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A jornada do cliente pode alcançar resultados extraordinários com o Hubspot. Entenda os benefícios dessa ferramenta poderosa!
O Hubspot é um conjunto de soluções que abrange todos os processos de marketing e vendas de uma empresa. Sucesso no mercado, o software foi nomeado como líder do Quadrante Mágico™ 2021 da Gartner® no quesito Plataforma de Automação de Marketing B2B.
Quem trabalha com CRM, por exemplo, certamente já ouviu falar do Hubspot, além disso, no post: O que é Hubspot, abordamos um pouco mais sobre as funcionalidades gerais dessa ferramenta. O que nem todo mundo sabe é que ele tem um impacto significativo ao longo de toda a jornada do cliente.
Isso significa não só vender mais, mas garantir o sucesso em todas as etapas de contato com o consumidor — desde a atração de um possível cliente, até o fechamento e o pós-venda (CS). Mas, afinal, como isso funciona na prática?
Foi para responder essa e outras perguntas que criamos este post especial sobre o tema. Para começar, detalharemos melhor o conceito de jornada do cliente e sua relação com o Hubspot. Depois, mostraremos o benefício dessa combinação. Confira!
A jornada do cliente é a trajetória que o consumidor faz desde o primeiro contato com um produto ou serviço até a conclusão da compra. De fato, quando gerenciada corretamente, ela considera até mesmo o pós-venda e os outros pontos de contato posteriores.
Na gestão de marketing e vendas, esse conceito surge como uma estratégia para aumentar a eficiência das equipes e conquistar novos consumidores. Na prática, isso significa mapear cada passo para entender melhor a experiência do cliente em cada momento do relacionamento.
Assim, podemos estruturar pontos de contato personalizados para darmos conta das demandas específicas de cada etapa. Um cliente em um primeiro contato por rede social, por exemplo, tende a ter demandas e dúvidas diferentes daquele que já está considerando fechar negócio.
Esse trabalho, é claro, exige domínio da técnica e um ambiente virtual para gerenciar todas as atividades. A boa notícia é que uma solução como o Hubspot traz tudo o que precisamos para dominar os processos do começo ao fim — além de aprimorarmos constantemente a estratégia.
Vejamos, então, como ele dá suporte ao nosso trabalho em cada etapa da jornada do cliente.
Nessa primeira etapa da jornada, o consumidor pode não entender com profundidade os problemas que enfrenta. Por isso, devemos ajudá-lo com aquilo que ele mais precisa: informação. Na prática, o marketing de conteúdo é a melhor arma que temos a nosso favor.
Logo, é fundamental contar com uma estratégia de Inbound Marketing — e a ferramenta da Hubspot tem uma relação praticamente genética com esse conceito. O ponto é que a estratégia de Inbound foi concebida em 2006 por Brian Halligan e Dharmesh Shah, os fundadores da Hubspot.
Indo direto ao assunto, a plataforma ajuda você a gerenciar toda a sua estratégia de criação e distribuição de conteúdo. Do contato com o cliente nas redes sociais, por exemplo, até o trabalho com SEO e a entrega dos materiais, tudo passa diretamente pelo Hubspot.
Já no primeiro estágio da jornada do cliente, você conquista benefícios como:
O consumidor entra na segunda etapa quando reconhece seu problema e passa a buscar mais informações. Nesse sentido, o Hubspot cumpre dois papéis fundamentais: gerenciar o fluxo de entrega de conteúdos e automatizar esse processo.
A interface permite configurar um cronograma de entregas, para que o blog, por exemplo, seja frequentemente alimentado. No entanto, ainda não é o momento ideal para falar em vendas; nessa etapa, o importante é nutrir o cliente com as informações que ele busca.
Quando temos sucesso nessa etapa, estreitamos laços com nosso público-alvo e construímos nossa autoridade no assunto.
Na etapa de consideração, os leads (clientes em potencial) já entendem o problema e buscam formas para solucioná-lo. É aí que entra o produto da sua empresa. Contudo, é preciso construir um diálogo que promova o convencimento desse cliente.
As soluções do Hubspot permitem cadastrar usuários ilimitados, além de registrar simplesmente até 1 milhão de contatos e empresas. Com base nisso, você pode impulsionar sua estratégia de newsletter e email marketing, por exemplo.
O resultado é um terreno preparado para o ponto decisivo da jornada do cliente.
Nessa quarta etapa, o cliente está ativamente considerando as opções no mercado. É hora de ser objetivo e eficiente na abordagem. O diferencial do Hubspot é justamente classificar individualmente a etapa na qual se encontra cada um dos clientes.
Podemos integrar o atendimento de todos os canais de comunicação (rede sociais, e-mail, telefone, chatbot etc.), para que nenhuma informação seja perdida. Se o diálogo com um lead começa pelo LinkedIn, ele pode ser continuado por e-mail ou chat.
Em alguns casos, é possível destacar um consultor específico para atuar ao lado daquele cliente, criando uma relação mais humanizada com ele. O Marketing Baseado em Contas (ABM), por exemplo, pode ser desenvolvido justamente com essa abordagem altamente personalizada para conquistar clientes de destaque.
As equipes trabalham com mais sinergia, pois acessam as mesmas informações em um ambiente digital único, seguro e fácil de usar.
Fechou uma venda? Ótimo! Então, é hora de fidelizar esse cliente — e isso não é pouca coisa. Em um mercado tão concorrido, não podemos nos dar ao luxo de perder um cliente logo depois de fechar um negócio. Afinal, o próprio custo de aquisição tende a ser mais alto que o investimento em fidelização.
Por meio do Hubspot, a equipe de Vendarketing alimenta uma estratégia de comunicação que vai além do pós-venda. Isso não significa apenas enviar e-mails marketing com novas ofertas. O que esse cliente procura é satisfação e segurança com o negócio que acabou de fechar.
Então, aproveite para coletar informações. Perguntar se o cliente está satisfeito, por exemplo, demonstra profissionalismo e responsabilidade. Para ir além, esse contato ajuda a identificar eventuais pontos que precisam ser melhorados.
O Hubspot ajuda a gerenciar esses contatos, automatizando o envio de mensagens e organizando as informações coletadas. Periodicamente, o cliente recebe uma mensagem que pode trazer novas ofertas ou oferecer informações para sanar suas dúvidas.
Por fim, vale destacar que a plataforma traz funcionalidades voltadas à estratégia de negócios. Podemos emitir relatórios de desempenho, por exemplo, para avaliarmos o histórico recente da empresa e, de quebra, fazer previsões mais embasadas para os próximos meses.
O Hubspot é uma ferramenta poderosa, que traz tudo o que você precisa para ter uma boa gestão da jornada do cliente. Com um alto nível de automação de processos, ele aumenta a eficiência das equipes de marketing e vendas, reduz custos e ajuda a captar leads mais qualificados.
O resultado é uma empresa que vende mais, investindo menos. Do ponto de vista operacional, podemos ainda contar com o Vendarketing, que integra totalmente marketing e vendas. São diferenciais que só uma equipe bem estruturada e com a tecnologia certa pode alcançar.
Então, impulsione a transformação digital na sua empresa com a ajuda do Hubspot. Ao dominar a jornada do cliente, sua equipe entende melhor seu potencial de vendas e traça um caminho mais seguro para aumentar o faturamento do negócio!
Gostou do post e quer implementar essa estratégia? Então, entre em contato com a OUTMarketing e fale com quem mais entende do assunto!