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Home » Inbound Marketing » Jornada do cliente B2B: 7 motivos para contratar uma empresa especializada

Jornada do cliente B2B: 7 motivos para contratar uma empresa especializada

Annielly Ribeiro
16 de outubro de 2023
Inbound Marketing

A jornada do cliente B2B evidencia todos os pontos de contato do cliente com uma empresa. Dessa forma, é fundamental uma visão panorâmica de toda a sua experiência e, claro, a definição das melhores estratégias de marketing e vendas.

Mapear esse caminho é essencial para uma atuação RevOps e centralizada no cliente no foco das ações. Mas o básico nem sempre é simples e muitos dos negócios não conseguem sair do lugar.

Por isso, com negócios à vista, a atuação de um parceiro especializado entra em cena! A experiência e o conhecimento de quem lida com ações complexas, será fundamental para te ajudar a entender e a conquistar seus clientes.

A seguir, se aprofunde no assunto, descubra 07 motivos para contratar uma empresa especializada, como a OUTMarketing, e realize a melhor trajetória para o seu cliente B2B.

Boa leitura!

Neste artigo, acompanhe:

  • O que é a jornada do cliente B2B;
  • O papel do marketing nisso tudo;
  • O mapa da jornada do cliente B2B;
  • 7 motivos para contratar à OUTMarketing Brasil;
  • Mapeie a sua jornada do cliente B2B com a OUTMarketing.


Qual a importância da jornada do cliente B2B?

Mapear a jornada do cliente B2B é essencial para as estratégias de negócio. Com ela, é possível entender as etapas que o cliente percorre até o fechamento da compra/serviço e elaborar ações estratégicas de marketing, vendas e pós-vendas.


Para começar: o que é a jornada do cliente B2B?

A jornada do cliente B2B nada mais é que o conjunto de pontos de contato e interações do cliente — do primeiro “encontro” até o pós-venda.

Imagine que um consumidor B2B conheça a sua marca enquanto pesquisa maneiras de superar seus desafios. Até a assinatura do contrato, ele irá percorrer várias etapas, inclusive após a compra (como configurações, treinamentos e suporte para dúvidas).

E esse é um mercado promissor para quem se dedica. Segundo o último Google Consumer Survey, 47% dos empresários destinam mais de 20% de seus investimentos à contratação de parceiros — percentual 25% maior do que em 2021.

Todas as interações entre uma marca e seu público-alvo fazem parte da jornada do cliente. Aliás, se você já leu sobre o assunto, sabe que é a fluidez e a qualidade dessa jornada que garantem uma excelente experiência e oportunidade para a sua persona.

Em um mercado, cada vez mais, competitivo, proporcionar experiências positivas com o produto ou serviço, reforçando o relacionamento em todos os pontos, faz total diferença.

Ou seja, os processos de marketing, vendas e sucesso do cliente devem estar muito bem alinhados. Assim, é possível garantir uma transição natural das etapas, sem rupturas e quebra de expectativas.

Prova disso é que o Marketing Digital B2B e as campanhas publicitárias de maior sucesso estão focando mais na experiência e personalização do que nas características do produto.

O papel do marketing nisso tudo

Peter Drucker, grande escritor e gestor de empresas, destacou em uma de suas obras que:

“o papel do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou serviço se vende sozinho”.

Quando falamos em jornada do cliente B2B, fica evidente o quanto um time de marketing qualificado é decisivo para toda a estratégia. Afinal, é seu papel conhecer as demandas do cliente e encontrar as maneiras de tornar sua a experiência sempre melhor.

Muitos gestores já entendem isso e confiam essa missão a quem entende do assunto. No mesmo estudo do Google, citado anteriormente, observa-se que esse é o serviço mais contratado, sendo responsável por 31,8% das terceirizações.

O mapa da jornada do cliente B2B

Para garantir uma boa experiência, é preciso conhecer a atual jornada do seu cliente. Porém, poucas empresas têm essa visão de forma clara e estruturada.

Criar o mapa da jornada do cliente é um dos serviços mais valiosos de uma consultoria especializada. Isso porque, o documento ilustra os processos, as demandas e as percepções do cliente ao longo do seu relacionamento com a marca.

Para ter essa representação visual em mãos, é preciso se colocar no lugar do cliente e realizar diversas ações e análises, como:

  • Identificação da persona: mapear o cliente ideal, identificando seus pontos em comum, dores, necessidades e expectativas.
  • Canais a serem utilizados: entender onde o cliente interage com a empresa e garantir uma boa experiência em todos os pontos.
  • Marketing de conteúdo: produzir conteúdo útil e relevante para educar e construir um relacionamento de confiança com o cliente em vários formatos: blog, e-mail, vídeo, podcasts.
  • Palavra-chave, SEO e ranqueamento orgânico: por meio do estudo de palavras-chave e pesquisas, posicionar a sua marca como especialista e parceira estratégica.
  • Treinamento de vendas: qualificação da equipe que recebe os leads, garantindo uma abordagem coerente, integrada ao marketing e sem rupturas.

Jornada do cliente B2B: 7 motivos para contratar à OUTMarketing Brasil

Desafios complexos exigem decisões estratégicas, certo?! Por isso, quando o objetivo é aprimorar a jornada do cliente B2B e contribuir para a geração de demanda, é fundamental ter o apoio de um parceiro experiente.

A OUTMarketing Brasil valoriza a confiança recebida de seus clientes, garantindo todo o conhecimento e empenho em prol dos seus objetivos.

Provavelmente, você já tenha ouvido muito sobre isso no mercado e que escolher a sua empresa de marketing seja um desafio.

A seguir, separamos os nossos principais diferenciais:

1.     Mais de 11 anos de experiência no mercado B2B

A OUTMarketing Brasil é especialista no mercado B2B. São mais de 11 anos de atuação focada nas demandas e desafios de centenas de empresas, fazendo a diferença para os resultados de marketing e vendas.

Na prática, isso significa contar com o apoio de quem entende a jornada do cliente B2B e como realizar negociações complexas.

2.     Consultoria especializada e estratégica

O tempo de atuação no segmento B2B não é o único fator que nos torna especialistas. Somos uma consultoria estratégica com sede de aprendizado e DNA inovador.

Conhecemos as melhores técnicas, investimos em tendências, abusamos da criatividade e estudamos o mercado e o perfil do cliente B2B. Assim, podemos te ajudar a conquistar, planejar e executar as melhores ações — lado a lado com a sua equipe.

3.     Time de especialistas

Outro diferencial da OUTMarketing é contar com um time de especialistas no mercado B2B.

Atuamos com profissionais de marketing altamente capacitados e com experiência em estratégias B2B, o que inclui:

  • Inbound Marketing;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Redes Sociais;
  • Design;
  • Tráfego Pago;
  • Customer Sucess.

4.     Parceria com ferramentas de marketing

A OUTMarketing não é uma agência comum, mas uma Martech. Isso porque, temos parceria e conhecimento para orientar, implementar e gerenciar diferentes tecnologias.

Somos parceiros das líderes do mercado e podemos te ajudar a identificar suas necessidades e extrair o máximo dos investimentos realizados.

Entre as ferramentas, podemos destacar:

  • RD Station;
  • HubSpot;
  • Leadster;
  • Voozer.

5.     Parceria e premiações com a RD Station

A OUTMarketing Brasil é uma das grandes parceiras da RD Station. Sendo assim, estamos qualificados para auxiliar empresas a implementarem e migrarem para a ferramenta, que reúne módulos de marketing e vendas.

6.     Cases de sucesso

Já ajudamos centenas de empresas B2B e de tecnologia em sua jornada de sucesso. Em um mercado tão complexo, ter cases de sucesso demonstra a qualidade do nosso serviço e o foco em resultados — pontos que fazem parte do nosso DNA.

Em mais de 11 anos, firmamos parcerias duradouras e vantajosas. Confira algumas:

Saiba como a DBA Corp atingiu mais 5.500 leads em 8 meses de inbound marketing
Aumentamos 450.3% de novos visitantes e geramos mais de 200 leads com ações de inbound de marketing

7.     Extensão na área de marketing e vendas do seu negócio

Além da consultoria em marketing, podemos garantir o alinhamento do seu time de vendas com as estratégias aplicadas e as melhores práticas do mercado.

Assim, mapeamos as ações do seu time comercial e identificamos gargalos e oportunidades.

Mapeie a sua jornada do cliente B2B com a OUTMarketing

Ao longo deste conteúdo, você percebeu que a jornada do cliente B2B é complexa e repleta de detalhes que não podem ser ignorados.

Desse modo, seguindo os ensinamentos de Steve Jobs: “é melhor concentrar naquilo que você faz de melhor e delegar todo o resto”.

O marketing digital B2B é a especialidade da OUTMarketing Brasil. Estamos prontos para caminhar lado a lado da sua empresa, mapeando a jornada do seu cliente e garantindo uma geração de demanda constante e saudável.

É hora de dar um passo importante na sua estratégia! Converse com os especialistas da OUTMarketing Brasil e saiba, com exclusividade e sem taxas, os 2 primeiros caminhos, da nossa consultoria especializada, para iniciar a sua jornada B2B.

Não deixe as oportunidades escaparem!

Por Annielly Chagas 
Annielly é Analista de Conteúdo na OUTMarketing. Graduada em Direito, é uma apaixonada pelo Marketing de Conteúdo e tem mais de 8 anos de experiência com SEO, Redação e Copywriting. 

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