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A transformação digital já é uma realidade em todos os setores das empresas — e no marketing não é diferente. Com métodos e ferramentas constantemente aperfeiçoados, o nível de inovação no mercado alcançou um ritmo acelerado. Foi nesse contexto que surgiu o conceito de martech.
Na prática, o termo nasce da junção de dois outros: marketing e tecnologia. Contudo, é natural se deparar com algumas dúvidas ao lidar com o assunto. Afinal, você sabe o que exatamente pode ser considerado parte do martech e que benefícios isso traz para sua empresa?
Se está em dúvida, não se preocupe: é justamente sobre isso que falaremos neste artigo. Confira a seguir como funciona o martech, o impacto nas empresas e algumas dicas valiosas para tirar o melhor proveito dos recursos que você tem à disposição!
O termo martech se refere a todas as tecnologias voltadas a estratégias e processos de marketing. Em outras palavras, os softwares que você usa no dia a dia da sua equipe são os pilares desse conceito. De forma geral, seu objetivo é otimizar e facilitar a rotina do profissional de marketing.
É fácil perceber que a ideia, amplamente falando, não é novidade. Desde a revolução industrial, a sociedade vem implementando novas tecnologias para aperfeiçoar processos e tornar as empresas mais eficientes. Basicamente, estamos falando de automação.
Por isso, é comum que o próprio termo automação de marketing seja usado para fazer referência a uma martech. O que nem todo mundo entende é o impacto que isso causa nas empresas.
Hoje, trabalhamos com um volume muito maior de interações com os clientes. As decisões precisam ser tomadas com agilidade e eficiência — mas não apenas com base em achismo. É preciso coletar dados, monitorar ações, aperfeiçoar processos etc. Tudo isso em tempo real.
Logo, o objetivo mais amplo de uma martech é automatizar atividades que não exigem a atuação constante dos profissionais e proporcionar o uso inteligente da informação. Se quer entender como isso funciona na prática, confira algumas características fundamentais das martechs:
Tendo isso em mente, vejamos a seguir quais os benefícios que isso traz.
Toda inovação desse tipo envolve uma análise prévia do seu impacto financeiro. De acordo com a Statista, o mercado de martech tem um valor global estimado em US$ 345 bilhões. Por isso, esse é justamente um ponto que destacamos logo de cara.
Um dos melhores benefícios para da martech é a gestão otimizadas de informações, já que ela facilita a coleta e o armazenamento de dados, tornando os processos mais rápidos e seguros.
Ou seja, através desse melhor gerenciamento, é possível transformar dados em ações práticas que geram melhores resultados para a sua empresa.
O uso da tecnologia permite automatizar processos e liberar a equipe para o trabalho que realmente exige sua atenção. Isso significa entregas mais rápidas, agilidade na resposta às demandas do dia a dia e menos despesas com mão de obra.
Por isso, o uso eficiente das martechs é o caminho certo para quem busca reduzir custos no marketing e nas vendas.
As campanhas e estratégias da sua equipe se tornam mais eficientes quando o trabalho é feito com base em informação valiosa. Conhecer mais a fundo a persona, por exemplo, é fundamental para ter uma taxa de conversão mais alta.
Vale destacar que podemos tomar decisões com mais embasamento. Por mais que seja importante ouvir o feeling dos especialistas, é crucial contar com informação relevante e confiável. Só assim podemos prever com mais acurácia os resultados a serem alcançados em cada ação do marketing.
Com tudo isso a seu favor, fica mais fácil alcançar bons índices de satisfação do usuário. Um ponto que nem sempre recebe a devida atenção, por exemplo, é a capacidade de identificação de oportunidades e pontos a serem melhorados.
Com a tecnologia embasando o trabalho da equipe, é possível elaborar relatórios e mapear aquilo que precisa ser aperfeiçoado: o e-commerce, o layout do site, o roteiro de atendimento ao cliente etc. Praticamente tudo pode ser otimizado com base em análises periódicas.
O primeiro passo é conhecer as principais opções à disposição das empresas. Veja algumas das mais populares:
Somado a isso, é importante saber diferenciar soluções adotadas no marketing, conforme detalharemos a seguir.
O termo Adtech vem da junção de advertising e technology. Como o próprio nome sugere, o ponto aqui é a otimização de anúncios e campanhas. Em outras palavras, é um tipo de solução voltada à publicidade.
As martechs, por sua vez, costumam ter uma operação mais robusta para a análise de dados. Elas permitem coletar e filtrar dados de leads e clientes, ajudam a valorizar a marca da empresa e fornecem meios para que o gestor promova a melhoria contínua na equipe.
Portanto, tenha em mente que uma boa martech é fundamental, do ponto de vista estratégico. Contudo, os resultados podem ser ainda melhores quando contamos também com adtechs para gerenciar especificamente as ações publicitárias.
Uma dica final importante é mapear as demandas específicas da sua empresa — além das oportunidades do mercado — antes de investir. Não basta adotar uma solução que parece tendência e deixar de lado outra que poderia trazer avanços mais significativos para sua empresa.
Se o potencial de criação de leads ainda é baixo, por exemplo, pode ser uma boa opção começar por um sistema de Analytics e aprimorar sua estratégia de Inbound Marketing. Já no caso de haver dificuldade para gerenciar as interações com o consumidor, um bom CRM ou um sistema como o MailChimp podem ser mais interessantes.
Como você pôde ver, o que não falta é opção. Então, assuma a inovação como parte da filosofia da sua empresa. O resultado é um marketing cada vez mais eficiente e que colabora para o crescimento da organização como um todo.
Se quer entender como tudo isso pode ser implementado no contexto específico da sua empresa, entre em contato com a OUTMarketing Brasil e tire suas dúvidas com quem mais entende do assunto!