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O que é um webinar? Aprenda a organizar e gerar bons leads

18 de junho de 2024
Marketing de Conteúdo

O que é um Webinar?

Você sabe o que é um webinar? Embora o termo esteja em alta no Marketing Digital, é normal ter dúvidas sobre o assunto. Mas, se este é o seu caso, a ajuda acabou de chegar!

Convidamos Leonardo Stival, Coordenador de Marketing da OUTMarketing, para falar um pouco mais sobre essa poderosa ferramenta e, claro, compartilhar dicas e insights para você planejar e organizar eventos que geram bons leads.

Essa é uma grande oportunidade para você ouvir de quem entende do assunto e organizar webinars frequentemente. Vamos lá?

Neste conteúdo, você verá:

  • O que é um webinar;
  • Qual a diferença entre webinar e live;
  • Quais os tipos de webinar;
  • Os benefícios do webinar;
  • Como planejar um webinar de sucesso;
  • Como gerar leads com um webinar.

O que é um webinar?  

O webinar é uma palestra ou seminário online em vídeo. Ou seja, um evento criado e executado em ambiente digital, rompendo barreiras geográficas para propagar novos conhecimentos.

Imagine poder participar de um seminário ou conferência sem sair de casa? É exatamente isso que um webinar oferece!

Segundo o Leonardo Stival, “o grande diferencial dessa ferramenta é permitir a interação em tempo real entre o apresentador e o público. Isso torna a experiência muito dinâmica e diferenciada”.  

Qual a diferença entre webinar e live?

Embora semelhantes, webinar e live são formatos diferentes. O webinar é um seminário online, como uma aula ao vivo. Já a live é um evento de curta duração com foco em entretenimento, normalmente transmitido nas redes sociais.

Quais os tipos de webinar?

Existem diversos tipos de webinars, porém o que realmente muda é o objetivo do evento. A estrutura geral permanece bem parecida, podendo ser ajustada conforme as necessidades da empresa e objetivo da reunião.

Nosso Coordenador de Marketing sugere os seguintes modelos:

  1. Educacionais: visam informar e ensinar sobre determinado tema;
  2. Apresentação e demonstração de produto: ajudam a destacar os recursos e benefícios de um produto;
  3. Treinamentos: têm o foco em desenvolver novas habilidades;
  4. Entrevista: indicado para explorar os conhecimentos de um especialista ou influenciador;
  5. Summit: formato mais robusto, que pode ser dividido em vários dias.

Independentemente do tipo, um webinar de sucesso deve ter um bom conteúdo, um formato envolvente e elementos interativos, como enquetes, pesquisas e chat ao vivo.

Quais os benefícios dos webinars?

Além de quebrar barreiras geográficas, os webinars são como uma caixa de ferramentas para o marketing digital. Isso porque, eles oferecem uma série de vantagens que podem impulsionar sua estratégia de geração de leads:

  • Alcance global: com um webinar, você pode atingir uma audiência global sem a necessidade de viagens ou despesas com locais físicos;
  • Economia de custos: organizar um evento presencial pode ser caro. Com os webinars, você elimina diversos custos;
  • Geração de leads qualificados: o webinar é uma ferramenta valiosa para educar sua audiência, o que ajuda a gerar leads mais qualificados para o seu negócio.
  • Fortalecimento da marca: ao compartilhar seu conhecimento e expertise, você fortalece a autoridade e credibilidade da sua marca no mercado.

Como planejar um webinar de sucesso?

A pergunta que não quer calar: como fazer um webinar de sucesso? Leonardo Stival destaca que “o primeiro passo para ter bons resultados é definir um objetivo. Ou seja, o que você espera com este evento: educar sua audiência, lançar um novo produto ou gerar leads, por exemplo”.

Ele também enfatiza o quanto a escolha do tema é importante e precisa fazer sentido para seu público-alvo. Além disso, na etapa de planejamento, é importante definir a plataforma que será usada na transmissão, dando preferência para as que tenham ferramentas e recursos interativos.

“Existem várias opções de plataformas no mercado. As que mais usamos são o Zoom, GoToWebinar e Webex”, destaca Leonardo.

E, claro, não se esqueça de fazer um bom planejamento de marketing para divulgar o webinar em diversos canais, como e-mail, mídia social e seu site, para garantir a máxima participação.

4 passos para gerar bons resultados com o seu webinar

Dentro de uma estratégia de Marketing Digital, além de saber o que é um webinar, você precisa entender como transformá-lo em uma máquina de gerar leads.

Nós pedimos ao nosso Coordenador de Marketing para destacar algumas boas práticas que podem te ajudar a alcançar essa meta. Quer aprender? A hora é agora!

1.     Estimulando a inscrição

A inscrição é o momento em que o usuário fornece seus dados e se transforma em um lead. Portanto, o seu primeiro grande desafio é estimular essa ação!

Segundo Leonardo “o segredo está em gerar expectativa e mostrar o quanto o evento pode agregar valor em sua jornada profissional”. Afinal, quem não gosta de aprender algo novo e realmente útil, não é mesmo?

“Nós investimos na criação de uma Landing Page específica para cada webinar, com dados, informações e gatilhos mentais que estimulem a conversão”, enfatiza. Além disso, é importante se certificar que o formulário seja simples e direto.

2.     Qualificando os leads

Agora que você conseguiu os dados do seu lead, é hora de entender se ele pode ser trabalhado em suas estratégias de marketing.

“O webinar dá a oportunidade de qualificar leads com base em seu nível de interesse e engajamento. Por exemplo, você pode monitorar quem assistiu o evento até o final, quem fez perguntas ou interagiu de alguma forma”, destaca nosso Coordenador de Marketing.

Esses comportamentos são indícios de que o lead pode estar próximo da decisão de compra. Mas, caso perceba o contrário, é possível criar fluxos de nutrição educativos para complementar o webinar e estimular o avanço na jornada do cliente.

3.     Oferecendo condições especiais

Para trabalhar ainda melhor os leads gerados e até incentivar novas conversões, você pode divulgar que terá uma condição especial para os participantes.

Essa oferta pode acelerar a jornada de compra do cliente que já demonstrou interesse por um determinado tema. Quer um exemplo? Você pode oferecer uma consultoria gratuita e usar esse tempo para coletar mais informações e estreitar o relacionamento com o lead.

4.     Aquecendo o relacionamento com o lead pós-evento

Após o webinar, não abandone o seu lead. “Envie um e-mail de agradecimento, forneça o acesso à gravação e continue a nutrir esses usuários com conteúdo relevante.

“Um dos maiores erros das empresas é não aproveitar os contatos após o evento. Quando você não demonstra interesse em ajudar o lead que ainda não está pronto para a compra, há uma quebra de expectativa e confiança”, ressalta Leonardo.

Portanto, invista em uma curadoria de conteúdo para o pós-evento. Criar um fluxo de e-mails específico para essas pessoas é uma estratégia muito eficiente!

Como mensurar o sucesso do seu Webinar?

No Marketing Digital, ficar atento aos resultados é tão importante quanto se esforçar para um bom planejamento e execução. Mas a verdade é que existem métricas que te mostram o caminho a seguir, garantindo a melhoria contínua de suas ações.

Com o webinar não é diferente! Mensurar o sucesso de uma palestra online faz parte do processo, por isso merece sua atenção. A seguir, selecionamos algumas métricas para ficar de olho!

Taxa de Registro e Participação

  • Registros: o número de pessoas que se inscreveram para o webinar.
  • Participação: a porcentagem de inscritos que realmente participaram do evento ao vivo.
  • Dica: uma taxa de participação de 30% a 50% é considerada boa. Se a sua taxa estiver abaixo disso, analise sua promoção e lembretes enviados antes do evento.

Engajamento, feedbacks e avaliações

  • Monitore a interação dos participantes, como perguntas feitas, comentários, participação em enquetes e pesquisas.
  • Colete feedback por meio de pesquisas pós-webinar para avaliar a satisfação dos participantes e obter insights para melhorias.
  • Dica: um alto nível de engajamento indica que o conteúdo foi relevante e interessante para o público.

Tempo de Permanência

  • Verifique quanto tempo, em média, os participantes permaneceram no webinar.
  • Dica: um tempo de permanência alto sugere que o conteúdo manteve o interesse dos participantes.

Alcance nas Redes Sociais

  • Avalie o engajamento e o alcance do seu webinar nas redes sociais, incluindo compartilhamentos, comentários e menções.
  • Dica: incentive o compartilhamento nas redes sociais durante o webinar para aumentar seu alcance.

O que é um Webinar?

Ficar atento a essas métricas pode te ajudar a ser cada vez mais estratégicos. Entretanto, Leonardo Stival lembra que “o sucesso de um webinar não se mede apenas pelos números, mas pelo valor que ele traz para o público e como contribui para seus objetivos de negócios”.

Agora que você já sabe o que é um webinar, está pronto para colher os frutos dessa estratégia digital? Com as dicas acima, você pode começar sua jornada e transformar seus webinars em verdadeiras máquinas de geração de leads!

Inclusive, que tal uma jogada de mestre? A OUTMarketing preparou um e-book abrangente que vai te auxiliar no mapeamento da jornada de seus clientes. Prepare-se para uma Jogada de Mestre e dê o Xeque-Mate!

O que é um webinar?

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