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Erros comuns que as empresas de TI cometem na hora de se comunicar

16 de abril de 2021
Marketing de Conteúdo

Um dos segmentos mais promissores em relação à crescimento e potencial para atrair e fidelizar o público nos canais online e off-line é o de tecnologia da informação. Afinal, nunca houve um tempo em que os recursos tecnológicos fossem tão importantes quanto nos dias de hoje. Inclusive, a tendência é só aumentar. Segundo a Gartner, os investimentos mundiais nesse mercado devem crescer 6,2% em 2021. Em contrapartida, é uma área especialmente complexa, o que pode tornar a comunicação para TI pouco assertiva se não houver certos cuidados.  

Na prática, é preciso descomplicar o assunto para informar o público de forma eficiente e humanizada. Isso vale, inclusive, para aqueles conteúdos que precisam citar conhecimentos e dicas mais técnicas, por exemplo.

Sabemos que, para alcançar esse objetivo, é preciso ter estratégia e evitar certos erros comuns das empresas quando se trata do relacionamento com o público. Quer saber quais são eles? Então acompanhe o nosso post!

Características da comunicação para empresas de TI

Muitas soluções disponibilizadas pelos negócios de TI por si só, são de difícil compreensão para quem não é da área. No entanto, não basta ter ótimos produtos ou serviços se os potenciais e atuais clientes não souberem de sua existência, benefícios e diferenciais.

Ou seja, por mais complicado que pareça a princípio, é fundamental dar um passo além dos manuais técnicos. Isso significa criar estratégias de conteúdos com linguagem de fácil entendimento e um olhar claro sobre as soluções, o que contribui para um melhor entendimento. Isso sem contar o uso da criatividade para oferecer materiais visualmente agradáveis e que vão de encontro às características, dores e desejos do público.

Outro aspecto a considerar é que, além de simplificar os conteúdos de canais digitais como redes sociais, blogs e e-mails marketing, é preciso segmentar adequadamente a audiência, para que as ações cheguem às pessoas certas.

Conheça os principais erros da comunicação para empresas de TI

Como citamos, ao mesmo tempo em que o segmento de TI está em constante crescimento, é preciso demonstrar os propósitos, soluções e outros aspectos de forma simplificada e de fácil compreensão. Veja os principais erros cometidos pelos negócios, os quais se deve evitar:

Não saber quem é o público-alvo

Uma das falhas mais impactantes na comunicação para empresas de TI é iniciar as ações sem um levantamento concreto sobre o público-alvo. Afinal, a escolha dos canais, linguagem, tom de voz e os assuntos a serem abordados, devem ter como principal pilar as características dos potenciais clientes.

Para fazer esse estudo as empresas podem se valer, por exemplo, de dados de sistemas de CRM, pesquisas de mercado, análise da concorrência, entrevistas e enquetes que apontem para quem as ações de relacionamento serão direcionadas.

Usar linguagem de difícil compreensão

Para que o público-alvo de uma organização de TI seja atraído, nutrido e fidelizado através de uma comunicação assertiva, é preciso que a empresa “fale a sua língua”.  

Normalmente, os profissionais da área possuem um vocabulário próprio, composto por jargões, palavras difíceis e termos técnicos difíceis de serem entendidos por quem não faz parte da mesma. Consequentemente, os potenciais clientes podem se sentir perdidos, prejudicando a comunicação.

Por isso, o ideal é que os negócios contem com profissionais especializados em comunicação corporativa e marketing, que os auxiliem no desenvolvimento de conteúdos adequados. Esses devem unir pontos como palavras de fácil entendimento e autoridade de marca.

Falta de humanização na comunicação

Quando se trata de tecnologia da informação, é normal que venham à mente softwares, sistemas e máquinas que auxiliam na rotina pessoal e corporativa. Porém, isso não impede que a comunicação para empresas de TI seja humanizada, agradável e cordial.

Isso quer dizer que é preciso criar uma estratégia que mescle o conhecimento e a expertise do negócio à valorização, acolhimento e personalização do relacionamento com os diversos tipos de públicos.

Focar somente nas vendas

Outro erro comum das empresas é focar apenas em vender, deixando de lado o relacionamento com o cliente. Dificilmente um negócio que esteja precisando das soluções que o seu oferece vai comprar um produto ou contratar soluções logo no primeiro contato.

Isso porque existe uma jornada de compra, que se inicia quando o potencial cliente conhece uma empresa, estabelece relações por meio dos diversos canais de contato, até que as vendas e a fidelização aconteçam.

Portanto, antes de criar conteúdos comerciais, que vão “direto ao ponto”, é preciso desenvolver uma estratégia que mostre ao público que existe um problema a ser resolvido e de que forma isso pode ser feito. Somente após essas etapas é que o público deve ser impactado com os produtos ou serviços oferecidos.

Como as empresas de TI podem utilizar o Marketing ao seu favor

Agora que você conhece alguns erros comuns na comunicação para empresas de TI, pode estar se perguntando como otimizar esse processo em seu negócio. Uma das formas mais eficientes de atingir o público certo, com uma linguagem apropriada, é através do marketing.

O setor é responsável por criar estratégias condizentes com o perfil de cada empresa, as quais se utilizam das mais diversas ferramentas. Entre as mais adotadas estão o Marketing de Conteúdo, o Inbound Marketing, as redes sociais, os e-mails marketing, os anúncios pagos em mecanismos de busca e o SEO.  

Nesse contexto, é imprescindível escolher profissionais e agências especializadas, que entendam a realidade dos negócios de TI e possam auxiliar em uma comunicação assertiva e adequada às características do público, bem como às metas e propósitos da empresa.

Esse é o caso da OUTMarketing, que oferece serviços de marketing voltados especificamente para o setor de tecnologia da informação. Para saber mais sobre as nossas soluções, agende uma reunião com um de nossos especialistas.

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