Que tal ouvir esse conteúdo?
O Inbound Marketing continua sendo uma estratégia fundamental para qualquer empresa. Entenda tudo sobre o conceito e sua aplicação!
Se você já se deparou com a dúvida sobre o Inbound Marketing ter morrido, a resposta é muito clara: não. Essa prática continua sendo um dos pilares da estratégia de qualquer empresa. Para entender os motivos, o primeiro passo é entender exatamente o que é Inbound Marketing.
Para desmistificar o assunto, criamos este conteúdo especial com tudo o que você precisa saber a respeito. Explicamos aqui como funciona o Inbound, por que ele é valioso para qualquer empresa e como colocá-lo em prática. Então, vamos lá!
O Inbound Marketing é uma estratégia que reúne diversas práticas de marketing com o objetivo de gerar leads e converter novos clientes por meio de conteúdo relevante. Assim, sua principal característica é atrair o consumidor, em vez de adotar uma abordagem mais agressiva — e, muitas vezes, inconveniente — nesse relacionamento com sua persona.
Explorando mecanismos de busca, blogs, redes sociais e outros pontos de contato com o público-alvo, o Inbound constrói uma reputação mais sólida para sua empresa. Em vez de oferecer diretamente seus produtos ou serviços, você atrai os clientes e se mostra uma autoridade naquele assunto.
Quando isso é feito corretamente, os resultados são incríveis. Para começar, as pessoas encontram algo de valor nos seus conteúdos: as soluções para as dores delas — ou, ao menos, informação relevante para que elas saibam como solucionar aquilo.
Somado a isso, sua marca é fortalecida no imaginário do seu consumidor. No melhor cenário, sua empresa se torna uma autoridade no assunto, uma referência na sua área de atuação. E quando um cliente decidir comprar determinado produto ou serviço, é o nome da sua organização que virá na cabeça dele.
Contudo, o boom do Inbound Marketing fez com que algumas pessoas acreditassem que o mundo digital ficou sobrecarregado. Afinal, se todo mundo é inovador no marketing, ninguém é inovador no marketing.
Os dados, no entanto, mostram que a estratégia ainda vale a pena. Para quem tem dúvidas sobre o que é Inbound Marketing, é interessante olhar mais a fundo para seus resultados.
Se o Inbound Marketing é desenvolvido com eficiência, o ROI tende a crescer significativamente. Isso é especialmente notável entre o 6º e o 12º mês de aplicação da estratégia. Para ir além, alguns benefícios vão além daquilo que uma estratégia de Outbound pode alcançar.
Conforme sua persona entende mais a fundo como alcançar os objetivos dela, a probabilidade de consumir as soluções que você oferece aumenta. Como você pode ver neste artigo da Gartner, fornecer esse tipo de conteúdo aumenta as chances de venda em 38% para clientes B2C e 147% para clientes B2B!
É fácil entender esse impacto tão significativo. Clientes corporativos têm toda uma cadeia interna de análise das suas compras; em geral, é um gestor ou mesmo alguém em cargo C-Level que toma a decisão final. Com uma boa noção de como as demandas da empresa serão solucionadas, é mais provável que seu produto seja considerado como opção.
Mesmo consumidores domésticos já estão mais críticos em relação a abordagens superficiais. Entretanto, conteúdos ricos que oferecem gratuitamente uma solução para as dores da pessoa constróem confiança na sua empresa.
Além disso, o marketing boca a boca é impulsionado. Somos todos influenciados pela opinião de familiares, amigos e colegas de trabalho em nossas decisões. Se uma pessoa do nosso círculo compartilha um conteúdo de uma empresa, a chance de darmos atenção àquilo é bem maior.
São diversos fatores que colocam o Inbound Marketing em uma posição de destaque no mercado. Veja a seguir mais alguns que merecem destaque.
O principal pilar de sustentação do Inbound é o uso inteligente do Marketing de Conteúdo. Como explicamos anteriormente, é esse o caminho para construir autoridade no assunto. Outros benefícios acompanham a aplicação dessa estratégia.
Conforme os conteúdos são publicados, melhor o posicionamento que sua empresa pode alcançar nos motores de busca, sobretudo no Google. Nesse sentido, quando um novo cliente pesquisa sobre um problema, sua empresa poderá ser colocada entre as principais vozes que trazem a solução para aquela dúvida.
Para complementar, anúncios também podem ser mostrados de acordo com a palavra-chave pesquisada. Isso nos leva a um outro ponto importante.
Para entender de verdade o que é Inbound Marketing, é preciso considerar o Marketing Baseado em Contas (ABM). Estamos falando de uma estratégia para alcançar clientes específicos com campanhas personalizadas. Em geral, o foco é aquela conta que pode trazer um ticket muito maior.
Vale a pena desenvolver conteúdos e outras ações personalizadas para aumentar as chances de conversão desses clientes. Contudo, isso só é possível com um Inbound Marketing bem estruturado: é preciso estudar o cliente, traçar seu perfil (persona), estudar suas dores, definir a melhor solução e pensar ainda em como abordá-lo.
Um dos benefícios do marketing de conteúdo é oferecer ebooks que abordam certos temas com mais profundidade. Para fazer o download, o cliente pode fornecer seu email, a empresa e o telefone — ou seja, informações cruciais para quem quer disparar uma campanha personalizada de email marketing.
O Inbound Marketing cria mecanismos mais robustos de atração para o site da sua empresa. Seja um canal no YouTube, um perfil no Instagram ou mesmo um blog, o ponto é que os conteúdos ajudam a trazer para a sua página aquele cliente com mais interesse no que você tem a oferecer.
Não é muito melhor conversar com um lead desse tipo? O trabalho de conversão fica mais fácil e os resultados podem ser notados em indicadores como o Custo de Aquisição de Cliente (CAC), que tende a ser menor.
Vale destacar que o uso da tecnologia pode trazer resultados ainda melhores. As martechs ajudam você a automatizar uma série de processos para reduzir custos e aumentar a eficiência da sua estratégia de Inbound.
Como detalhamos no post, o Inbound Marketing segue mais vivo do que nunca e traz benefícios valiosos para qualquer empresa. Se considerarmos o peso que a transformação digital tem no mercado, aplicar essa estratégia se torna uma questão de sobrevivência.
Então, agora que você já sabe melhor o que é Inbound Marketing e por que ele é tão poderoso, coloque-o para trabalhar a seu favor. Os resultados, como você viu aqui, podem ser cada vez melhores!
Quer implementar o Inbound, mas não tem uma grande equipe de marketing para focar nisso? Não se preocupe! Entre em contato com a OUTMarketing e veja como isso pode ser feito com tranquilidade no contexto específico da sua empresa!