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Helpful Content: conteúdo útil agora é lei no Google!

10 de janeiro de 2023
Tendências de Marketing

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Que tal ouvir esse conteúdo?

Você já está por dentro da nova atualização do Google? Conhecida como Helpful Content, seu grande objetivo é incentivar e garantir que o conteúdo útil e relevante seja o padrão dos blogs mundiais. 

Apesar de já estar sendo aplicada para conteúdos em inglês desde agosto, o Google confirmou o update para todos os países e idiomas em 05 de dezembro de 2022. Portanto, o conteúdo útil, feito de pessoas para pessoas, agora é lei!  

E, assim como no mundo jurídico, não há muitas opções disponíveis: ou você se adapta ou será penalizado. Mas, como isso pode impactar seus resultados orgânicos? E como produzir artigos de qualidade, focados nas dores e necessidades do seu público?  

Se você ainda não pensou sobre o assunto, não há tempo a perder! Continue a leitura para tirar suas dúvidas! 

Helpful Content: o que você precisa saber 

“Pessoas em primeiro lugar”: foi assim que o Google resumiu a atualização do Helpful Content. Embora pareça óbvio, essa é uma mudança que pode impactar muitos sites e blogs. Isso porque, alguns portais ainda produzem conteúdos para facilitar o trabalho dos robôs. 

O Google sempre deixou claro que prioriza artigos originais e que agregam valor aos leitores, mas isso era apenas uma orientação. Assim, a nova atualização decretou de uma vez por todas que SEO é sobre pessoas.  

Ou seja, conteúdo bom é aquele que ajuda o usuário e que traz informações e dados realmente úteis. Desse modo, qualquer tentativa de burlar o algoritmo, será penalizada. 

O fim do “texto fraquinho”! 

Especialistas em SEO e Marketing de Conteúdo de todo o mundo afirmam que a Atualização do Conteúdo Útil está entre as mais importantes dos últimos tempos. Afinal, de uma forma simples e direta: ela eliminará o “texto fraquinho” dos resultados das pesquisas

Isso significa que a técnica de pegar trechos das primeiras posições e “criar” um novo conteúdo será um grande tiro no pé. Sua empresa ainda faz isso? Pare agora mesmo! 

Todo o seu site será prejudicado 

Sabe aquele ditado “me digas com quem andas que te direi quem és”? O Google está levando-o ao pé da letra e penalizará todo o site se encontrar muitos conteúdos de baixa qualidade.  

O que estou dizendo é que artigos ruins podem contaminar sua credibilidade no meio digital e derrubar seu tráfego. Assim, mais do que nunca, é preciso avaliar a qualidade do que você publica e investir em uma comunicação assertiva. Caso contrário, aquele artigo incrível não terá os resultados que merece! 

A recuperação pode demorar meses 

Embora o sistema da atualização do Helpful Content seja automatizado, a validação pode demorar meses. Portanto, excluir artigos que não agregam valor não devolve o seu tráfego imediatamente. 

Além disso, cada site poderá ser afetado de uma maneira diferente. Segundo a empresa, isso vai variar conforme a quantidade de conteúdo inútil encontrado. Mas, nem tudo está perdido! A boa notícia é que é possível otimizar e melhorar um artigo para que ele seja reclassificado. 

Meu conteúdo é útil? Veja como identificar um bom artigo 

Quem trabalha com SEO e Marketing de Conteúdo sabe bem identificar um artigo de baixa qualidade e um conteúdo útil. Porém, nem todo mundo tem esse olhar treinado, não é mesmo? 

O Google sabe disso e não tem a intenção de penalizar nenhuma empresa. Por isso, ele mesmo trouxe alguns questionamentos que podem ajudá-lo a verificar se seus artigos são relevantes ou não. Veja: 

  • Seu conteúdo foi produzido para atrair cliques nos mecanismos de buscas ou para ajudar pessoas? 
  • Seu blog está repleto de artigos, sobre tópicos diversos, apenas para tentar aparecer nas pesquisas? 
  • Seu artigo resume o que os outros dizem e não acrescenta nada de valor? 
  • Você escreve sobre “temas da moda”, mas que não têm relevância para suas personas? 
  • Seu conteúdo é capaz de sanar as dúvidas do leitor ou ele precisa buscar novas informações? 

Seja sincero e responda a esses quesitos. Se estiver errando, busque ajuda e faça uma auditoria no site para mapear e eliminar materiais que possam prejudicar seu desempenho. 

E agora? como tornar seu conteúdo útil e se adequar às diretrizes do Google? 

Já sabemos que conteúdos criados com o foco em ranquear no Google não receberão uma boa classificação. Isso quer dizer que o SEO deve ser ainda mais estratégico e menos engessado e focado em regras que chamam a atenção dos robôs. 

Sendo assim, a única alternativa é se dedicar à produção de conteúdos. Seus artigos precisam ser ricos, baseados em pesquisas aprofundadas e totalmente focados nas dores e demandas das suas personas.  

É um básico que funciona, mas que poucos fazem. Em síntese, basta compartilhar o que sabe e ajudar seus clientes a se informarem sobre assuntos relevantes para o seu dia a dia e que tenham feeling com seu produto ou serviço. 

Ainda confuso? Anote algumas dicas e insights valiosos! 

De olho na persona e na jornada do cliente 

Antes de qualquer coisa, tenha certeza de que você conhece sua persona e compreende a jornada do cliente. Afinal, se estamos falando em escrever para pessoas, é fundamental realizar uma análise profunda e estratégica sobre o seu público-alvo. 

Produzir conteúdo sem uma persona definida e desconsiderando as diversas etapas da jornada é o mesmo que lançar um produto sem análise de mercado. Ou seja, um verdadeiro “tiro no escuro”! 

Não confie tanto na Inteligência Artificial 

Não é que a Inteligência Artificial seja ruim. Pelo contrário, como especialistas em tecnologia, sabemos o enorme potencial deste recurso. Porém, em terra de conteúdo útil, ter pessoas escrevendo para pessoas faz toda a diferença.  

O que você pode (e deve) fazer é aproveitar boas ferramentas de SEO para mapear o interesse do seu público e entregar conteúdos ainda mais assertivos. 

Invista na poda de conteúdo  

A poda de conteúdo pode salvar os resultados do seu site e evitar que ele seja penalizado. A ideia é simples e se resume em identificar materiais sem relevância e excluí-los. Sabe aquele artigo antigo e que nem faz mais sentido? Ele, certamente, não traz tráfego e deve ser tirado do ar. 

Essa é técnica é extremamente importante para blogs mais robusto e com publicações feitas há mais de 5 anos. Lembrando que o Google sempre prioriza qualidade e não quantidade

Aliás, o estudo State of Marketing 2022, da HubSpot, revelou que 83% dos profissionais de marketing acreditam que produzir conteúdo de qualidade e com menos frequência é mais eficaz. Além disso, para 36% das empresas, o site e o blog foram os principais canais de marketing do ano. 

Compartilhe o que só você sabe  

A produção de conteúdos assinados por especialistas se encaixa perfeitamente às diretrizes do Helpful Content Update. Então, aproveite todo o seu conhecimento e expertise para agregar valor ao público, trazendo informações inéditas e realmente úteis. 

A ideia de eleger um porta-voz para sua empresa pode ser interessante não apenas para assinar artigos no blog, como nas redes sociais. 

Dica: uma simples conversa com o time de vendas e de atendimento ao cliente pode gerar insights valiosos. Afinal, eles ouvem muitas dúvidas e objeções que podem ser trabalhadas no blog da empresa. 

Qualidade nunca é demais 

Manter um padrão de qualidade na produção de conteúdos é essencial para ganhar posições no Google. Portanto, invista em ações que gerem bons resultados: da elaboração do Plano Editorial às otimizações de SEO. 

Neste ponto, é importante destacar que a atuação de profissionais economiza dinheiro e tempo. Isso porque, escrever com estratégia é a forma mais inteligente de se aproximar do cliente e ganhar sua confiança e respeito. 

Foco no usuário é a resposta para crescer organicamente! 

Depois de tudo o que falamos, não há dúvida de que o Helpful Content se resume em uma atuação focada no usuário. Afinal, um conteúdo útil precisa ensinar, encantar e solucionar problemas. 

Empresas que estruturam seus projetos de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo com essa visão saem na frente e serão recompensados. O segredo é: escreva para pessoas e não pense tanto nos robôs do Google! 

Embora seja um processo lento, crescer organicamente não é uma missão impossível e qualquer site pode chegar lá. Acredite! 

E, se você deseja ficar sempre atualizado sobre boas práticas de SEO e o universo do Inbound Marketing, sugiro que assine a newsletter da OUTMarketing. Por lá, compartilhamos tudo o que há de relevante e valioso para colher bons frutos no mundo digital. Te espero! 

Annielly Chagas 
Annielly é Analista de Conteúdo na OUTMarketing. Graduada em Direito, é uma apaixonada pelo Marketing de Conteúdo e tem mais de 7 anos de experiência com SEO, Redação e Copywriting. 

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