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Você já está por dentro da nova atualização do Google? Conhecida como Helpful Content, seu grande objetivo é incentivar e garantir que o conteúdo útil e relevante seja o padrão dos blogs mundiais.
Apesar de já estar sendo aplicada para conteúdos em inglês desde agosto, o Google confirmou o update para todos os países e idiomas em 05 de dezembro de 2022. Portanto, o conteúdo útil, feito de pessoas para pessoas, agora é lei!
E, assim como no mundo jurídico, não há muitas opções disponíveis: ou você se adapta ou será penalizado. Mas, como isso pode impactar seus resultados orgânicos? E como produzir artigos de qualidade, focados nas dores e necessidades do seu público?
Se você ainda não pensou sobre o assunto, não há tempo a perder! Continue a leitura para tirar suas dúvidas!
“Pessoas em primeiro lugar”: foi assim que o Google resumiu a atualização do Helpful Content. Embora pareça óbvio, essa é uma mudança que pode impactar muitos sites e blogs. Isso porque, alguns portais ainda produzem conteúdos para facilitar o trabalho dos robôs.
O Google sempre deixou claro que prioriza artigos originais e que agregam valor aos leitores, mas isso era apenas uma orientação. Assim, a nova atualização decretou de uma vez por todas que SEO é sobre pessoas.
Ou seja, conteúdo bom é aquele que ajuda o usuário e que traz informações e dados realmente úteis. Desse modo, qualquer tentativa de burlar o algoritmo, será penalizada.
Especialistas em SEO e Marketing de Conteúdo de todo o mundo afirmam que a Atualização do Conteúdo Útil está entre as mais importantes dos últimos tempos. Afinal, de uma forma simples e direta: ela eliminará o “texto fraquinho” dos resultados das pesquisas.
Isso significa que a técnica de pegar trechos das primeiras posições e “criar” um novo conteúdo será um grande tiro no pé. Sua empresa ainda faz isso? Pare agora mesmo!
Sabe aquele ditado “me digas com quem andas que te direi quem és”? O Google está levando-o ao pé da letra e penalizará todo o site se encontrar muitos conteúdos de baixa qualidade.
O que estou dizendo é que artigos ruins podem contaminar sua credibilidade no meio digital e derrubar seu tráfego. Assim, mais do que nunca, é preciso avaliar a qualidade do que você publica e investir em uma comunicação assertiva. Caso contrário, aquele artigo incrível não terá os resultados que merece!
Embora o sistema da atualização do Helpful Content seja automatizado, a validação pode demorar meses. Portanto, excluir artigos que não agregam valor não devolve o seu tráfego imediatamente.
Além disso, cada site poderá ser afetado de uma maneira diferente. Segundo a empresa, isso vai variar conforme a quantidade de conteúdo inútil encontrado. Mas, nem tudo está perdido! A boa notícia é que é possível otimizar e melhorar um artigo para que ele seja reclassificado.
Quem trabalha com SEO e Marketing de Conteúdo sabe bem identificar um artigo de baixa qualidade e um conteúdo útil. Porém, nem todo mundo tem esse olhar treinado, não é mesmo?
O Google sabe disso e não tem a intenção de penalizar nenhuma empresa. Por isso, ele mesmo trouxe alguns questionamentos que podem ajudá-lo a verificar se seus artigos são relevantes ou não. Veja:
Seja sincero e responda a esses quesitos. Se estiver errando, busque ajuda e faça uma auditoria no site para mapear e eliminar materiais que possam prejudicar seu desempenho.
Já sabemos que conteúdos criados com o foco em ranquear no Google não receberão uma boa classificação. Isso quer dizer que o SEO deve ser ainda mais estratégico e menos engessado e focado em regras que chamam a atenção dos robôs.
Sendo assim, a única alternativa é se dedicar à produção de conteúdos. Seus artigos precisam ser ricos, baseados em pesquisas aprofundadas e totalmente focados nas dores e demandas das suas personas.
É um básico que funciona, mas que poucos fazem. Em síntese, basta compartilhar o que sabe e ajudar seus clientes a se informarem sobre assuntos relevantes para o seu dia a dia e que tenham feeling com seu produto ou serviço.
Ainda confuso? Anote algumas dicas e insights valiosos!
Antes de qualquer coisa, tenha certeza de que você conhece sua persona e compreende a jornada do cliente. Afinal, se estamos falando em escrever para pessoas, é fundamental realizar uma análise profunda e estratégica sobre o seu público-alvo.
Produzir conteúdo sem uma persona definida e desconsiderando as diversas etapas da jornada é o mesmo que lançar um produto sem análise de mercado. Ou seja, um verdadeiro “tiro no escuro”!
Não é que a Inteligência Artificial seja ruim. Pelo contrário, como especialistas em tecnologia, sabemos o enorme potencial deste recurso. Porém, em terra de conteúdo útil, ter pessoas escrevendo para pessoas faz toda a diferença.
O que você pode (e deve) fazer é aproveitar boas ferramentas de SEO para mapear o interesse do seu público e entregar conteúdos ainda mais assertivos.
A poda de conteúdo pode salvar os resultados do seu site e evitar que ele seja penalizado. A ideia é simples e se resume em identificar materiais sem relevância e excluí-los. Sabe aquele artigo antigo e que nem faz mais sentido? Ele, certamente, não traz tráfego e deve ser tirado do ar.
Essa é técnica é extremamente importante para blogs mais robusto e com publicações feitas há mais de 5 anos. Lembrando que o Google sempre prioriza qualidade e não quantidade.
Aliás, o estudo State of Marketing 2022, da HubSpot, revelou que 83% dos profissionais de marketing acreditam que produzir conteúdo de qualidade e com menos frequência é mais eficaz. Além disso, para 36% das empresas, o site e o blog foram os principais canais de marketing do ano.
A produção de conteúdos assinados por especialistas se encaixa perfeitamente às diretrizes do Helpful Content Update. Então, aproveite todo o seu conhecimento e expertise para agregar valor ao público, trazendo informações inéditas e realmente úteis.
A ideia de eleger um porta-voz para sua empresa pode ser interessante não apenas para assinar artigos no blog, como nas redes sociais.
Dica: uma simples conversa com o time de vendas e de atendimento ao cliente pode gerar insights valiosos. Afinal, eles ouvem muitas dúvidas e objeções que podem ser trabalhadas no blog da empresa.
Manter um padrão de qualidade na produção de conteúdos é essencial para ganhar posições no Google. Portanto, invista em ações que gerem bons resultados: da elaboração do Plano Editorial às otimizações de SEO.
Neste ponto, é importante destacar que a atuação de profissionais economiza dinheiro e tempo. Isso porque, escrever com estratégia é a forma mais inteligente de se aproximar do cliente e ganhar sua confiança e respeito.
Depois de tudo o que falamos, não há dúvida de que o Helpful Content se resume em uma atuação focada no usuário. Afinal, um conteúdo útil precisa ensinar, encantar e solucionar problemas.
Empresas que estruturam seus projetos de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo com essa visão saem na frente e serão recompensados. O segredo é: escreva para pessoas e não pense tanto nos robôs do Google!
Embora seja um processo lento, crescer organicamente não é uma missão impossível e qualquer site pode chegar lá. Acredite!
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Annielly Chagas
Annielly é Analista de Conteúdo na OUTMarketing. Graduada em Direito, é uma apaixonada pelo Marketing de Conteúdo e tem mais de 7 anos de experiência com SEO, Redação e Copywriting.