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Como fazer sua empresa aparecer no Google? 

2 de maio de 2023
Inbound Marketing , Marketing de Conteúdo

Como fazer sua empresa aparecer no Google

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Não importa o segmento ou porte, focar em como fazer sua empresa aparecer no google é extremamente importante, já que a ferramenta é uma das principais fontes de tráfego na internet. No Brasil, ela representa incríveis 96, 83% de market share de mecanismos de buscas (dados de fevereiro de 2023). 

Quando um negócio aparece nos primeiros resultados de busca, sua marca se torna reconhecida e capaz de gerar mais negócios. Para empresas B2B, isso é ainda mais importante. De acordo com estudo disponibilizado pela Bright Edge, empresas desse segmento geram 2 vezes mais receitas orgânicas do que a partir de outro canal. Se o seu negócio é B2B, uma de suas prioridades é pensar em cada vez mais melhorar os resultados do site na SERP. 

E você, deseja saber como fazer a sua empresa aparecer no Google? Então fique atento a esse artigo que preparamos. Nele, iremos mostrar quais são as principais estratégias que a sua organização precisa seguir para atingir a tão desejada visibilidade na plataforma. Confira! 

Como fazer sua empresa aparecer no Google: a estratégia de SEO 

Não tem jeito. Quem está pensando em como fazer sua empresa aparecer no Google precisa investir em uma estratégia de SEO consistente. Tenha em mente que essa é uma tarefa complexa, composta de diversas técnicas que precisam ser aplicadas de forma inteligente. 

Outra questão importante é que o resultado desejado deve ser pensado de médio a longo prazo. Lógico que esse tempo pode variar dependendo de fatores como a qualidade do conteúdo, idade do website, a concorrência e a efetividade das estratégias de SEO implementadas. 

Em média, os primeiros resultados começam a ser percebidos entre três meses a seis meses de trabalho. Porém, vale destacar que o trabalho de SEO deve ser contínuo para que a sua empresa consiga uma presença sustentável no Google. 

Comece pelo estudo de personas 

A sua estratégia de SEO precisa começar com o estudo e a definição de personas.  São esses cuidados que o ajudarão a verificar quais são as dores, as necessidades e os interesses de suas personas.  Então, finalizada essa etapa, será realizada a pesquisa de palavras-chaves relevantes para a sua estratégia de SEO.  

Mais do que ser importante para o estudo de palavras-chaves, a definição de personas auxilia a identificar temas relevantes para o blog da sua empresa. Todos esses processos estão interligados. 

É fundamental ter cuidado nessa etapa, pois o conteúdo produzido será totalmente direcionado a esse perfil de pessoas. Afinal, os visitantes que você deseja atrair organicamente para o seu site são os que têm mais chances de se interessar pelos produtos e pelas soluções oferecidos pelo seu negócio e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão em uma estratégia de inbound marketing

Pesquise palavras-chave corretamente 

Passada a fase de definição de personas chega a hora de estudar quais são as palavras-chave interessantes de serem trabalhadas no blog da sua empresa, conforme adiantamos anteriormente.  

Com a lista de palavras-chaves que você pensou em mãos, será necessário estudá-las e verificar dados como o volume de busca e a dificuldade de ranqueamento. Procure equilibrar esses dois fatores na hora de definir aquelas que serão usadas no plano editorial de conteúdos no blog da sua empresa. 

Existem algumas ferramentas indispensáveis para essa tarefa, como o SemRush, Ahrefs ou Ubersuggest. São alternativas pagas que contam com versões gratuitas, ideais para testar e descobrir qual se encaixa melhor em suas necessidades. O próprio Planejador de Palavras-Chave do Google é uma alternativa interessante de suporte dessa tarefa. 

O Google Trends também pode ser usado por quem deseja analisar tendencias de pesquisas no Google em diferentes regiões e períodos. É uma ferramenta útil para entender padrões de comportamento de pesquisa e identificar possíveis palavras-chave sazonais para a estratégia em como fazer sua empresa aparecer no Google. 

Produza conteúdo de qualidade 

Se a sua empresa deseja conseguir bons resultados na SERP, parte de uma estratégia de SEO passa pela produção de conteúdo de qualidade. Esse processo é fundamental! 

O mecanismo de busca valoriza muito as publicações que trazem informações relevantes, que são uteis para os visitantes e que são atualizadas de maneira frequente.  

Aqui, vale a pena diversificar conteúdo, pensando em toda a jornada de compras de sua persona. Além dos artigos, aposte em materiais ricos como e-books, infográficos e até conteúdos interativos.  

Uma dica que já é conhecida por muitos, mas que vale sempre ser lembrada: pense em conteúdo voltado para humanos e não para o algoritmo do Google! 

Tenha cuidado na otimização de SEO on page  

SEO on page é o conjunto de técnicas que usamos nas páginas de nosso site com o objetivo de fazê-lo obter melhores resultados na SERP. Nesse sentido, o segredo na hora da construção do texto é usar a palavra-chave escolhida de forma equilibrada. Não é recomendado usá-la de forma excessiva, pois o resultado será negativo. 

É fundamental a utilização correta do H1, H2, H3 e H4, além da edição da meta description e de meta title, pois isso ajudará o Google a entender melhor os assuntos que você está tratando em seu site. Não se esqueça de configurar as URLs de maneira amigável e usar imagens leves, que não impactem o desempenho do site da sua empresa. 

O Search Console do Google e as ferramentas usadas na pesquisa de palavras-chave são importantes para realizar auditorias em seu site, apontando possíveis erros técnicos e até problemas de otimização on page, como links quebrados, ausência de H1 nas páginas, metas descriptions duplicadas entre outras questões. 

Analise os resultados periodicamente 

A medição dos resultados de SEO permite compreender como a estratégia colocada em prática está funcionando em como fazer sua empresa aparecer no Google.  

Ela mostra as ações estão gerando resultados efetivos e quais precisam ser melhoradas. Muitas empresas ainda pecam nessa tarefa que não deve ser negligenciada.  

Como fazer sua empresa aparecer no Google: o cuidado além da estratégia de SEO 

Cada vez mais o Google está priorizando os sites que tenham um bom desempenho. Isso significa que o site da sua empresa precisa carregar rapidamente e ser responsivo. 

Ainda há o agravante de que caso o site da sua empresa seja lento, os usuários tendem a abandoná-lo antes mesmo do carregamento completo, aumentando a taxa de rejeição.  

Essa é uma das métricas que os algoritmos do Google levam em conta para definir a qualidade e relevância de um site. Ou seja, se o site da sua empresa pecar nesse sentido, seu posicionamento será afetado negativamente. 

Uma ferramenta simples, mas poderosa para ajudá-lo nessa tarefa é o Google Page Speed. Não deixe de usá-la! 

Foco na experiência do usuário 

A experiência do usuário é um fator muito importante que está relacionado em como fazer sua empresa aparecer no Google.  Além da questão do desempenho do site, o mecanismo de busca valoriza muito os sites que oferecem uma boa experiência de navegação, boa usabilidade e um design intuitivo aos visitantes.  

O site da sua empresa também deve se adaptar a diferentes dispositivos, incluindo os móveis. Lembre-se que no Brasil o número de smartphones ativos já ultrapassa o de pessoas.  

Todos esses fatores são cruciais, tanto para o algoritmo do Google, como o próprio visitante do seu site, que procura ter uma boa experiência de uso.  

A importância da ajuda especializada para fazer o seu site aparecer no Google 

As dicas que trouxemos nesse artigo irão ajudar muito na estratégia de como fazer a sua empresa aparecer no Google. Resumindo, para começar, você precisará investir em uma estratégia de SEO, criar conteúdo de qualidade, focar no usuário e analisar os resultados obtidos periodicamente. 

Sabemos que o conjunto dessas tarefas não é fácil de ser implementado, ainda mais por quem não tem conhecimento no assunto ou uma equipe interna especialista em conteúdo e SEO. 

Uma maneira de facilitar a sua jornada nesse caso é contar com a parceira da OUTMarketing Brasil, que está no mercado brasileiro desde 2012, sendo referência em inbound marketing.  

Além disso, ela oferece soluções integradas para a jornada de compra do seu cliente, com o objetivo de posicionar e criar autoridade para a sua empresa nos meios digitais. 

Acesse a nossa página de Casos de Sucesso e saiba como ajudamos grandes empresas a aparecer no Google, otimizando os resultados obtidos em inbound marketing. 

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