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Tecnologia em vendas: o segredo para impulsionar o crescimento da receita

30 de novembro de 2023
Vendas

Entenda como aplicar a tecnologia em vendas e impulsionar o seu negócio

Todos concordam que o uso de tecnologia em vendas transformou o setor como jamais vimos. Hoje, temos uma variedade enorme de ferramentas, criadas especialmente para simplificar a rotina dos vendedores.

O que acontece é que o grande volume de recursos pode sobrecarregar sua rotina. Você realmente precisa de todos os aplicativos e softwares que utiliza diariamente?

Ter as ferramentas certas aumenta suas chances de vender. Por isso, tão importante quanto investir em tecnologia, é ter a tecnologia certa à sua disposição.

Eu sei que essa não é uma missão simples, mas não há como evoluir sem fazer essa análise. Para te ajudar, quero compartilhar informações valiosas sobre a modernização do setor de vendas e uma lista de recursos que considero valiosa. Vamos lá?

O que é tecnologia em vendas?

O termo tecnologia em vendas faz referência a todos os tipos de softwares e aplicativos de vendas, criados para otimizar e organizar a rotina do setor.

Esses sistemas permitem que os representantes de vendas finalizem suas tarefas em menos tempo e de forma assertiva. Ou seja, a ideia é que eles foquem no contato com o cliente, enquanto o trabalho administrativo fica sob a responsabilidade da tecnologia.

O futuro das vendas depende da tecnologia

Vender não é nada simples, especialmente no mercado B2B. Com uma tomada de decisão mais crítica e menos emocional, é preciso recorrer a várias estratégias e recursos para ter êxito.

Nesse cenário, a importância da modernização dos processos é indiscutível. Aliás, segundo o estudo State of Sales do LinkedIn, 82% dos profissionais da área atribuem seus bons resultados ao uso da tecnologia em vendas.

Certo. Então o que esperar para o futuro? Acredito que a grande virada de chave é investir em tecnologias que funcionam de verdade para sua equipe de vendas.

Assim, um time de sucesso é aquele que otimizará o papel do vendedor, fazendo da tecnologia uma colega de equipe — e não apenas uma ferramenta que executa algumas de suas funções.

Esse cenário revela a necessidade de o profissional focar desenvolver capacidades e habilidades humanas. E alguns bons exemplos são a comunicação e a identificação dos aspectos emocionais que permeiam a tomada de decisão e comunicação

Maturidade em tecnologia em vendas: em qual estágio seu negócio está?

Antes de falar sobre os benefícios de modernizar a rotina do setor e apresentar algumas ferramentas, é importante que você entenda que existem níveis de maturidade em tecnologia em vendas.

Esses níveis foram identificados pelo Gartner e merecem sua análise:

Nível 1: Automação básica

Nessa fase, a equipe usa softwares básicos e até IA (Inteligência Artificial) para otimizar tarefas simples. Porém, embora a tecnologia ajude, falta habilidade e compreensão do vendedor sobre seu real potencial.

Nível 2: Venda assistida

No nível 2, a equipe faz uso de ferramentas de automação com recursos avançados, como IA e análise de dados. E mais: a tecnologia já faz parte do processo, ajudando a definir prioridades e executando atividades.

Nível 3: Venda automatizada

No nível 3, a tecnologia em vendas é vista como um membro da equipe e tem um papel importante na tomada de decisão e execução de processos. Assim, softwares automatizam diversas ações, tornando-as mais rápidas e assertivas.

Nível 4: Venda autônoma

No último nível, a tecnologia assumiria uma função avançada, automatizando totalmente o processo de vendas. O vendedor atuaria como um supervisor estratégico, aplicando suas habilidades humanas enquanto a ferramenta realiza ações.

Quais os benefícios do uso de tecnologia em vendas?

No mundo ideal, um vendedor só deve agir na hora certa. Isso porque, existe uma jornada que começa muito antes e depende do marketing.

Antes de decidir comprar, o cliente acessa diversos sites para identificar e selecionar seus possíveis fornecedores. Do mesmo modo, acessa e interage nas redes sociais e blog, identificando suas dores, necessidades e possíveis soluções.

Em outras palavras, o seu cliente em potencial está lendo artigos e materiais, ouvindo podcasts e vendo vídeos sobre o assunto. O vendedor não é um guardião da informação, mas um facilitador da conversão.

E onde a tecnologia em vendas entra nessa equação? Seu papel é extremamente valioso. Entenda!

Agilidade no contato com o cliente

O uso da tecnologia em vendas pode reduzir o tempo necessário para que o SDR se conecte com o lead. Vale destacar que, ao solicitar o contato, o cliente espera receber uma resposta o mais rápido possível.

Assim, é fundamental que o time de vendas tenha ferramentas que facilitem esse processo. Suas chances de fechar negócios dependem disso!

Economia de tempo com atividades burocráticas

Segundo a Endeavor, os representantes de vendas gastam apenas 50% do seu tempo vendendo. Ou seja, um desperdício de talento e oportunidades.

Atividades administrativas e burocráticas podem estar consumindo a agenda da sua equipe, o que impacta nas vendas. Com a tecnologia ideal, os vendedores passam seu tempo fazendo que o que sabem: conversando, se conectando e fechando negócios.

Acompanhamento eficaz dos processos de vendas

O objetivo da operação de vendas é gerar receita e isso não pode sair de foco. No entanto, fazer isso sem análise de dados é uma missão impossível.

A tecnologia é sua aliada na hora de visualizar as práticas mais eficientes e entender o que pode estar prejudicando os resultados. Com dados concretos e atualizados em mãos, tudo fica mais fácil.

3 tipos de tecnologias em vendas para investir o quanto antes

Para encerrar este artigo, gostaria de compartilhar com você as 3 ferramentas tecnológicas que considero mais importantes dentro de uma operação de vendas. Muitos profissionais já estão familiarizados com eles, mas há quem ainda não se arriscou a inovar.

Então eu te convido a dar esse salto!

1.      CRM de Vendas

O CRM de Vendas (software de gerenciamento do relacionamento com o cliente) é, sem dúvidas, a ferramenta mais importante para a gestão dos dados dos clientes. Isso porque, reúne toas as informações em um só lugar — graças às integrações.

Grandes empresas usam essa ferramenta em seu dia a dia com diversos objetivos:

  • rastrear vendas;
  • armazenar informações dos contatos;
  • verifica a performance das ações;
  • automatizar tarefas;
  • garantir um bom relacionamento com a base de leads.

Portanto, largue de vez as planilhas, aplicativos e múltiplos bancos de dados. Invista em uma tecnologia que ajude na integração de marketing e vendas e traga resultados reais. Nesse sentido, sugiro o HubSpot e RD Station.

2.      Ferramentas de prospecção

Ferramentas de prospecção de vendas são ótimas para facilitar a identificação de leads em potencial. Em geral, elas geram uma base de contatos por meio de diferentes fontes e selecionam os mais adequados para uma possível abordagem.

Você pode definir os critérios e, assim, expandir seu poder de atuação. A tecnologia procura as informações de contato e o vendedor se esforça para garantir a conversão.

3.      Software de análise de funil de vendas

É importante que a equipe de vendas tenha visibilidade sobre o funil de vendas. Assim, o uso de plataformas que dão essa visão e que facilitam a passagem dos leads para as etapas até chegar na reunião é muito válido.

Essa abordagem é uma prova de que inbound e outbound caminham juntos. Automatizando o funil de vendas, o cliente tem contato de diferentes formas com a marca, escolhe seus canais preferidos, fornece dados e avança em direção ao time de vendas.

A tecnologia em vendas é o segredo do sucesso (mas isso não é um segredo)!

Como evidenciado, a tecnologia em vendas é o segredo para vender mais. Mas eu imagino que você já saiba disso, não é mesmo?

A questão é: por onde começar? Se sentir dificuldades de identificar a melhor solução ou os processos que devem ser priorizados, conte com o apoio de especialistas. A OUTMarketing tem mais de 12 anos de experiência no mercado e atua com consultoria de vendas e marketing.

Com uma avaliação 100% personalizada, podemos analisar seus processos, identificar riscos e demandas e traçar um plano de modernização eficiente. Quer falar mais sobre o assunto? Solicite um contato agora mesmo!

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