiros de negócios e até seus colaboradores.

Por isso, é fundamental entendermos o que esperamos alcançar para, a partir disso, definir uma estratégia que engloba o que falar, como falar e com quem falar.

4. Conheça seu público

É importante conhecer bem o público que você quer atingir nessa rede social. Apesar de ser uma plataforma com foco profissional e de networking, conforme já foi dito, procure saber informações básicas — idade, região do país, ramo, escolaridade — sobre os profissionais e clientes com os quais você quer se comunicar.

5. Estude os recursos da plataforma

O LinkedIn não é uma plataforma tão versátil em termos de recursos disponíveis quanto o Facebook, por exemplo. Porém, ele permite que você faça posts com imagens e vídeos e que sejam escritos artigos.

É possível também criar enquetes, anexar documentos, pedir e oferecer ajuda, criar eventos e compartilhar acontecimentos da empresa.

Além disso, a rede social possui uma integração exclusiva do SlideShare. Essa ferramenta se assemelha muito ao Powerpoint, do pacote Office. Ela pode ser usada para compartilhar dados relevantes por meio de apresentações e infográficos, entre outras possibilidades.

6. Conte suas experiências

Para engajar as pessoas e se conectar com elas, é preciso expor suas histórias e compartilhar experiências na medida certa. Mesmo sendo uma rede social que possui uma etiqueta de comunicação mais séria e objetiva, é válido compartilhar conteúdos que gerem identificação e que passem uma mensagem cativante.

Isso significa que você pode se mostrar vulnerável e ser autêntico. No entanto, preste atenção para fazer isso sempre tendo um objetivo claro em vista. De preferência, compartilhe esse tipo de conteúdo como uma forma de auxiliar ou de oferecer uma solução para alguma questão relevante.

7. Escreva mais

Como é possível escrever artigos no LinkedIn, essa é uma rede social que permite que você se aprofunde melhor nos assuntos abordados. Por isso, você pode e deve explorar melhor essa possibilidade caso tenha interesse em se tornar uma referência do seu ramo nessa plataforma.

A maioria dos textos no LinkedIn são de menos de 1.000 palavras. Porém, as pessoas procuram nessa rede, justamente, perfis que ofereçam um conteúdo mais qualificado e bem trabalhado.

Desse modo, para se destacar na sua área e ter um bom engajamento nessa rede, é bom pensar em produzir textos de até 2.000 ou 3.000 palavras.

8. Capriche no título do seu artigo

A primeira informação que os seus leitores irão consumir no seu artigo é o título. Por isso, a criação de um título atrativo é uma ótima maneira de chamar atenção dos seus leitores.

Ou seja, a escolha de um bom título pode definir se ele terá um bom alcance ou não. Uma tática é produzir títulos que sejam instigantes, para que os leitores tenham a curiosidade para ler o seu artigo.

Se possível, produza mais de um título e faça testes, pensando em qual deles as pessoas seriam mais instigadas para clicar.

9. Não deixe de incluir uma boa imagem no seu texto

Sempre coloque uma imagem na sua ilustração. Junto com o título, que falamos no tópico anterior, são os responsáveis por instigar os seus leitores a consumir o seu artigo.

Para não ter possíveis problemas com direitos autorais, escolha uma boa foto em banco de imagens. Existem diversas opções pagas e gratuitas.

10. Incentive seus funcionários

É uma boa prática incentivar que os funcionários atualizem e produzam conteúdo em seus perfis individuais, no caso de empresas. Nesse sentido, é interessante que os profissionais de uma empresa se dediquem a preencher bem seus perfis, mantendo-os atualizados e os associando às company pages.

Isso faz com que o público, em geral, entenda melhor como funciona o seu negócio e veja a qualificação das pessoas que trabalham nele. Viu só como não tem segredo?

Conforme mostramos aqui, o LinkedIn é uma plataforma valiosa para quem quer fortalecer sua marca e fazer a empresa crescer. Então, coloque essas dicas em prática e construa uma relação cada vez melhor com seus clientes.

Veja também