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Martech: entenda o conceito e as vantagens para sua empresa!

11 de julho de 2022
Inbound Marketing , Tendências de Marketing

Martech: Tecnologias em Marketing
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A transformação digital já é uma realidade em todos os setores das empresas — e no marketing não é diferente. Com métodos e ferramentas constantemente aperfeiçoados, o nível de inovação no mercado alcançou um ritmo acelerado. Foi nesse contexto que surgiu o conceito de martech.

Na prática, o termo nasce da junção de dois outros: marketing e tecnologia. Contudo, é natural se deparar com algumas dúvidas ao lidar com o assunto. Afinal, você sabe o que exatamente pode ser considerado parte do martech e que benefícios isso traz para sua empresa?

Se está em dúvida, não se preocupe: é justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Confira a seguir como funciona o martech, o impacto nas empresas e algumas dicas valiosas para tirar o melhor proveito dos recursos que você tem à disposição!

O que é Martech?

O termo martech se refere a todas as tecnologias voltadas a estratégias e processos de marketing. Em outras palavras, os softwares que você usa no dia a dia da sua equipe são os pilares desse conceito. De forma geral, seu objetivo é otimizar e facilitar a rotina do profissional de marketing.

É fácil perceber que a ideia, amplamente falando, não é novidade. Desde a revolução industrial, a sociedade vem implementando novas tecnologias para aperfeiçoar processos e tornar as empresas mais eficientes. Basicamente, estamos falando de automação.

Por isso, é comum que o próprio termo automação de marketing seja usado para fazer referência a uma martech. O que nem todo mundo entende é o impacto que isso causa nas empresas.

Hoje, trabalhamos com um volume muito maior de interações com os clientes. As decisões precisam ser tomadas com agilidade e eficiência — mas não apenas com base em achismo. É preciso coletar dados, monitorar ações, aperfeiçoar processos etc. Tudo isso em tempo real.

Logo, o objetivo mais amplo de uma martech é automatizar atividades que não exigem a atuação constante dos profissionais e proporcionar o uso inteligente da informação. Se quer entender como isso funciona na prática, confira algumas características fundamentais das martechs:

  • gestão de processos do marketing;
  • automação de atividades burocráticas;
  • controle do funil de vendas;
  • gestão do relacionamento com o cliente;
  • mensuração e monitoramento dos indicadores de desempenho.

Tendo isso em mente, vejamos a seguir quais os benefícios que isso traz.

Por que toda empresa deve investir em martech?

Toda inovação desse tipo envolve uma análise prévia do seu impacto financeiro. De acordo com a Statista, o mercado de martech tem um valor global estimado em US$ 345 bilhões. Por isso, esse é justamente um ponto que destacamos logo de cara.

Melhor gerenciamento de dados

Um dos melhores benefícios para da martech é a gestão otimizadas de informações, já que ela facilita a coleta e o armazenamento de dados, tornando os processos mais rápidos e seguros.

Ou seja, através desse melhor gerenciamento, é possível transformar dados em ações práticas que geram melhores resultados para a sua empresa.

Redução de custos

O uso da tecnologia permite automatizar processos e liberar a equipe para o trabalho que realmente exige sua atenção. Isso significa entregas mais rápidas, agilidade na resposta às demandas do dia a dia e menos despesas com mão de obra.

Por isso, o uso eficiente das martechs é o caminho certo para quem busca reduzir custos no marketing e nas vendas.

Mais eficiência

As campanhas e estratégias da sua equipe se tornam mais eficientes quando o trabalho é feito com base em informação valiosa. Conhecer mais a fundo a persona, por exemplo, é fundamental para ter uma taxa de conversão mais alta.

Vale destacar que podemos tomar decisões com mais embasamento. Por mais que seja importante ouvir o feeling dos especialistas, é crucial contar com informação relevante e confiável. Só assim podemos prever com mais acurácia os resultados a serem alcançados em cada ação do marketing.

Satisfação do usuário

Com tudo isso a seu favor, fica mais fácil alcançar bons índices de satisfação do usuário. Um ponto que nem sempre recebe a devida atenção, por exemplo, é a capacidade de identificação de oportunidades e pontos a serem melhorados.

Com a tecnologia embasando o trabalho da equipe, é possível elaborar relatórios e mapear aquilo que precisa ser aperfeiçoado: o e-commerce, o layout do site, o roteiro de atendimento ao cliente etc. Praticamente tudo pode ser otimizado com base em análises periódicas.

Como alcançar resultados ainda melhores com as martechs?

O primeiro passo é conhecer as principais opções à disposição das empresas. Veja algumas das mais populares:

  • Google Analytics — focada em análise de dados, sobretudo no comportamento da persona e no desempenho da estratégia de marketing;
  • Hootsuite — plataforma de gestão de redes sociais que permite planejar, executar e monitorar o diálogo com os usuários;
  • MailChimp — dashboard de gestão de emails e contatos;
  • Salesforce — sistema de gestão do relacionamento com o cliente (CRM) que ainda fornece insights para aumentar a geração e a conversão de leads.

Somado a isso, é importante saber diferenciar soluções adotadas no marketing, conforme detalharemos a seguir.

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Entenda a diferença entre Martech e Adtech

O termo Adtech vem da junção de advertising e technology. Como o próprio nome sugere, o ponto aqui é a otimização de anúncios e campanhas. Em outras palavras, é um tipo de solução voltada à publicidade.

As martechs, por sua vez, costumam ter uma operação mais robusta para a análise de dados. Elas permitem coletar e filtrar dados de leads e clientes, ajudam a valorizar a marca da empresa e fornecem meios para que o gestor promova a melhoria contínua na equipe.

Portanto, tenha em mente que uma boa martech é fundamental, do ponto de vista estratégico. Contudo, os resultados podem ser ainda melhores quando contamos também com adtechs para gerenciar especificamente as ações publicitárias.

Priorize as demandas da sua empresa

Uma dica final importante é mapear as demandas específicas da sua empresa — além das oportunidades do mercado — antes de investir. Não basta adotar uma solução que parece tendência e deixar de lado outra que poderia trazer avanços mais significativos para sua empresa.

Se o potencial de criação de leads ainda é baixo, por exemplo, pode ser uma boa opção começar por um sistema de Analytics e aprimorar sua estratégia de Inbound Marketing. Já no caso de haver dificuldade para gerenciar as interações com o consumidor, um bom CRM ou um sistema como o MailChimp podem ser mais interessantes.

Como você pôde ver, o que não falta é opção. Então, assuma a inovação como parte da filosofia da sua empresa. O resultado é um marketing cada vez mais eficiente e que colabora para o crescimento da organização como um todo.

Se quer entender como tudo isso pode ser implementado no contexto específico da sua empresa, entre em contato com a OUTMarketing Brasil e tire suas dúvidas com quem mais entende do assunto!

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