A assessoria de marketing é um serviço especializado indicado para empresas que desejam ampliar o desempenho de suas estratégias. Não importa o tamanho do seu negócio ou segmento de atuação, o apoio de especialistas pode ser uma virada de chave.
Se você está atento ao universo do marketing, já deve ter percebido que estratégias tradicionais estão cada vez menos eficientes. Traçar um plano eficiente e provar para as lideranças o retorno de campanhas de e-mail, conteúdo, anúncios e eventos não é uma tarefa simples.
Neste artigo, você entenderá melhor o papel de uma assessoria de marketing e descobrirá quando buscar ajuda!
A assessoria de marketing é um serviço voltado para empresas com o foco em mapear, orientar e otimizar processos e estratégias de marketing. Para isso, profissionais experientes ajudam a ajustar e a corrigir problemas para atingir os objetivos de negócio.
Este modelo é uma forte tendência, especialmente com o aumento da complexidade do marketing digital. Cada vez mais organizações buscam apoio especializado para aprimorar seus métodos e alcançar o sucesso.
Embora esses dois serviços se pareçam, tecnicamente são diferentes:
Além desses pontos, é importante dizer que a assessoria não se limita a orientações. Em geral, ela pode ser aprofundada e apoiar em atividades diversas para ampliar a presença digital da empresa.
A assessoria de marketing atua como um braço direito do marketing da empresa. Assim, oferece apoio estratégico por um longo prazo, orientando e implementando ações importantes para o sucesso da organização.
Na prática, é como se a empresa tivesse um suporte externo para conduzir, orientar, ajustar e executar alguns processos. Lembrando que o escopo pode ser personalizado e incluir várias estratégias, como:
A contratação de uma assessoria de marketing deve ser feita quando a empresa começar a sentir dificuldades para implementar boas estratégias e comprovar o ROI do setor.
Muitos CEOs e gestores ainda têm dificuldades em perceber como o marketing atua no médio e longo prazo, desacreditando o setor e muitas vezes dificultando seu crescimento. A participação dos especialistas, portanto, é uma saída estratégica para corrigir gargalos e colocar o setor nos trilhos.
É importante dizer que o modelo não é um apoio pontual. Em geral, os contratos são anuais e isso significa que é possível contar com esses especialistas em diferentes momentos, de forma contínua.
Essa característica é importante para manter uma constância nos resultados, além de favorecer um planejamento de marketing estratégico, de longo prazo.
Falando agora da escolha de uma agência para prestar a assessoria de marketing, você verá que essa pode ser uma tarefa desafiadora. Isso porque, o mercado está aquecido e conta com muitos fornecedores.
Embora existam grandes players no mercado, selecionar o parceiro ideal requer análises mais profundas, principalmente se o seu negócio atua em nichos específicos e conta com desafios peculiares.
A seguir, selecionamos alguns critérios que podem te ajudar a fazer essa escolha com segurança. Confira!
A experiência é, sem dúvidas, um fator indispensável para escolher uma assessoria de marketing. Afinal, os anos de atuação dão ao negócio a maturidade necessária para lidar com diferentes tipos de negócio e desafios.
A expertise está relacionada ao conhecimento aprofundado em um determinado nicho ou área do marketing. Em segmentos complexos, como o B2B, é importante ter o suporte de profissionais que já conhecem seus desafios e o perfil de seu cliente.
Os casos de sucesso são a comprovação do bom trabalho da assessoria de marketing. Por isso, aconselhamos buscar por esses materiais e conferir como é a atuação da empresa e como ela já apoiou negócios parecidos com o seu.
Se destacar no mercado digital e ter uma presença marcante, que ressoa na mente das pessoas e de seus clientes é um desejo de praticamente todo negócio moderno. Porém, sabemos o quanto isso é desafiador.
A OUTMarketing tem mais de 15 anos de experiência, atuando no Brasil e Portugal. Nosso diferencial é a expertise comprovada no mercado B2B, com muitos casos de sucesso de empresas de tecnologia.
Entendemos de jornadas complexas e estamos em constante evolução para nos adaptarmos às mudanças do mercado e do próprio consumidor.
Com a assessoria de marketing da OUTMarketing, seu negócio tem o apoio contínuo de um time de especialistas em diversas áreas, pronto para impulsionar o seu sucesso.
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