Afinal, o que é Inbound Marketing e por que ele ainda é uma estratégia valiosa nos dias de hoje? Existem vários motivos e um deles é que a prática evoluiu e deu origem ao que chamamos de Novo Inbound!
Para desmistificar o assunto, criamos este conteúdo especial com tudo o que você precisa saber a respeito.
A seguir, explicamos como o Inbound funciona, sua importância, como colocá-lo em prática e todos os detalhes sobre a sua evolução. Quer aprender? Então vamos lá!
O Inbound Marketing é uma abordagem que visa atrair, engajar e encantar os clientes de maneira não intrusiva. Para isso, cria conexões significativas por meio da entrega de conteúdo relevante e útil.
A sua principal característica é atrair o consumidor, em vez de adotar uma abordagem mais agressiva — e, muitas vezes, inconveniente — nesse relacionamento com sua persona.
A ideia é explorar mecanismos de busca, blogs, redes sociais e outros pontos de contato com o público-alvo. Dessa forma, pouco a pouco, o Inbound ajuda a construir uma reputação mais sólida para sua empresa.
O conceito Inbound Marketing surgiu em 2006, criado por Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores da HubSpot. Porém, a estratégia ganhou o mundo em 2009, após a publicação do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”.
Ainda assim, é importante dizer que suas ações já eram aplicadas por muitos profissionais da área. Aliás, Peter Drucker afirma que os princípios do Inbound Marketing foram instituídos por Seth Godin, em sua obra “Marketing de Permissão”, lançada em 1999.
Agora que você já entendeu o que é Inbound Marketing, vale a pena esclarecer como o método funciona na prática. Em resumo, podemos dizer que tudo se baseia na ideia de ganhar o interesse das pessoas, fazendo com que elas procurem o seu negócio — e não o contrário.
Então, com a ajuda do Marketing de Conteúdo e de diferentes ações, atraímos e conquistamos o público-alvo, de forma sutil e orgânica. Ou seja, a marca interage com o público certo e no momento ideal.
Lembrando que a metodologia não é rígida e pode ser adaptada para cada tipo de negócio e comportamento de seus clientes.
Quando feito corretamente, o Inbound Marketing pode impulsionar os resultados da empresa. Aliás, isso acontece de diversas formas e em vários aspectos relevantes para o seu sucesso. Veja:
Mesmo não sendo uma novidade, o Inbound Marketing ainda é valioso para o crescimento empresarial. Tem dúvidas disso? Basta dar uma olhada nos dados!
Quando desenvolvido com eficiência, o ROI cresce significativamente. Isso é especialmente notável entre o 6º e o 12º mês de aplicação da estratégia. Ademais, alguns benefícios vão além do que uma estratégia de Outbound pode alcançar.
À medida em que a persona se relaciona com a marca, a probabilidade de se tornar um cliente aumenta. Segundo o Gartner, fornecer bons conteúdos aumenta as chances de venda em 38% para clientes B2C e 147% para clientes B2B!
Tudo isso acontece por um motivo: o cliente é o centro das atenções. Dessa forma, conteúdos ricos e que oferecem gratuitamente uma solução para as suas dores constroem confiança na sua empresa.
Mas se você ainda não se convenceu que essa é a melhor estratégia a seguir, veja mais alguns dados importantes:
Se o mundo mudou, nada mais natural que o Inbound Marketing evolua, certo? A transformação digital, o novo perfil de consumo e as novas demandas e exigências do mercado exigiram adaptação.
O Novo Inbound é a evolução do Inbound Marketing, focado na superação de gargalos do modelo tradicional e adaptação ao novo cenário no mercado. Assim, não está preso a um funil de vendas rígido e tem foco total no cliente, se baseando em três pilares:
Tão importante quanto entender o que é Inbound Marketing, é entender que o Novo Inbound Marketing é uma abordagem mais coerente para o cenário atual. Afinal, com tantas evoluções nos últimos anos, as antigas estratégias começaram a perder eficiência.
Conheça os 5 principais pilares dessa metodologia e aprenda a aplicá-la em seu negócio!
A maior diferença do Novo Inbound é usar o conteúdo para apoiar o cliente. Por isso, conteúdos rasos, sem embasamento e utilidade real são coisa do passado.
Sua marca tem tanto conhecimento a compartilhar. Por que não fazer isso de verdade? Tenha uma estratégia de conteúdo intencional e focada em solucionar problemas, dores e dúvidas.
Leads são importantes, mas a prioridade é gerar demanda. Você faz isso gerando valor na jornada do cliente, reforçando sua autoridade de marca e construindo uma relação de confiança com quem interage com sua empresa.
O Novo Inbound prega que a finalidade de uma estratégia de conteúdo não é o preenchimento de um formulário. Afinal, o objetivo maior não é gerar leads, não é mesmo?
Sendo assim, tenha cuidado ao criar barreiras para o acesso ao seu conteúdo. Planeje melhor onde e como solicitar dados de contato, reforçando sua posição de parceiro do cliente.
A variedade é a alma do Novo Inbound. Por isso, além de textos, é importante investir em vídeos, podcasts, infográficos, newsletter, entrevistas e outros formatos de conteúdo.
Em resumo, a ideia é ampliar a forma de distribuição da informação. Assim, sua marca tem mais pontos de contato com o cliente e chances de conquistar sua confiança.
Para construir conexões profundas com a sua audiência, é importante participar e promover eventos online e presenciais, como webinars, simpósios e feiras.
Novamente, a ideia é reforçar seu posicionamento de mercado, falando de dores, serviços e soluções de forma indireta e impactando o cliente em diferentes ambientes e situações.
Como destacamos, o Novo Inbound não quer apenas gerar leads. Pelo contrário, ele deseja educar e qualificar a audiência para gerar demanda e clientes fiéis.
É por isso que a produção de conteúdo de qualidade é um pilar importante dessa nova fase do Inbound Marketing.
O principal pilar de sustentação do Inbound é o uso inteligente do Marketing de Conteúdo. Como explicamos anteriormente, é esse o caminho para construir autoridade no assunto. Outros benefícios acompanham a aplicação dessa estratégia.
Conforme os conteúdos são publicados, sua empresa aumenta o posicionamento nos motores de busca, sobretudo no Google. Nesse sentido, quando um novo cliente pesquisa sobre um problema, sua empresa poderá ser colocada entre as principais vozes que trazem a solução para aquela dúvida.
O Inbound Marketing cria mecanismos mais robustos de atração para o site da sua empresa. Seja um canal no YouTube, um perfil no Instagram ou o blog, o ponto é que os conteúdos ajudam a trazer para a sua página aquele cliente com mais interesse no que você tem a oferecer.
Não é muito melhor conversar com um lead desse tipo? O trabalho de conversão fica mais fácil e os resultados podem ser notados em indicadores como o Custo de Aquisição de Cliente (CAC), que tende a ser menor.
Vale destacar que o uso da tecnologia pode trazer resultados ainda melhores. As martechs ajudam você a automatizar uma série de processos para reduzir custos e aumentar a eficiência da sua estratégia de Inbound.
Ao educar o cliente ao longo de sua jornada, o Inbound Marketing simplifica o papel do time de vendas. Afinal, o lead chega qualificado, já entendendo muito sobre a sua solução ou serviço.
O Novo Inbound, com seu foco no relacionamento e na entrega de valor, contribui para a fidelização do cliente. Afinal, há a construção de um relacionamento pautado em parceria, com o compartilhamento de conhecimento para superação de desafios.
Conseguiu entender o que é Inbound Marketing? E o Novo Inbound? Ao longo deste conteúdo, ficou evidente que o Inbound evoluiu e deu origem a uma nova forma de atrair, engajar e se relacionar com o cliente.
Assim, podemos dizer que o velho Inbound pode ter morrido, mas o Novo Inbound está mais vivo do que nunca, moldando o futuro do marketing digital.
Quer implementar o Inbound, mas não tem uma grande equipe de marketing para focar nisso? Não se preocupe! Entre em contato com a OUTMarketing e veja como isso pode ser feito com tranquilidade no contexto específico da sua empresa!