Todos concordam que o uso de tecnologia em vendas transformou o setor como jamais vimos. Hoje, temos uma variedade enorme de ferramentas, criadas especialmente para simplificar a rotina dos vendedores.
O que acontece é que o grande volume de recursos pode sobrecarregar sua rotina. Você realmente precisa de todos os aplicativos e softwares que utiliza diariamente?
Ter as ferramentas certas aumenta suas chances de vender. Por isso, tão importante quanto investir em tecnologia, é ter a tecnologia certa à sua disposição.
Eu sei que essa não é uma missão simples, mas não há como evoluir sem fazer essa análise. Para te ajudar, quero compartilhar informações valiosas sobre a modernização do setor de vendas e uma lista de recursos que considero valiosa. Vamos lá?
O termo tecnologia em vendas faz referência a todos os tipos de softwares e aplicativos de vendas, criados para otimizar e organizar a rotina do setor.
Esses sistemas permitem que os representantes de vendas finalizem suas tarefas em menos tempo e de forma assertiva. Ou seja, a ideia é que eles foquem no contato com o cliente, enquanto o trabalho administrativo fica sob a responsabilidade da tecnologia.
Vender não é nada simples, especialmente no mercado B2B. Com uma tomada de decisão mais crítica e menos emocional, é preciso recorrer a várias estratégias e recursos para ter êxito.
Nesse cenário, a importância da modernização dos processos é indiscutível. Aliás, segundo o estudo State of Sales do LinkedIn, 82% dos profissionais da área atribuem seus bons resultados ao uso da tecnologia em vendas.
Certo. Então o que esperar para o futuro? Acredito que a grande virada de chave é investir em tecnologias que funcionam de verdade para sua equipe de vendas.
Assim, um time de sucesso é aquele que otimizará o papel do vendedor, fazendo da tecnologia uma colega de equipe — e não apenas uma ferramenta que executa algumas de suas funções.
Esse cenário revela a necessidade de o profissional focar desenvolver capacidades e habilidades humanas. E alguns bons exemplos são a comunicação e a identificação dos aspectos emocionais que permeiam a tomada de decisão e comunicação
Antes de falar sobre os benefícios de modernizar a rotina do setor e apresentar algumas ferramentas, é importante que você entenda que existem níveis de maturidade em tecnologia em vendas.
Esses níveis foram identificados pelo Gartner e merecem sua análise:
Nessa fase, a equipe usa softwares básicos e até IA (Inteligência Artificial) para otimizar tarefas simples. Porém, embora a tecnologia ajude, falta habilidade e compreensão do vendedor sobre seu real potencial.
No nível 2, a equipe faz uso de ferramentas de automação com recursos avançados, como IA e análise de dados. E mais: a tecnologia já faz parte do processo, ajudando a definir prioridades e executando atividades.
No nível 3, a tecnologia em vendas é vista como um membro da equipe e tem um papel importante na tomada de decisão e execução de processos. Assim, softwares automatizam diversas ações, tornando-as mais rápidas e assertivas.
No último nível, a tecnologia assumiria uma função avançada, automatizando totalmente o processo de vendas. O vendedor atuaria como um supervisor estratégico, aplicando suas habilidades humanas enquanto a ferramenta realiza ações.
No mundo ideal, um vendedor só deve agir na hora certa. Isso porque, existe uma jornada que começa muito antes e depende do marketing.
Antes de decidir comprar, o cliente acessa diversos sites para identificar e selecionar seus possíveis fornecedores. Do mesmo modo, acessa e interage nas redes sociais e blog, identificando suas dores, necessidades e possíveis soluções.
Em outras palavras, o seu cliente em potencial está lendo artigos e materiais, ouvindo podcasts e vendo vídeos sobre o assunto. O vendedor não é um guardião da informação, mas um facilitador da conversão.
E onde a tecnologia em vendas entra nessa equação? Seu papel é extremamente valioso. Entenda!
O uso da tecnologia em vendas pode reduzir o tempo necessário para que o SDR se conecte com o lead. Vale destacar que, ao solicitar o contato, o cliente espera receber uma resposta o mais rápido possível.
Assim, é fundamental que o time de vendas tenha ferramentas que facilitem esse processo. Suas chances de fechar negócios dependem disso!
Segundo a Endeavor, os representantes de vendas gastam apenas 50% do seu tempo vendendo. Ou seja, um desperdício de talento e oportunidades.
Atividades administrativas e burocráticas podem estar consumindo a agenda da sua equipe, o que impacta nas vendas. Com a tecnologia ideal, os vendedores passam seu tempo fazendo que o que sabem: conversando, se conectando e fechando negócios.
O objetivo da operação de vendas é gerar receita e isso não pode sair de foco. No entanto, fazer isso sem análise de dados é uma missão impossível.
A tecnologia é sua aliada na hora de visualizar as práticas mais eficientes e entender o que pode estar prejudicando os resultados. Com dados concretos e atualizados em mãos, tudo fica mais fácil.
Para encerrar este artigo, gostaria de compartilhar com você as 3 ferramentas tecnológicas que considero mais importantes dentro de uma operação de vendas. Muitos profissionais já estão familiarizados com eles, mas há quem ainda não se arriscou a inovar.
Então eu te convido a dar esse salto!
O CRM de Vendas (software de gerenciamento do relacionamento com o cliente) é, sem dúvidas, a ferramenta mais importante para a gestão dos dados dos clientes. Isso porque, reúne toas as informações em um só lugar — graças às integrações.
Grandes empresas usam essa ferramenta em seu dia a dia com diversos objetivos:
Portanto, largue de vez as planilhas, aplicativos e múltiplos bancos de dados. Invista em uma tecnologia que ajude na integração de marketing e vendas e traga resultados reais. Nesse sentido, sugiro o HubSpot e RD Station.
Ferramentas de prospecção de vendas são ótimas para facilitar a identificação de leads em potencial. Em geral, elas geram uma base de contatos por meio de diferentes fontes e selecionam os mais adequados para uma possível abordagem.
Você pode definir os critérios e, assim, expandir seu poder de atuação. A tecnologia procura as informações de contato e o vendedor se esforça para garantir a conversão.
É importante que a equipe de vendas tenha visibilidade sobre o funil de vendas. Assim, o uso de plataformas que dão essa visão e que facilitam a passagem dos leads para as etapas até chegar na reunião é muito válido.
Essa abordagem é uma prova de que inbound e outbound caminham juntos. Automatizando o funil de vendas, o cliente tem contato de diferentes formas com a marca, escolhe seus canais preferidos, fornece dados e avança em direção ao time de vendas.
Como evidenciado, a tecnologia em vendas é o segredo para vender mais. Mas eu imagino que você já saiba disso, não é mesmo?
A questão é: por onde começar? Se sentir dificuldades de identificar a melhor solução ou os processos que devem ser priorizados, conte com o apoio de especialistas. A OUTMarketing tem mais de 12 anos de experiência no mercado e atua com consultoria de vendas e marketing.
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