Um artigo publicado no blog da Impact destaca 35 dados estatísticos que provam que a metodologia de Inbound Marketing funciona e veio para ficar. Na sua base está a produção e divulgação permissiva de conteúdos valiosos para o público-alvo, e os resultados são totalmente mensuráveis: número de visitantes atraídos ao website, número de leads que preencheram formulários, número de leads qualificados como oportunidades, número de oportunidades abordadas pelas vendas e convertidas em clientes. Mas como calcular o ROI do Inbound Marketing?
Salientamos primeiro 6 desses dados estatísticos:
O Inbound Marketing, como já abordámos noutros artigos, significa “marketing de atração”, e consiste em despertar a atenção e o interesse do público-alvo (buyer personas) e “encantá-lo” ao longo da jornada até estar pronto para comprar. E, claro, continuar depois a acrescentar valor para fidelizá-lo, convertê-lo em fã e verdadeiro “embaixador” da empresa.
Mas de nada adianta se não conseguir medir a performance e ir fazendo os ajustes necessários para melhorar os resultados obtidos. Por isso, lançamos as seguintes perguntas: Qual o seu custo de aquisição por cliente? Quanto vale a vida útil do seu cliente? Sabe calcular o ROI do Inbound Marketing?
Em linhas gerais, o ROI (Return On Investiment – retorno sobre o investimento), é o valor que determina se o capital investido está a gerar lucro ou prejuízo. No que respeita ao Inbound Marketing, reforçamos que se trata de uma estratégia a médio/longo prazo. Contudo, tende a crescer fortemente entre o 6º e o 12º mês se tudo for feito “como mandam as regras” – publicar regularmente conteúdo valioso para o público-alvo, divulgá-lo nos canais onde ele está presente, e fazer um acompanhamento contínuo pelo marketing e vendas.
Antes de calcular o valor do ROI do Inbound Marketing, é importante saber responder a duas perguntas: Qual o custo por aquisição de cliente (CAC – Customer Acquisition Cost)? Quanto vale a vida útil do cliente (LVT – Customer Lifetime Value)? Ou seja, determinar os valores do custo para adquirir clientes (despesas com as equipas, promoção, ferramentas…), o número de novos clientes/negócios e as receitas geradas por eles num determinado período de tempo.
CAC = (valor investido em marketing e vendas) / (Total de clientes adquiridos)
Se num ano gastou €30.000 com marketing e vendas, e esse investimento trouxe 5 novos negócios, cada cliente custou €6.000 (CAC). Isso é bom ou mau? Depende das receitas geradas ao longo da sua vida útil (LVT) e por isso é útil conhecer o LVT:CAC, cujo benchmark indica um ideal de 3:1. Se a média da receita gerada por cada cliente ao longo do ano for €18.000, temos €18.000/€6.000 = 3 (dentro do benchmark).
O ROI do Inbound Marketing deverá então ser calculado da seguinte forma:
ROI = (valor das receitas geradas – valor investido em marketing e vendas) / valor das receitas geradas
(€90.000 – €30.000) / €90.000 = 0,6. Ou seja, 60% – cada € investido em marketing/vendas gerou 6€ de receita.
Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar! Entretanto, experimente nossa calculadora de CAC e outros dados relevantes para seu negócio clicando aqui!