Pode parecer irreal, mas o inbound marketing é uma abordagem que se adapta na perfeição à venda de soluções tecnológicas. Por um lado baseia-se em conteúdo valioso que vai «educando» o target até que esteja pronto para comprar e por outro posiciona a sua empresa como autoridade na área de atuação – reforçando a credibilidade e a confiança. Mais do que a velha «cold call» ou uma nova equipa de vendas, a aposta no inbound marketing é um ponto chave para fazer crescer o seu negócio de TI.
O inbound marketing funciona com fluxos de informação, procurando, por um lado, atrair o target através de conteúdos ricos e dinâmicos, e, por outro, ir nutrindo esse target com nova informação, que lhes é remetida à medida que vão evoluindo no que se chama funil de vendas.
Sabe-se hoje que o conteúdo é muito mais eficaz nas vendas de soluções de TI do que as estratégias tradicionais mais invasivas e exaustivas. Além disso, as plataformas web e os canais digitais permitem a difusão deste conteúdo de forma massiva e ao mesmo tempo segmentada.
Existem atualmente ferramentas que permitem às empresas de TI produzir e gerir os conteúdos que enviam, a quem enviam e quando o fazem. Isto possibilita, por um lado, automatizar o envio dos conteúdos consoante a fase da jornada de compra em que o target se encontra (aprendizagem e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução, ou decisão de compra) e, por outro, controlar os efeitos e resultados desses envios.
A produção de conteúdos e a gestão dos fluxos de informação pode ser efetuada de duas formas: ou pelas próprias empresas de TI, nomeadamente pelo departamento de marketing, ou com recurso ao apoio de agências especializadas em soluções de marketing digital.
Por tudo o que implica e para se poder focar no negócio, acreditamos que o outsourcing é a melhor forma de materializar todo o conteúdo necessário ao sucesso do inbound marketing e de controlar os fluxos de automação essenciais à conversão.
O expertise e a experiência de uma equipa especializada em inbound marketing é um investimento simples de rentabilizar. Além disso, permite integrar o vasto rol de ferramentas que existem hoje à disposição dos departamentos de marketing.
Por outro lado, o foco nas TI garante um maior conhecimento do mercado, a forma mais indicada de escrever para as suas dores (não vender produtos/serviços, mas sim soluções para problemas – What’s in it for me), e uma melhor previsão dos comportamentos de clientes e prospects.
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