O ato de escrever artigos de opinião demonstra conhecimento, competência e experiência em determinada área, funcionando como ótimo complemento a outras formas de interação do marketing com o seu público.
Os artigos de opinião escritos podem também ser usados para estratégias de assessoria de imprensa, com jornalistas e divulgação de press release, entrevistas ou a participação em cadernos especiais.
De fato ao escrever artigos de opinião é necessário que se tenha em mente que o conteúdo deve ter credibilidade, pois baseia-se no compartilhamento de boas práticas, pontos de vista e análises sobre determinado assunto de tecnologia da informação ou negócio, sem qualquer objetivo comercial.
Ao ser assinado por um profissional de uma empresa subentende-se que naquela organização é assim que se trabalha, que existe expertise sobre o tema e a mensagem que fica é altamente positiva para a marca. Trata-se de uma ótima maneira de convencer o leitor de suas ideias.
Além disso, muitos profissionais que escrevem artigos de opinião se tornam influenciadores e começam a ser a personificação da marca no mercado. E isso é muito positivo.
No entanto, para iniciar um trabalho de produção de conteúdo para um blog, com artigos de opinião, é importante respeitar algumas regras/diretrizes para escrever artigos de opinião de forma eficaz.
Listamos a seguir, 7 dicas que podem ser o primeiro passo para você escrever artigos de opinião:
Para quem ainda não está acostumado a escrever artigos de opinião, é uma boa ideia pesquisar algumas referências antes de começar. Para isso, nada melhor do que ler outros artigos de opinião, entendendo quais são as melhores práticas desse tipo de texto.
Existe sempre o tempo e espaço para um tema atraente, e a primeira impressão está no título. Use a criatividade e chame a atenção em primeiro lugar do leitor, que irá consumir o conteúdo.
Vale a pena lembrar que o autor precisa seguir uma estrutura lógica de escrita no artigo de opinião. Assim, nos primeiros parágrafos ele irá apresentar o assunto ao leitor, além do seu ponto de vista, que também é conhecido como tese.
Assim, tenha atenção que o artigo deve estar relacionado com temas atuais e tendências, que despertem o interesse da sua persona.
O texto deve conter uma opinião bem clara e ter uma estrutura de conteúdo bem definida, como dissemos anteriormente. Se o tema escolhido não for de domínio do autor, sugerimos que seja escolhido outro assunto.
Nesse sentido, ter um plano editorial ajuda bastante a ter uma lógica de produção de artigos de opinião.
Artigos de opinião fortes são construídos com base em fatos reais, key-numbers, referências, ou seja, com dados que sustentam o seu argumento e não apenas o seu ponto de vista. Fundamente a sua opinião.
Você pode eventualmente utilizar citações de experts no tema e relatórios/estudos independentes para basear os seus argumentos.
O importante é você conseguir fazer o leitor pensar sobre o que está sendo falado.
Artigos de opinião não devem referenciar a empresa do autor para não tornar o texto comercial. Ao assinar o artigo como colaborador da empresa X, e escrever sobre determinado tema, é porque é aquilo que a organização defende e pratica como negócio.
Só de ter um autor sobre o tema já é uma divulgação das boas práticas da sua empresa de forma indireta, sútil e credível.
A leitura do conteúdo deve ser fácil e agradável para o interlocutor. Criar um artigo de opinião de aproximadamente 3.500 caracteres (incluindo espaços) é um bom começo. Utilize frases e parágrafos curtos. Exponha a sua opinião de forma prática e sucinta.
Para divulgar, você pode fazer pequenos vídeos para chamar a atenção para o tema que será trabalhado.
Evite a utilização excessiva de voz passiva e jargão técnico. O leitor tem como objetivo se informar sobre determinado tema e não ser inundado num mar de dúvidas e termos que são desconhecidos.
A leveza na escrita faz com que o leitor tenha interesse em retornar e ler outros conteúdos produzidos por você.
É essencial que o artigo seja escrito com base na palavras-chave, no entanto, tome cuidado a sua repetição. O conteúdo deve ser agradável durante a leitura.
Dica: escreva o conteúdo para o leitor e não para o Google!
Comece e termine o artigo de opinião descrevendo sobre a ideia inicial. Ao final do artigo você precisa realizar uma síntese de todo o seu texto, reiterando a sua tese amparada pelos argumentos trazidos antes. Reforce seus pontos e deixe a sensação que você realmente entregou o que prometeu no título do artigo.
O processo de revisão é importante para a correção de possíveis erros de gramática ou de digitação. Outro ponto fundamental é que na revisão fica mais simples encontrar problemas de argumentação ou de estrutura textual.
Ao escrever artigos de opinião o autor apresenta um conteúdo rico e que automaticamente torne os leitores mais ricos em conhecimento.
O conteúdo demonstra a expertise do autor (e por consequência da empresa onde trabalha e pela qual assina o artigo) naquilo que são os seus diferenciais, repercutindo uma imagem de valor e credibilidade para a persona, a conquista da sua confiança e crescente interesse pela empresa.
Por exemplo, se o autor trabalha em uma empresa de Tecnologia da Informação focada em Business Intelligence (BI), não se deve falar sobre a solução especificamente, mas sim de melhores práticas, tendências de mercado, etc.
Ao revelar o seu expertise você está demonstrando a capacidade de implementar aquilo que expõe e defende.
Os artigos de opinião são excelentes ferramentas para as empresas de tecnologia da informação iniciarem uma estratégia de marketing de conteúdo e inbound marketing.
Ao criar um artigo, utilize todos os canais de divulgação disponíveis para que o alcance seja o maior possível e chegue até as personas que interessam ao seu negócio.
Toda estratégia de marketing deve ser mensurada, e estratégias digitais auxiliam na análise de ROI.
Se ainda assim, você estiver inseguro sobre como iniciar uma estratégia de marketing digital para a sua empresa de tecnologia da informação, então você pode contar com o apoio de uma agência especializada no segmento de TI.
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