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Como ter uma comunicação digital mais assertiva no mercado de TI

29 de novembro de 2021
Tendências de Marketing

Saber se comunicar é fundamental para as relações humanas. Nesse sentido, ter uma boa relação dentro da empresa e com os clientes faz toda a diferença. Por isso, quem atua no mercado de tecnologia pode se beneficiar bastante se souber desenvolver uma boa comunicação digital.

Traçar estratégias para fortalecer a presença nas redes é fundamental para ter sucesso ao longo de toda a jornada do cliente. O ponto é que o ambiente digital é cada vez mais disputado. Então, você precisa estreitar laços com o público para ser notado.

Então, confira algumas dicas essenciais para ter uma comunicação digital mais assertiva!

Entenda a jornada do cliente

De acordo com a pesquisa GlobalWebIndex, de 2019, o Brasil fica em segundo lugar quando o assunto é tempo gasto em conexão nas redes sociais. Esse tipo de informação mostra que a presença digital é decisiva para o mercado.

O primeiro passo, então, é entender a jornada do cliente. Na prática, esse conceito se refere a toda a trajetória dos consumidores na sua relação com as marcas. Ela engloba os primeiros contatos, desde quando a pessoa conhece o negócio, até o pós-venda, momento importante que se inicia depois da compra.

Compreender a jornada do cliente faz com que você elabore estratégias melhores, o que inclui refinar sua comunicação digital. Isso significa que, sabendo como o seu consumidor se relacionada com a sua marca, você entende melhor quais são os conteúdos que devem ser veiculados nos seus canais digitais.

O objetivo principal da comunicação digital é aproximar o cliente da sua empresa. Nesse sentido, mapear e identificar as etapas específicas da jornada dos seus consumidores te dará mais chances de converter leads e conquistar a fidelidade desse público.

Invista em inbound marketing

O Inbound Marketing tem como foco encantar, atrair e converter clientes. Essa abordagem trabalha com a veiculação de conteúdos que agreguem valor no ambiente digital, isto é, que sejam relevantes para o público-alvo da marca. Esse tipo de estratégia também é conhecido como Marketing de Atração.

Atualmente, não é mais suficiente atuar com a oferta direta de produtos e serviços, com foco apenas em anunciar o que a empresa tem para oferecer. O mercado entendeu que é preciso atrair e conquistar a permissão de se comunicar com o consumidor — sobretudo o das novas gerações.

São pessoas mais exigentes quanto àquilo que consomem e que estão acostumadas a procurar informações na internet. Por isso, ter uma comunicação digital assertiva também envolve investir em marketing de conteúdo.

Veja algumas práticas que ajudam a produzir e desenvolver bem as estratégias:

  • conhecer muito bem o seu público;
  • saber qual rede social os seus clientes mais frequentam;
  • identificar qual é o assunto mais comentado pelos seus consumidores;
  • criar conteúdos relevantes;
  • veicular esse material no lugar certo, na hora certa.

Somado a isso, existem outras dicas que vão ajudar sua empresa a melhorar a comunicação com seu público-alvo — seja um cliente já fidelizado, seja um lead no topo do funil.

Tenha uma boa assessoria de imprensa

Quem trabalha com essa atividade tem como objetivo principal fortalecer a marca nos meios de comunicação relevantes para seu setor, além de conseguir engajamento espontâneo. Isso significa levar esses veículos e o próprio público a divulgarem seus produtos, serviços, eventos e novidades por conta própria.

Para complementar, eventualmente pode ser necessário lidar com críticas ou gerenciar uma crise. Para auxiliar em tudo isso, existe a assessoria de imprensa.

Saber lidar com a mídia pode ser uma demanda importante do seu negócio. Portanto, trabalhe com uma boa equipe de assessoria de imprensa — interna ou terceirizada — para definir estratégias de comunicação mais assertivas, realizar acompanhamento em entrevistas e se relacionar diretamente com os jornalistas.

Monitore os resultados

Acompanhar constantemente os resultados das suas estratégias de marketing é algo possível e fundamental no ambiente digital. O objetivo é verificar se o que está sendo está atingindo o resultado esperado. Caso isso não esteja acontecendo, a equipe de comunicação da empresa deve ajustar as estratégias e redirecionar as ações.

Ao realizar esse monitoramento, é possível trabalhar para pensar em melhorias, ou mesmo definir objetivos mais alinhados com o público, os produtos e serviços. Além disso, ao acompanhar o que está sendo feito, a empresa consegue destinar o seu orçamento para o que realmente é necessário.

Adote as ferramentas adequadas

Uma comunicação digital assertiva pode usar algumas ferramentas para atingir os seus objetivos. Veja a seguir algumas opções para a sua empresa:

Mídias sociais

Também chamadas de redes sociais, são ferramentas indispensáveis para uma boa presença digital. Instagram, Twitter, TikTok, Facebook e LinkedIn são exemplos de redes que podem trazer bons resultados de engajamento e relacionamento com os clientes, parceiros comerciais e a mídia especializada.

E-mail marketing

Por meio de ferramentas de envio automatizado de e-mails, como Mailchimp e Constant Contact, é possível compartilhar conteúdos relevantes e atraentes para leads e consumidores.

Mídia paga

Essa ferramenta pode ser utilizada em canais de busca como Google e Youtube, e também nas redes sociais. A ideia é promover um conteúdo específico, divulgando estrategicamente algo que tenha valor para leads e consumidores interessados.

Blog

Ter um blog é fundamental para que a empresa produza conteúdo e, a depender dos seus objetivos, torne-se uma referência no seu meio de atuação. Para ser ainda mais eficiente, utilizar SEO nos textos desse veículo é uma ótima forma de se destacar.

Conte com o apoio de especialistas

Para impulsionar a sua presença digital, o conhecimento e a experiência de profissionais qualificados é fundamental. Por isso, trabalhar com especialistas em comunicação digital é o caminho certo para que as melhores estratégias sejam desenhadas para o seu negócio.

Ainda assim, nem todo mundo tem budget e recursos para montar uma equipe interna que dê conta dessa demanda. A boa notícia é que o outsourcing já é uma realidade no setor e vem ganhando espaço entre as empresas de TI.

É importante que você avalie se esse parceiro especializado tem determinadas habilidades, como familiaridade com marketing de conteúdo e marketing digital, mas também com as particularidades do setor de TI. Além disso,veja alguns diferenciais que permitem alcançar resultados ainda melhores:

  • visão estratégica: um bom profissional deve ser capaz de traçar estratégias e executar ações que estejam alinhadas aos objetivos específicos da sua empresa;
  • boa comunicação: uma boa comunicação de verdade deve ser assertiva, isto é, objetiva e que coloque em prática a inteligência emocional;
  • criatividade: a criatividade não é exatamente um dom natural dado a poucas pessoas. Na verdade, ela é uma habilidade que tem ser bastante praticada;
  • dinamismo: trabalhar no mundo da comunicação e do marketing exige que a pessoa saiba agir com rapidez e foco para aproveitar as oportunidades.

Viu só como não tem segredo? Agora que você já sabe como desenvolver uma comunicação digital mais assertiva no setor de TI, coloque essas dicas em prática. Em pouco tempo, sua empresa constrói uma relação cada vez melhor com seus clientes e parceiros comerciais!

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