Você já viu esta cena antes? Alguém procurando sua marca na internet, desistindo ou escolhendo fechar negócio com base nas informações que encontrou? No cenário atual, o posicionamento digital vale ouro; e é sobre isso que falaremos neste artigo!
Antes de tudo, vale dizer: não estamos falando apenas de redes sociais! Presença digital vai muito além de posts no Instagram ou LinkedIn e envolve uma estratégia coordenada para estar onde o cliente está.
No B2B, com sua jornada de compra não linear, isso é decisivo. Afinal, uma marca forte e coerente, transmite autoridade e confiança desde o primeiro clique. Continue a leitura e saiba mais!
O posicionamento digital é a forma como uma empresa se apresenta e é reconhecida pelo público no ambiente online. Assim, envolve um trabalho de construção de autoridade e identidade de marca na internet.
É interessante dizer que este é um movimento estratégico. Isso porque o posicionamento digital não é sorte ou acaso, é fruto de análises e consistência em todos os pontos de contato: site, blog, redes sociais, anúncios, transmite profissionalismo e gera confiança.
Aliás, ele é peça-chave no B2B, em que os ciclos de venda são longos e a decisão passa por várias mãos.
Sem uma presença digital forte, é difícil converter. Isso porque, uma estratégia de posicionamento digital bem definida impacta diretamente na percepção da marca, nas vendas e no relacionamento com o cliente.
Quando sua empresa tem clareza sobre o que é e para quem fala, ela se posiciona corretamente e:
Além disso, o digital é um canal ativo de construção de autoridade e branding. É onde o seu cliente pesquisa, avalia, compara e decide.
A performance comercial não depende apenas de um bom produto ou serviço, ela começa muito antes, na forma como a empresa é percebida.
O posicionamento digital funciona como o alicerce dessa percepção, pois constrói a credibilidade e autoridade que antecedem qualquer contato comercial.
Empresas que investem em presença digital são reconhecíveis e desejadas. E mais: ganham a confiança necessária para vencer em ciclos de venda complexos, em que a tomada de decisão envolve múltiplos stakeholders e critérios técnicos.
Esse reconhecimento inicial abre portas para a prospecção ativa e reduz o atrito na abordagem. Afinal, quando o prospect já “conhece” a empresa e entende seu valor, o processo comercial é mais fluido e assertivo.
Por isso, em mercados competitivos, não basta estar presente: é preciso comunicar com clareza o diferencial da marca. O posicionamento digital faz isso ao alinhar identidade visual, tom de voz, proposta de valor e reputação digital. Tornando-se, portanto, um pilar entre marketing e vendas.
E como conquistar um posicionamento digital eficiente e que reflita positivamente nos resultados da sua empresa? O segredo está em alinhar pilares essenciais que definem como sua marca será percebida pelos clientes. Confira!
Sua marca precisa ter uma personalidade clara e memorável, e isso começa na identidade visual, como nome, logo e cores, e elementos que a tornem única em um universo repleto de concorrentes.
Quer um exemplo? O uso de cores sóbrias em empresas de tecnologia pode transmitir seriedade e confiança. Já tons vibrantes e linguagem informal funcionam bem para startups criativas.
Além disso, a padronização é primordial. Embora possa ser adaptável, ela deve ser consistente em todos os canais de comunicação digitais.
Você precisa entender e conhecer bem seu público-alvo, pois isso o ajudará a se posicionar de forma estratégica. E aqui vai uma dica fora da curva: além de pensar em segmentações tradicionais (como cargo e setor), investigue os motivos de compra.
Seu cliente quer reduzir custos, ganhar tempo ou inovar? Essa resposta muda tudo!
Nesse sentido, reforçamos a importância de mapear personas com base em dados reais. Este é um dos passos que mais impactam nas vendas e posicionamento do negócio.
Qual é a principal promessa da sua marca? Por que o cliente deve escolher você? Essas perguntas definem sua proposta de valor. A mensagem central deve ser clara e ser comunicada em todos os pontos de contato.
Pode parecer algo simples e até mesmo irrelevante, mas sim, faz a diferença e influencia na identificação do público, gestões e outras empresas com sua marca.
Todos esses elementos precisam estar alinhados. Se sua empresa quer transmitir autoridade e proximidade, use uma linguagem acessível, mas com dados e estrutura.
Um bom exemplo é o uso de linguagem técnica sem jargões, que pode ajudar a mostrar domínio, sem afastar o público. Mas é claro que essa definição depende das suas personas e objetivos de negócio.
Agora, é hora de visualizar a estratégia de implementação para potencializar a presença digital da sua empresa de forma coerente e eficaz.
Confira a seguir:
Produzir conteúdo relevante é uma das formas mais eficazes de construir autoridade. Artigos de blog, ebooks, vídeos e newsletters fortalecem a imagem da marca e geram valor antes mesmo do primeiro contato comercial.
A verdade é que muitos gestores e lideranças consomem conteúdo digital. Quando você se dedica a entregar com qualidade, sai na frente!
💡Para se inspirar: Saiba como o marketing de conteúdo impulsionou a presença digital de uma empresa de cibersegurança
Estar presente nos canais onde seu público está é essencial. Além disso, é preciso engajar de forma ativa, responder dúvidas, participar de conversas e reforçar o posicionamento com consistência.
Invista em uma estratégia coerente e consistente para as redes sociais. Aproveite bem o potencial desse canal e saiba se comunicar e conectar com seu público, fornecendo conteúdo e insights relevantes para seu dia a dia.
O posicionamento nos buscadores reforça seu posicionamento digital. Afinal, uma marca que aparece entre os primeiros resultados transmite autoridade e aumenta suas chances de conversão.
Outra dica está no SEO Local, uma forma específica de levantar voo e marcar presença na sua região com contundência!
O digital permite testar, medir e ajustar. Monitorar KPIs e fazer melhorias com base em dados é parte essencial de qualquer estratégia que queira escalar com inteligência. Ainda mais agora com tantas ferramentas, IAs e automações.
Fazer o básico é essencial, mas realizar ações de maior complexidade é que irão colocar sua empresa no topo. Por isso, separamos alguns elementos que podem fazer uma grande diferença na autoridade digital da sua empresa:
A OUTMarketing é uma agência de marketing especializada em B2B e conhece bem os desafios do posicionamento digital. Já ajudamos centenas de negócios nessa jornada, da definição estratégica da comunicação à otimização da presença online.
Quer entender como podemos ajudar seu negócio a se destacar no digital? Fale com nossos especialistas e comece agora a construir um posicionamento forte, autêntico e orientado para resultados!