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Branded Content: o que é e o que não é conteúdo de marca?

12 de março de 2024
Marketing de Conteúdo

Branded Content é uma estratégia de marketing em que o conteúdo é criado e patrocinado por uma marca para estabelecer uma conexão emocional ou intelectual com seu público.

Imagine um conteúdo tão envolvente que quase não dá para notar que é Marketing. Esse é o objetivo! E nesse caso, não falamos somente do produto, pois abordamos a missão do negócio e como ela se encaixa no universo dos seus consumidores.

Está pronto para explorar este mundo onde a criatividade encontra a estratégia de marca? Confira o conteúdo do artigo a seguir:

  • O que é Branded Content?
  • Marketing de conteúdo não é Branded Content!
  • Quais os benefícios proporcionados pelo Branded Content?
  • Como fazer conteúdo de marca?

O que é Branded Content?

Branded Content, ou conteúdo de marca, é uma estratégia de marketing na qual o conteúdo é produzido por uma marca com o objetivo de conectar-se com seu público de uma maneira não intrusiva.

Ao contrário da publicidade tradicional, focada na venda de um produto ou serviço, o Branded Content busca engajar com o público por meio de histórias, informações e experiências marcantes que geram conexão emocional ou intelectual.

Marketing de Conteúdo não é Branded Content

Embora muita gente confunda esses conceitos, existem diferenças consideráveis entre o Marketing de Conteúdo e o Branded Content.

Em geral, ambos fazem parte de uma abordagem ampla para engajar clientes e construir a identidade da marca, mas cada um tem seu próprio foco e metodologia. Vamos conferir algumas de suas diferenças:

Marketing de Conteúdo

  • Educação e informação: o principal objetivo do marketing de conteúdo é educar e informar o público. Ele se concentra em criar e compartilhar conteúdo útil e relevante para atrair e reter um público claramente definido, com o objetivo final de impulsionar a ação do cliente.
  • Amplitude de tópicos: o conteúdo abordado pode cobrir diversos tópicos relacionados à indústria ou à área de interesse da marca, mas nem sempre está diretamente ligado aos seus produtos ou serviços
  • Construção de relacionamentos a longo prazo: o foco está em estabelecer autoridade e credibilidade, construindo relacionamentos a longo prazo com o público e, consequentemente, promovendo a lealdade à marca.

Branded Content

  • Conexão emocional e narrativa: o Branded Content foca em construir uma conexão emocional com o público por meio da narrativa. Portanto, diz respeito a contar histórias que envolvem a marca, seus valores e filosofia, criando uma experiência memorável para o público.
  • Alinhamento com a marca: este tipo de conteúdo está intimamente ligado à identidade e aos valores da marca, procurando fortalecer a percepção e a sua personalidade ao mercado.
  • Engajamento e entretenimento: o Branded Content muitas vezes tem um caráter mais envolvente e de entretenimento, buscando captar a atenção do público de uma maneira sutil e menos focada em vendas. A ideia é criar narrativas interativas e menos intrusiva.

Portanto, o marketing de conteúdo se concentra em informar e educar o público por meio de conteúdo relevante. Já o Branded Content, cria uma conexão emocional mais forte e direta com o público, enfatizando a identidade e os valores da marca com uma narrativa envolvente.

Quais os benefícios do Branded Content?

O Branded Content pode ser sua arma para transmitir uma mensagem e demonstrar os valores do seu negócio. Afinal, você entrega exatamente o que as pessoas gostariam de receber, sem o apelo exagerado de um anúncio.

A combinação equilibrada e estratégica entre publicidade, informação e entretenimento pode proporcionar grandes benefícios às empresas. Vamos conferir alguns?

Promove relacionamentos profundos

Contanto histórias e entregando valor, o Branded Content ajuda a criar uma conexão emocional mais forte com o seu público. Assim, trabalha a favor da fidelização e relacionamentos duradouros com seus clientes.

Aumenta a consciência e percepção da marca

A estratégia eleva a percepção da marca de forma sutil e persuasiva — diferente da publicidade tradicional. Isso porque, sua história é construída com narrativas e experiências que conversam com o público.

Se adapta a diversas plataformas

O Branded Content é versátil e pode ser adaptado para diferentes plataformas e formatos, como artigos, vídeos, podcasts e eventos ao vivo. Assim, fica mais fácil expandir seu raio de influência.

Melhora a visibilidade online

Com a produção de um conteúdo de marca, sua empresa fortalece seu posicionamento e visibilidade online. Vale dizer que, juntamente com as técnicas de SEO, a estratégia pode atrair mais tráfego para seus canais digitais.

Como fazer conteúdo de marca? O passo a passo que você precisava

Criar conteúdo de marca de qualidade exige um equilíbrio entre criatividade, estratégia e conhecimento do público-alvo. Vamos aprender a fazer isso?

A seguir, destacamos algumas das etapas e dicas valiosas para conquistar bons resultados com essa estratégia. Confira!

Entenda seu público

Conheça profundamente seu público-alvo. Ou seja, compreenda seus interesses, necessidades e comportamentos. Este é o primeiro passo para criar conteúdo que gera conexão emocional.

Tenha objetivos claros

Você já sabe que sem metas não dá para ir muito longe, certo? Então, é essencial ter objetivos claros do que sua marca espera conquistar com o Branded Content:

Alinhe com a identidade da marca

O conteúdo deve refletir os valores, a missão e a personalidade da sua marca. Mesmo não promovendo um produto ou serviço, ele deve estar alinhado com a identidade do seu negócio.

Crie narrativas cativantes

Concentre-se em contar histórias que capturam a atenção e o interesse do seu público, que sejam autênticas, criativas e relevantes. Lembre-se de que o objetivo é conectar-se emocionalmente com o público.

Ofereça valor

Seja informativo, educativo, inspirador ou divertido. O conteúdo deve fornecer valor ao seu público e conter algo que eles achem útil, interessante ou emocionante.

Escolha os formatos e canais adequados

Dedique-se à escolha do formato do conteúdo produzido, como vídeo, texto e áudio. Além disso, verifique em quais canais eles podem ter uma melhor performance, como redes sociais, blog, YouTube e podcasts.

Incentive a interação e compartilhamento

Crie conteúdo que incentive o público a interagir e compartilhar. Isso pode incluir fazer perguntas, criar conteúdo que incentive o compartilhamento espontâneo ou usar formatos interativos.

Meça e ajuste

Use métricas para avaliar o desempenho do seu conteúdo, como alcance, engajamento, conversões e feedback do público. Além disso, use os dados para refinar e melhorar suas estratégias de conteúdo de marca.

Seja consistente

Garanta que o conteúdo seja regular e consistente em termos de estilo, tom e frequência. Isso ajuda a construir e manter um relacionamento contínuo com seu público.

Transforme sua marca em referência no mercado!

Como vimos, o Branded Content é uma estratégia poderosa para marcas que desejam se conectar com seu público. Porém, esta é apenas uma das abordagens que ajudam a transformar uma empresa em referência no mercado.

Em mercados complexos, é preciso apostar em uma combinação de ações de marketing. Com um trabalho estratégico e focado, os resultados são ainda melhores.

A OUTMarketing tem profissionais qualificados e larga experiência no atendimento a empresas de tecnologia e B2B. Eleve suas estratégias com quem entende do assunto!

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autor annielly chagas

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