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5 estratégias fundamentais em um plano de marketing B2B

Por Leonardo Stival 2 anos atrás2Comentários
Home  /  Sem categoria  /  5 estratégias fundamentais em um plano de marketing B2B
Tempo de leitura: 4 minutos

Marketing e Vendas B2B é um modelo de transação que envolvem duas ou mais empresas. Esse modelo de negócio tem um ticket médio mais alto que as vendas para o consumidor, o chamado B2C.

Pela alta lucratividade desse mercado, muitos empreendedores buscam vender para esse público. E uma das estratégias mais utilizadas para atrair clientes é o marketing digital.

Marketing digital é um conjunto de ações para promover produtos, serviços e marcas pela internet. Segundo pesquisa da Nova Escola de Marketing, 56% das empresas investem entre 10 e 20% em marketing online. E o mercado B2B não é diferente.

Existem diversas estratégias de marketing digital, mas esse texto vai mostrar as 5 melhores ações para atrair novos clientes B2B.

1 – Adotar técnicas de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas para otimizar uma página na internet.

Seu principal objetivo é fazer com que um site esteja entre os primeiros resultados dos buscadores digitais.

Por exemplo: o Google tem sistema composto por robôs que analisam com algoritmos e fazem o ranqueamento dos melhores sites no buscador.

Geralmente as técnicas de SEO precisam de alguns meses para dar os primeiros resultados, mas quando o site se destaca ele estará entre em destaque no buscador.

E estando nas primeiras páginas dos buscadores, será maior o número de acessos, pois um site bem ranqueado “recebe” mais credibilidade dos buscadores.

Comparadas a outras estratégias de marketing digital, o SEO tem um baixo custo e tem ótimo custo-benefício no longo prazo.

2 – Produzir conteúdo direcionado

O SEO tem diversas técnicas para posicionamento, como linkagens internas, externas e experiência do usuário. Mas o conteúdo é um fator crucial no posicionamento.

Isso porque um bom conteúdo naturalmente estará bem ranqueado, devido ao grande número de informações educativas e relevantes presentes.

Esse tipo de conteúdo é ainda mais relevante em estratégias de marketing B2B, pois se trata de um público exigente e criterioso na hora de comprar um produto.

Por isso, produza um conteúdo de alta qualidade e relevância. Não se restrinja ao texto, é possível produzir materiais em imagens, infográficos e vídeos.

Para ter mais sucesso com o conteúdo, escolha algumas palavras-chave (termos pesquisados pelos usuários) que sejam do seu segmento.

Existem palavras simples com grande volume de busca como “indústria 4.0”, “tecnologia” e “produtos odontológicos”, mas devido à concorrência, são mais difíceis de posicionar.

Porém, existem as palavras cauda longa, que tem um volume menor de busca, mas são mais rápidas para serem ranqueadas, como “clareamento dental preço” e “venda de ferramentas em sp”

Escolha as palavras mais adequadas para o seu nicho e fortaleça o seu conteúdo.

3 – E-mail marketing: aliado do B2B

O e-mail marketing é uma das estratégias que geram mais resultados nas empresas. Usada por 46% das companhias, ela gera um retorno de até 3 vezes maior em vendas, de acordo com pesquisa da DMA.

No marketing B2B, o e-mail marketing pode ser usadas de duas maneiras: atrair novos leads e manter um relacionamento próximo com o seu cliente.

Para atrair novos clientes, utilize o primeiro parágrafo do texto para chamar a atenção do leitor. Isso faz com que demonstre interesse e leia até o final.

Já os e-mails de relacionamento podem ser usados para entregar conteúdos de alta relevância e promoções, mantendo o seu cliente bem informado e interessado em novas aquisições.

Esses conteúdos devem ser curtos, porém, objetivos e informativos para chamar a atenção dos clientes, aumentando o engajamento com a publicação.

4 – Use as redes sociais com parte da estratégia de marketing B2B

Outra forma muito eficiente de atrair público e novos clientes é o uso das redes sociais.

De acordo com uma pesquisa da Hootsuite e We are Social, 62% da população brasileira está conectada em alguma mídia social.

O Youtube 60% de acessos está na primeira colocação, seguido por Facebook (59%), Whatsapp (56%) e Instagram (40%).

Não existem específicas redes sociais para dentistas, industriais, ou executivas. Mas o LinkedIn é uma rede social forte e essencial quando se trata de marketing B2B.

Isso porque a rede tem um aspecto mais formal, pois reúnem diversas empresas de segmentos diferentes, podendo ser um ótimo canal para atrair clientes.

Mas não fique em apenas uma rede social, pois cada uma delas tem suas características específicas e podem gerar resultados diferentes em cada uma delas.

O Facebook foca em conteúdos em imagem, texto e vídeo, já o Instagram dá maior preferência para as imagens, o Youtube é direcionado a produção de vídeos e o Whatsapp permite um relacionamento mais próximo com o cliente.

Faça um teste e produza conteúdos relevantes em diferentes redes sociais. A mídia que consiga atrair um público mais engajado e interessado, a empresa deverá ter o maior foco para atrair o público.

Assim, a empresa terá mais tempo para direcionar suas ações para o cliente certo, aumentando as conversões de vendas.

5 – Mídia patrocinada: resultado também no B2B

Para quem deseja resultados rápidos em visitas e vendas, os links patrocinados podem ser uma boa alternativa.

Isso porque os anúncios virtuais ficam em destaque nos buscadores, redes sociais e sites que os usuários navegam pela internet.

Entre as mídias mais utilizadas para fazer anúncios está o Google Ads, que é a ferramenta de anúncios do Google.

Com o Google Ads é possível posicionar uma palavra o conteúdo na primeira página do Google e de seus sites rapidamente.

Essa ferramenta oferece métodos de segmentação por idade, local, renda e gênero, podendo direcionar as campanhas para o público certo.

Existe também o Facebook Ads, que possibilita anunciar seus produtos e serviços no Facebook. Com essa ferramenta de anúncios, é possível inserir a sua empresa no feed das redes sociais.

É possível encontrar o público certo por meio da segmentação por gênero, idade, ocupação, renda, interesses em comum, localização, entre outros.

Assim como Facebook e Google, existe também o Instagram Ads, LinkedIn Ads e outras ferramentas com o mesmo objetivo, mas com características diferentes em relação ao público.

Invista em marketing digital na sua empresa B2B

O mercado B2B se resume em transações feitas entre empresas. Apesar da maior dificuldade desse mercado, devido à exigência do público, tem um ticket médio alto em cada venda.

Muitas empresas que se interessam em vender para esse público estão migrando suas atenções de venda pela internet e adotando estratégias de marketing digital B2B.

Com essas cinco estratégias fundamentais de marketing B2B, a sua empresa terá resultados rápidos e sólidos em número de acessos e vendas.

Isso faz com que sua empresa esteja na frente da concorrência, sendo um diferencial para o cliente comprar algum produto.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Growth Hacker do Consulta Ideal

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Sobre

 Leonardo Stival

  (4 artigos)

Analista de Inbound Marketing na OUTMarketing Brasil, formado em Gestão de Marketing com especializações em Marketing Digital e Inbound Marketing, Leonardo tem desenvolvido sua carreira com foco em Marketing e Vendas, onde já conta experiencia no segmento B2C e hoje com atuação direcionada para o segmento de Tecnologia da Informação com foco nos resultados para empresas B2B.

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