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Dominando as Redes Sociais: os “Do” e os “Dont’s” na hora de publicar

4 de abril de 2024
Marketing

Eu sei e você sabe que as mídias sociais são um elemento vital para a construção de uma marca. Mas, na hora de publicar, você tem dúvidas? Este conteúdo reuniu os “do” e os “dont’s” para você não cometer nenhum deslize e dominar as redes sociais.

E vale destacar que as dicas a seguir não falam apenas de ajustes técnicos. Vamos mais à fundo, destacando o papel de uma estratégia de conteúdo ampla, com foco no público-alvo e que agrega valor.

Afinal, essa é uma grande oportunidade da sua empresa impactar o dia a dia dos seus seguidores de forma útil e positiva. Vamos lá?

O poder das redes sociais no sucesso empresarial

Você sabia que o Brasil é o terceiro maior consumidor de redes sociais do mundo? Um estudo do Comscore mostrou que estamos atrás apenas da Índia e Indonésia.

Este é um dado que chama a atenção para a relevância de uma estratégia inteligente nas redes sociais. Isso porque, milhares de empresas estão disputando a atenção dessa audiência que é real e crescente.

Muito mais do que publicar nas redes sociais, a questão é o que e como publicar. Nesse caso, um planejamento estratégico, pautado em análise de dados, tendências e boas técnicas faz a diferença.

Em geral, ser uma presença marcante nesse universo é mais uma forma de reforçar sua autoridade. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?

Certo ou errado: os “do” e os “dont’s” na hora de publicar

Você já sabe que ter redes sociais ativas pode potencializar o crescimento da sua marca, ajudando a construir relacionamento, fortalecendo o branding e até facilitando as vendas. Mas, isso só acontece quando alguns detalhes são considerados.

Alguns erros nas redes sociais podem minar todo o seu trabalho. Em alguns casos, nem mesmo um design extremamente bonito e atraente vai gerar o tão sonhado engajamento.

Chegou a hora de conferir os “do” e os “dont’s” da publicação em redes sociais. Continue conosco e descubra como conquistar seus seguidores!

Primeiro os ‘Do’: o que fazer antes de publicar nas redes sociais?

A OUTMarketing é uma agência de Marketing Digital especializada em empresas de tecnologia e B2B. Ao longo de mais uma década de existência, presenciamos a evolução das redes sociais e a mudança no perfil dos usuários.

A seguir, listamos os pontos que consideramos essenciais para manter um perfil estratégico nas redes sociais, independentemente do canal escolhido. Confira!

1.      Identificando seu público-alvo

Antes de mais nada, é importante definir para quem o seu conteúdo será direcionado. Ou seja, identificar e conhecer sua audiência.

É importante dizer que isso muda tudo! Uma página de uma empresa de Tecnologia da Informação tem seguidores com interesses diferentes de uma empresa de cosméticos, não é mesmo? Então, sua primeira missão é conhecer seu público-alvo e adaptar a mensagem.

2.      Ajustando o tom

Este ponto está intimamente ligado ao anterior. Se a mensagem se destina a advogados e versa sobre legislação, é preciso adotar uma linguagem mais séria. Mas se o conteúdo é sobre marketing ou jogos, pode ser mais informal e divertido.

O importante é ser estratégico e intencional. Sempre que fizer uma copy para rede sociais, pense se ela tem realmente o potencial de se comunicar e atrair a atenção da sua audiência.

Para saber mais: Conheça os diferentes arquétipos de marca e defina o do seu negócio!

3.      Enriquecendo o conteúdo

E não é porque estamos falando de redes sociais que o conteúdo deve ser raso. Na verdade, o usuário está cada vez mais exigente em relação ao que consome e você precisa garantir que suas postagens sejam úteis e agregam valor aos seguidores.

Outra dica é mesclar posts institucionais com outros educativos e até mesmo para entreter. Lembrando que tudo deve estar de acordo com as suas personas.

4.      Otimizando para SEO

SEO em redes sociais? Por que não? O Google está atualizando seus resultados de buscas e, cada vez mais, traz resultados de redes sociais para as dúvidas dos usuários.

Sendo assim, na hora de postar, não se esqueça de inserir a palavra-chave no corpo da legenda e até mesmo recorrer às famosas hashtags.

5.      Uma boa copy e uma imagem impactante e original

O ditado diz que uma imagem vale por mil palavras, o que é completamente verdade nas redes sociais. Afinal, nosso olhar é capturado primeiro pelo elemento visual.

A dica é investir na produção de imagens originais e caprichar nas copies. Esses dois elementos devem conversar entre si, se complementado. Assim, você cria um post poderoso!

6.      Não se esqueça o CTA

Toda a publicação tem um propósito que, em geral, é instigar o leitor a fazer algo: ler um artigo que está no blog, assinar a newsletter, baixar um material gratuito ou entrar em contato.

Para isso, você deve produzir um CTA, ou chamada para ação. Essa frase é um convite para para engajar com o post e deve estar de acordo com a estratégia da empresa.

Agora, os “don’ts”: os erros nas redes sociais que você não pode cometer

O Marketing Digital é uma poderosa ferramenta para alavancar suas vendas. Isso porque, o consumidor moderno interage bastante com o universo digital, especialmente com as redes sociais.

Entretanto, ter um perfil no LinkedIn ou Instagram é só o primeiro passo dessa jornada. Muitas empresas cometem erros nas redes sociais que prejudicam sua imagem e relacionamento com o cliente.

Isso é bem comum quando todo o trabalho de planejamento e gestão desses canais é realizado sem apoio especializado. Veja, a seguir, o que não fazer no perfil do seu negócio!

1.      Vender, vender, vender…

Se a sua empresa só posta conteúdos comerciais, você pode estar sendo muito inconveniente e tem grandes chances de perder bons seguidores. Aproveite a fidelidade da sua audiência para apresentar um outro lado da marca, produzindo outros tipos de conteúdo.

É aqui que a ideia de jornada do cliente entra em cena. Nem todos os seus seguidores estarão prontos para fechar uma compra, então é importante também se dedicar aos que estão chegando agora e que sequer identificaram um problema.

Pode te interessar: Como o uso de tecnologia em vendas pode impulsionar sua receita

2.      Erros gramaticais

Pode parecer inofensivo, mas erros gramaticais em excesso e de forma reiterada podem passar uma impressão ruim da empresa.

Leia e revise todo o conteúdo antes de postar. Tenha um olhar atento aos erros gramaticais e evite frases com duplo sentido e que geram dúvidas no leitor. Seja claro, direto, coerente, pois a primeira imagem é a que perdura.

3.      Desalinhamento com a estratégia de marca

Um bom perfil nas redes sociais deve estar alinhado com a estratégia de comunicação e marketing da empresa. Assim, não basta postar com frequência, mas adequar o conteúdo ao que o negócio realmente deseja e precisa.

4.      Comprar seguidores

Não caia na tentação de comprar seguidores e likes. O número de pessoas que te seguem é apenas um número se não existe engajamento e identificação.

Ter um perfil com “seguidores fantasmas” não traz qualquer benefício à sua marca. E o pior: dificulta a análise de resultados, impactando no resultado do seu planejamento como um todo.

5.      Negligenciar as análises de dados

Não aproveitar o potencial das ferramentas de análises de redes sociais é um erro grave. Afinal, elas trazem informações valiosas sobre a audiência, melhor horário para postar e tipo de conteúdo com melhores performances.

Encare a análise de dados como uma ferramenta a mais para impulsionar seu perfil e conquistar a fidelidade de quem te segue.

6.      Falta de consistência

A falta de consistência é um problema sério, que pode prejudicar seu perfil no médio e longo prazo. E os motivos são simples: as próprias plataformas privilegiam quem produz conteúdo estratégico e de forma constante.

Sendo assim, é indispensável ter um calendário de postagens, determinando um cronograma ideal. Lembrando que quantidade não é qualidade, mas importa sim!

Melhore sua presença das redes sociais e alcance o sucesso!

O que achou dos do e don’ts na publicação em redes sociais? Se você chegou até aqui é porque realmente está interessado em otimizar seus resultados. Embora a jornada seja longa, essa não é uma missão impossível.

É claro que, caso tenha dúvidas e precise de ajuda, estamos aqui para te ajudar. Inclusive, temos um time de especialistas extremamente experiente em gestão de mídias sociais e, mais do que isso, garantimos uma atuação completa, que envolve blog, e-mail, site, eventos online e muito mais.

E já que você tem interesse pelo tema, te convido a conferir um conteúdo repleto de insights para seu perfil. Confira agora as tendências de redes sociais para 2024!

os “Do” e os “Dont’s” na hora de publicar

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