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A importância de um porta-voz para empresa de Tecnologia

Por Alexandre Souza Tili 7 meses atrásNenhum comentário
Home  /  Assessoria de Imprensa  /  A importância de um porta-voz para empresa de Tecnologia
Tempo de leitura: 4 minutos

“Quando pensamos em um mundo que passa pela transformação digital, não podemos esquecer que a comunicação também passou por essa mudança”. Essa observação assertiva sobre o momento atual do setor de TI é de Alexandre Tili, CEO da OUTMarketing Brasil.

O fato é que a comunicação assumiu formas diversificadas no mundo digital, e com isso veio a necessidade de fortalecer a marca em meio a clientes, leads e parceiros comerciais. Afinal, a imagem da sua empresa pode ser decisiva para conquistar novos consumidores, antes mesmo do marketing chegar até ele.

O que nem toda empresa de TI percebe é que a assessoria de imprensa continua sendo a grande responsável por gerenciar a forma como a marca é vista na mídia. Logo, contar com um porta-voz experiente é um diferencial valioso para quem quer ter sucesso no setor.

Pensando nisso, criamos este conteúdo especial em parceria com Alexandre para mostrar tudo o que você precisa saber sobre a importância dessa estratégia. Confira!

O que faz a assessoria de imprensa?

O CEO da OUTMarketing explica que “a assessoria de imprensa gerencia a forma como a marca e a imagem da empresa são veiculados na mídia”. Em tempos de transformação digital e um mundo cada vez mais conectado, isso se torna de grande interesse para a estratégia de marketing.

A assessoria de imprensa — seja ela feita por uma pessoa, seja por uma equipe inteira — é responsável por manter contato com a mídia relevante do seu setor. Além disso, ela administra o relacionamento com o público pelas redes sociais e assume a gestão de crises se, eventualmente, uma polêmica ou um acontecimento ruim envolver a empresa.

Nesse sentido, a estratégia de comunicação é justamente o ponto de contato entre a assessoria de imprensa e o marketing como um todo. Conforme Alexandre destaca, “quando a relação com os jornalistas e meios de comunicação é mais saudável, o nome da empresa circula em meios que reforçam sua imagem na mente das pessoas”.

Em um mercado caracterizado pela competitividade e com novas gerações de consumidores cada vez mais exigentes, investir nisso se tornou um diferencial ainda mais importante. É justamente o que os dados mostram.

Uma pesquisa da Nielsen, por exemplo, aponta que 92% das pessoas confiam na indicação de amigos e familiares na hora de escolher um produto. Vale destacar que esse marketing boca a boca tende a acontecer com mais facilidade quando a marca já tem uma boa reputação entre seu público-alvo.

Qual é o papel do porta-voz?

O porta-voz é quem carrega as mensagens da instituição e, consequentemente, traz consigo a imagem da empresa. Isso envolve tanto a comunicação externa (com clientes, parceiros e o público em geral) quanto interna (com os colaboradores).

Em pronunciamentos feitos em eventos, essa pessoa deve passar a mensagem de forma clara. Consequentemente, é preciso entender com quem se fala e qual a linguagem certa para atingir seus objetivos.

Resumidamente, sua função é representar e comunicar — o que inclui falar em nome da empresa para a mídia especializada. É nesse momento que o trabalho deve ser ainda mais eficiente, pois seu impacto será amplo e duradouro.

Por que a assessoria de imprensa é fundamental para empresas de TI?

O setor de TI tem uma relação íntima com a tecnologia e, por isso, encontra nos meios digitais seu principal ambiente de construção da marca. Conforme Alexandre destaca, “a assessoria tem um feedback mais preciso sobre a recepção da marca, dos valores da organização, dos produtos e serviços”.

Isso torna evidente que seu papel no marketing é fundamental. “Com base nesse feedback e percepção da imagem que o público tem da empresa de Tecnologia, a estratégia de marketing de conteúdo pode ser definida pela criação de materiais ainda mais relevantes e direcionados para os interesses da persona”.

Vale destacar que o setor conta com um tipo mais qualificado de cliente. Alexandre questiona, por exemplo, que impacto teria uma comunicação da empresa em um telejornal de televisão aberta. De fato, em geral não é esse o caminho para atrair leads qualificados para a TI.

A prioridade, então, é “conectar-se com aqueles meios de maior interesse, e de acordo com o público-alvo que se deseja alcançar”. Ainda assim, nem toda empresa conta com uma equipe especializada e experiente para assumir essa responsabilidade e garantir a eficiência da assessoria de imprensa. A boa notícia é que esse problema tem solução.

Como ter uma assessoria de imprensa eficiente na área de Tecnologia?

O primeiro passo é elaborar uma estratégia de comunicação alinhada aos objetivos do negócio. É preciso ter muita clareza quanto à mensagem que a empresa quer passar, como quer que sua marca seja vista e de que forma pretende interagir com o público e a imprensa para alcançar esses objetivos.

Tendo isso em mente, é essencial ser realista na avaliação da equipe que você tem em mãos. A assessoria de imprensa e o próprio porta-voz devem ser extremamente capacitados e experientes — o que não inclui apenas o conhecimento desse ramo profissional, mas entender o mercado de Tecnologia.

Uma alternativa valiosa é contar com o outsourcing. Ao contratar um parceiro especialista para assumir sua assessoria de imprensa, você garante a infraestrutura e o know how necessários para ter sucesso nas suas ações.

A OUTMarketing, por exemplo, é referência no assunto. Fundada em 2007 em Portugal, a empresa já chega ao Brasil em 2012 com uma bagagem de ampla experiência no mercado de TI global.

Seus serviços de Marketing e Comunicação são realizados de forma orquestrada para que a assessoria de imprensa e o marketing sejam complementares. As ações são pensadas de maneira a atender às demandas específicas de cada cliente, com uma estratégia de marketing integrada ao funil de vendas.

Quando isso ocorre, sua empresa pode fazer parcerias com outros blogs e portais, por exemplo, além de criar estratégias de Guest Post e impulsionar o engajamento orgânico das pessoas. “De forma geral, isso permite ampliar seu público, aumentar e qualificar seus leads e coletar dados para gerar insights para ambas as equipes.”

São diferenciais que tornam a OUTMarketing uma parceira valiosa para quem quer conquistar resultados extraordinários com a assessoria de imprensa e o marketing digital. Se quer entender melhor como isso pode ser feito no contexto específico do seu negócio, entre em contato conosco e fale com quem é especialista no assunto!

Categoria:
  Assessoria de Imprensa
Etiquetas:
  assessoria de imprensa, marketing, tecnologia da informação

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Sobre

 Alexandre Souza Tili

  (218 artigos)

Sócio e CEO da OUTMarketing Brasil, formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing. Alexandre Tili tem desenvolvido sua carreira com foco em Marketing e Vendas, com experiência em diversos segmentos e empresas como Sebrae, GE e Prudential. Desde 2007, quando foi Head de Marketing e Comunicação da SoftwareONE Brasil, sua atuação está direcionada para o segmento de Tecnologia da Informação com foco no B2B.

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