OUTMarketing

Home » Vendas » Cross selling e Up selling: desvendando os segredos para vender mais

Cross selling e Up selling: desvendando os segredos para vender mais

26 de março de 2024
Vendas

cross selling e up selling

Cross selling e Up selling são estratégias de vendas muito valiosas para o mercado B2B. Isso porque conseguem aumentar as vendas de uma forma estratégica e inteligente.

Enquanto uma delas incentiva a compra de uma versão mais cara de um produto ou serviço, a outra motiva a complementação da compra com soluções que agregam ainda mais valor. Apesar das diferenças, ambas ajudam a impulsionar seus resultados.

A verdade é que nenhum negócio pode ignorar essas duas técnicas. Mas se você ainda tem dúvidas sobre elas, chegou a hora de desvendar os seus segredos.

Continue conosco e aumente seu ticket médio!

O que é Cross selling (venda cruzada)?

Cross selling, ou venda cruzada, é uma estratégia que incentiva o cliente a comprar produtos ou serviços semelhantes ou complementares aos que ele já tem ou demonstrou interesse.

Desse modo, o foco do vendedor é apresentar novos produtos e diversificar suas vendas. No comércio eletrônico, esse tipo de sugestão surge como anúncios atrativos de “você também pode gostar”. No B2B, a sugestão é trabalhada pelo comercial, com muita estratégia.

Vale destacar que a Inteligência Artificial pode ser sua aliada nesse momento. Com base em análises de dados, a tecnologia pode indicar quando sugerir uma oferta complementar.

Requisitos básicos para uma estratégia cross selling de sucesso

E como ter mais chances de conseguir ampliar a carteira de serviços e produtos que um cliente compra de você? A seguir, litamos os requisitos essenciais:

  • Conhecer o cliente: Assim como o up selling, é muito importante compreender as necessidades do público. Caso contrário, você pode vender algo sem valor real para o cliente, interferindo em sua imagem no mercado.
  • Sem pressões: cuidado para não pressionar demais o cliente a compra itens adicionais. Uma abordagem muito incisiva pode desencadear feedbacks negativos e uma impressão errada da parceria.

Vantagens do Cross selling

Seu negócio ainda não aposta no cross selling? Vocês podem estar perdendo grandes oportunidades e deixando de aproveitar vantagens importantes. Confira!

  • Eleva o valor geral das vendas;
  • Aumenta o engajamento do cliente com a empresa;
  • Garante comodidade aos clientes com ofertas úteis e vantajosas;
  • Auxilia na divulgação de novos produtos e serviços;
  • Cria um ambiente de benefício mútuo para as empresas;
  • Aumenta o valor da vida do cliente;
  • Melhora os índices de satisfação e fidelização dos clientes.

O que é Up selling (Upsell)?

O Up selling (upsell) é uma estratégia de vendas que incentiva a compra de versões e pacotes mais completos e com valor maior do produto ou serviço que o cliente se interessou. Portanto, ajuda a ampliar o ticket médio e o lucro do negócio.

A ideia é aproveitar o interesse demonstrado pelo cliente em potencial ao máximo. Assim, o vendedor trabalha diferentes técnicas e argumentos para reforçar os benefícios de adquirir o serviço mais avançado.

Mas, atenção! Toda oferta precisa fazer sentido para os objetivos do cliente. A missão do time comercial jamais deve ser fechar uma venda a qualquer custo — até porque isso impacta na retenção e fidelização.

Requisitos básicos para o sucesso do Up selling

Para que uma estratégia de up selling seja um sucesso, é preciso se dedicar ao planejamento e execução. Confira os requisitos essenciais para fechar bons negócios:

  • Entenda o comportamento do cliente: é indispensável verificar os hábitos e preferências de compra do cliente antes de fazer uma oferta. É assim que você consegue selecionar ofertas atrativas e coerentes.
  • Ganhe a confiança do cliente: vendas complexas são baseadas em confiança. Por isso, você deve mostrar que não quer apenas um negócio, mas um parceiro.
  • Esteja atento às oportunidades: vendas e sucesso do cliente podem trabalhar juntos para identificar oportunidades, produtos e serviços que ajudarão o cliente em suas necessidades.
  • Encontre o equilíbrio: abordagens agressivas podem afastar o cliente, enquanto uma abordagem muito passiva não traz bons resultados. Encontre seu equilíbrio!

Vantagens do up selling

Empresas que investem na estratégia de up selling conseguem resultados que fazem a diferença. Além do retorno financeiro, podemos destacar outros benefícios:

  • Eleva o ticket médio das vendas;
  • Ajuda a aumentar o ROI de Marketing;
  • Ajuda o cliente a atingir seus próprios objetivos;
  • Promove a fidelização e satisfação do cliente;
  • Ajuda a reativar o ciclo de vida de produtos com vendas abaixo do esperado;
  • Aumenta o valor da vida do cliente

Para saber mais: Confira aqui nosso Glossário de Vendas, com os principais termos comerciais!

Qual a importância do Cross selling e Up selling?

Você percebeu que cross selling e up selling são abordagens diferentes. Porém, elas têm o mesmo objetivo: aumentar o faturamento do negócio!

Em geral, as duas estratégias são essenciais para o sucesso empresarial, pois otimizam os esforços do marketing. Afinal, o time comercial aproveita ao máximo o interesse demonstrado pelos clientes e prospects.

Além disso, já sabemos que vender para um novo cliente é muito mais difícil do que reforçar ainda mais a parceria com aqueles que já confiaram em sua marca. Temos custos menores e menos esforços envolvidos.

Sendo assim, podemos dizer que os métodos ajudam a enfrentar a concorrência e a manter a saúde financeira do negócio.

O UberSuggest é uma plataforma de SEO que usa muito bem a técnica de up selling. O software tem uma versão gratuita com uma série de ferramentas úteis, porém o número de buscas diárias é limitado.

Para incentivar o upgrade, existem ofertas estratégicas que reforçam os benefícios do plano pago. Assim, a plataforma consegue converter novos usuários de uma forma mais barata e eficiente.

Cross selling e Up selling: os segredos para implementar em seu negócio

A OUTMarketing é especialista em Marketing e Vendas para empresas de Tecnologia e B2B. Exatamente por isso, estamos sempre atentos às tendências, boas práticas e recursos que podem impulsionar o sucesso de nossos clientes.

Para finalizar este conteúdo, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a implementar as técnicas de cross selling e up selling em seu negócio. Acompanhe!

Personalize o atendimento ao cliente

Quando você entende as necessidades dos seus clientes consegue adaptar suas ofertas de forma estratégica e até difícil de se ignorar. Mas isso demanda dedicação e, principalmente, um trabalho com foco no cliente.

É importante dizer que o time comercial precisa se dedicar ao relacionamento. Vender é a consequência de um processo complexo, que envolve diversas etapas e agentes e depende da confiança.

Aposte em campanhas direcionadas

Já pensou em estruturar uma campanha de cross selling ou up selling? A gente sempre pensa em esforços de marketing para atrair novos leads, mas o que acha de trabalhar a sua base de leads, oferecendo novos serviços?

Ofereça benefícios para a aquisição de mais serviços ou produtos

Agrupar produtos em um pacote é uma maneira de aumentar as vendas e agregar valor ao cliente. A ideia de ter uma vantagem para adquirir um combo pode ser o estímulo que o cliente precisava para tomar a decisão.

Conte com a ajuda de um bom CRM

É difícil pensar em cross selling e up selling sem gestão de relacionamento com o cliente. Por isso, indicamos que você invista em um bom CRM de vendas para conseguir gerenciar toda a jornada do seu cliente e identificar o momento de oferecer algo a mais.

Aposte no trabalho integrado

Por fim, garante que todos os setores tenham uma relação próxima e trabalhem focados no mesmo objetivo. Essa estratégia, conhecida como RevOps, é o segredo para o crescimento do faturamento e tem evoluído ano após ano.

A ideia é garantir a integração entre os times de Marketing, Vendas e Sucesso do Cliente. Assim, eles devem ter um diálogo aberto, trocar dados e oferecer uma experiência única e vantajosa aos clientes.

Dê valor ao seu cliente e aumente a receita!

Sem dúvidas, conquistar clientes fiéis que garantem uma receita recorrente e consistente é o grande trunfo de um negócio B2B. Embora o time comercial deva sempre trabalhar para conquistar novos clientes, é importante olhar para os parceiros que já confiam em sua marca.

Para isso, você deve investir nas estratégias discutidas acima e, principalmente, fomentar o trabalho em conjunto das equipes de vendas, marketing e CS, oferecendo experiências positivas que conquistam admiradores da marca.

Para te ajudar, temos um Guia completo do RevOps, com todas as dicas necessárias para conquistar esse perfeito alinhamento. Acesse agora mesmo!

Veja também