Uma das principais prioridades dos profissionais de marketing é a criação de conteúdos. No entanto nem todos os conteúdos criados geram leads e esse é um dos grandes desafios que equipas de marketing enfrentam diariamente! Por vezes os conteúdos apresentam uma má performance e não existe conversão de visitantes em leads. Mas então como otimizar conteúdo para gerar mais leads?
Antes de identificar onde otimizar conteúdo para gerar mais leads é necessário compreender como criar um conteúdo com bom desempenho. Os conteúdos que geram maior envolvimento reúnem um conjunto de características em comum:
Conteúdo rico com muita qualidade;
Divertido;
Não promocional;
Educacional;
Inovador;
Altamente relevante.
No entanto desenvolver conteúdo com estas características não é assim tão simples!
São vários os indicadores que podem ser analisados para determinar o desempenho do conteúdo. Elaborámos uma short-list de alguns desses indicadores:
Perda de tráfego orgânico;
Falta de envolvimento dos visitantes com o conteúdo;
Métricas de conteúdo baixas (visitas, partilhas de conteúdos nas redes sociais, conversão em formulários, etc);
Fluxos sem conversão apesar do patrocínio dos conteúdos.
Qual a solução para este problema? Como otimizar conteúdo para gerar mais leads e mais envolvimento com o público-alvo? Esta é uma questão com que muitos profissionais de marketing se debatem diariamente!
1. Melhorar o uso de palavras-chave de cauda longa
Se conseguir tráfego e visibilidade orgânica é um problema no desempenho do seu conteúdo, é importante tentar otimizar com palavras-chave de cauda longa que correspondam ao que o utilizador procura e ao que o seu conteúdo dá resposta.
2. Otimizar títulos para aumentar taxa de cliques
São mais de 200 os fatores de classificação do Google para criar o ranking das páginas apresentadas quando é feita uma pesquisa. A taxa de cliques é um fator com um peso significativo na forma como o Google classifica as páginas. Investir num bom título trará mais cliques para os seus conteúdos e melhorará a performance orgânica, e consequentemente o posicionamento no Google.
3. Criar uma meta descrição atraente
Em SEO a meta descrição já não é o elemento com mais peso na atribuição de ranking por parte do Google. No entanto não deixa de ser fundamental apostar neste elemento. Um bom título, os headers e a meta descrição têm impacto no envolvimento do utilizador e influenciam a sua taxa de clique, sendo este um indicador relevante para o Google. Uma meta descrição concreta e atraente pode ajudar a melhorar o posicionamento do conteúdo.
4. Ajustar o conteúdo de acordo com a intenção do visistante
É fundamental ajustar o conteúdo de acordo com o que os visitantes procuram. Conheça bem os seus visitantes e ajuste o seu conteúdo, incluindo informações novas ou mais direcionadas. Se os seus visitantes procuram conteúdos sobre tecnologia, não terá tantas conversões se o conteúdo apresentado se focar em culinária ou mecânica.
5. Adicionar links internos e conteúdo de link cruzado
Se o conteúdo se foca exclusivamente na sua empresa, este pode ser um motivo para um baixo envolvimento dos leitores e visitantes. Sem links externos ou fontes confiáveis os visitantes podem considerar o conteúdo uma mera opinião pouco fundamentada. Links externos para outras fontes ajudam a reforçar a credibilidade e a autoridade do conteúdo.
6. Consolidar o conteúdo
Se possui vários conteúdos com pouco tráfego, porque não agrupar toda a informação numa única peça mais abrangente e com maior valor para os leitores? Redirecione as ligações com menor desempenho para o novo conteúdo. Por exemplo, se tem vários artigos dispersos sobre um tema e cada um tem pouco envolvimento, porque não criar um eBook com o conteúdo mais desenvolvido e criar uma chamada de atenção para este novo conteúdo em todos os artigos?
São várias as formas de identificar se o conteúdo pode ser melhorado e inúmeras as técnicas que podem ser usadas para melhorar a performance do conteúdo. SEO, acrescentar links, melhorar as palavras-chave, adaptar os títulos e tópicos de acordo com a pesquisa dos utilizadores ou até mesmo consolidar algumas peças de conteúdo são apenas algumas sugestões!