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O potencial das redes sociais para os negócios

27 de maio de 2013
Sem categoria

Muitas são as opiniões sobre as redes sociais. Uns continuam céticos em relação à sua utilidade, outros exploram ao máximo o seu potencial para dinamizarem a oferta profissional e/ou pessoal e há ainda os que usam de forma excessiva, abusiva e pouco correta. As redes sociais não são mais do que um canal de comunicação que podemos utilizar para chegar a qualquer canto do mundo de forma gratuita, rápida e eficaz, caso sejam bem aproveitadas.

A tendência é cada vez mais movermos num ambiente digital, onde a informação é transparente e as consequências que daí resultam devem ser assumidas e encaradas de frente. Os céticos defendem que as redes sociais expõem demasiadamente as pessoas e/ou as empresas, que extravasam o que é correto institucionalmente e que colocam, no caso das empresas, de portas abertas para o mundo, o que faz com que estejam expostas aos seus concorrentes. Aqueles que não são receptivos a este canal ainda não entenderam que não é isso que irá revelar o segredo ou a alma do negócio. Ainda não sentiram o quanto poderão lucrar com este canal de comunicação que, sem qualquer custo, conseguirá colocá-los no outro lado do mundo, ajudando a dinamizar o negócio. As redes sociais são canais de comunicação que colocam em causa o que se tem feito de tradicional e talvez seja isso que “assuste” as pessoas, ou seja, o fato de perderem o suposto controle do seu negócio, quando na verdade não é isso que acontece.

Me assustam os empreendedores que não querem encarar de frente as tendências e as mudanças do mercado e que, à semelhança do que se fazia há 30 anos atrás, continuam exatamente com a mesma mentalidade pouco visionária e limitada a um unico mercado. Como conseguiremos crescer um negócio se não o comunicamos, se não o colocamos na boca do mundo? O boca a boca, atualmente, é teclado, é estar a par das inovações do mercado, é estar à distância de um simples clique da informação que precisamos.

Focando no lado positivo das redes sociais e aproveitando para explorar ao máximo o seu potencial. Sou uma fã incondicional deste canal de comunicação, não só pelos motivos que mencionei em cima, mas principalmente porque me tem permitido ao longo da minha vida pessoal e profissional, aproximar-me das pessoas que fazem sentido e trazem valor ao meu dia a dia.

Falando das que sou maior fã – Facebook e LinkedIn – temos diferenças visíveis. Se o LinkedIn está virado para um networking puramente profissional, sério e corporativo, o Facebook consegue oferecer um misto entre o institucional descontraído e o pessoal. O Facebook aproxima as pessoas virtualmente, permitindo que de uma forma direta e prática nos identifiquemos com determinados perfis de pessoas e consigamos, à distância, ter uma percepção clara da pessoa e da sua postura para com a vida. Obviamente que compartilhar experiências, gostos, visões, opiniões, fará com que nos possamos identificar mais ou menos com determinada pessoa e por isso é que temos o conceito do perfil, fãs e seguidores. Dar um uso sério e ao mesmo tempo cool ao Facebook é um desafio que nem todas as pessoas entendem, pois ao postarem determinadas situações, ao colocarem certos comentários ou ao defenderem ações, estão a expor e a passar ao mundo a pessoa que realmente são. Por isso, é muito importante que tenhamos uma escrita clara, correta e coerente para que não hajam falsos juízos de valor e más interpretações. Conseguir tirar partido tanto a nível pessoal como profissional das redes sociais, é conseguir atingir o potencial que este canal de comunicação tem.

Durante o meu percurso, as redes sociais têm facilitado chegar a pessoas que já não tinha contato há muito tempo ou a pessoas que precisava aproximar-me a nível profissional. Se é possível gerar negócio através das redes sociais? Sim, sem dúvida! Tenho vários casos práticos onde o negócio se iniciou precisamente através do Facebook. E isto tanto a nível nacional como internacional. Em que moldes? Eis alguns exemplos:

  • Desde amigos que compartilharam algo da OUTMarketing e fez com que chegasse a uma rede de pessoas que eu ainda não tinha atingido e, consequentemente, alguém dessa rede estivesse à procura daquilo que eu tinha para oferecer
  • Eu necessitar de informação estratégica e de negócio em outros mercados e precisar que compartilhassem comigo a sua experiência e os desafios que poderia encontrar lá fora
  • Focar-me no meu target, procurá-los e conectar-me fazendo com que estejam na minha rede e tenham acesso à informação que eu compartilho e que sei que faz sentido para o seu negócio. E, assim, aumentar o interesse em contactar-me para ouvir mais sobre o que faço
  • Fortalecer alguns contatos através do compartilhamento bilateral de informação e criando naturalmente empatia, desencadeando uma aproximação e identificação virtual

As redes sociais têm-se revelado um fenômeno fantástico que aproxima a humanidade, tornando as pessoas mais despertas e atentas ao que se passa no mundo, sensibilizando-nos para a realidade e tocando-nos mais no lado emocional, no lado do coração. Certamente que duas pessoas que estão ligadas virtualmente, ao acompanharem o percurso uma da outra e se identificarem com o perfil uma da outra, quando há um encontro presencial, o gelo já quebrou há muito tempo e a conversa fluirá muito mais consistentemente, o que poderá desencadear, em termos de negócio, uma maior segurança, confiança e conforto. Afinal as duas pessoas tiveram acesso à informação uma da outra de forma transparente e, numa primeira fase, muito naturalmente, sem ser invasiva.

Investirmos um tempo diariamente nas redes sociais, é dar mais um passo em frente. É ter acesso às notícias do mundo, é ter acesso a inovação, ao mercado, àquilo que de diferente o mundo anda fazendo, é ver diferentes pontos de vista, diferentes modos de pensar e diferentes culturas. No fundo, é crescermos todos juntos!

Por Ana Barros, OUTMarketing.

E vocês, que experiência têm nas redes sociais em termos de negócio?

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