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O que é Hubspot? Entenda para que serve e como usar a ferramenta! 

24 de agosto de 2022
Inbound Marketing , Marketing de Conteúdo

o que é hubspotQue tal ouvir esse conteúdo?

O Hubspot foi nomeado como líder do Quadrante Mágico™ 2021 da Gartner® no quesito Plataforma de Automação de Marketing B2B. Não é para menos: todo profissional do marketing, em algum momento, ouve falar ou tem contato com essa solução. Mas, afinal, o que é Hubspot? 

Estamos falando de uma plataforma com presença marcante em empresas dos mais variados setores. Logo, é fácil perceber que seu impacto comercial deve ser gigantesco — e o potencial é justamente esse. 

Então, que tal entender, do começo ao fim, o que é Hubspot e por que sua empresa deve conhecer essa solução? Nesse post especial sobre o assunto, você encontrará as respostas para essas perguntas. Vamos lá? 

O que é Hubspot, afinal? 

O Hubspot é uma solução completa para marketing e vendas. Criado pela empresa de mesmo nome, ele traz um volume gigantesco de funcionalidades. Nesse sentido, vale destacar que a plataforma tem como base sua solução de CRM

É sobre esse banco de dados que as outras funcionalidades estão estruturadas. Para entender melhor seu funcionamento, é interessante conhecer rapidamente a empresa por trás desse produto de sucesso. 

A empresa Hubspot 

A Hubspot foi fundada por Brian Halligan e Dharmesh Shah, que se conheceram em 2004, quando cursavam um MBA no MIT. Depois de muito estudo e discussão, eles concluíram que o caminho para um bom marketing era não bombardear as pessoas com mensagens, mas identificar suas dores e oferecer soluções. 

Fundada em 2006, a empresa trazia essa proposta em uma solução all-in-one que gerenciava toda a estratégia de Inbound Marketing. Nasce, assim, o Hubspot CRM. Em cerca de 10 anos, a empresa alcançou a marca dos 271 milhões de dólares em faturamento. 

A solução completa Hubspot 

Um dos pilares do Hubspot é seu CRM, que oferece uma base sólida para o trabalho comercial de uma organização. Essa é uma solução 100% gratuita, enquanto as plataformas de vendas e marketing são pagas. No CRM podemos cadastrar usuários ilimitados e registrar até 1 milhão de contatos e empresas. 

Para complementar, podemos integrar outras duas soluções que elevam o Marketing e as Vendas a um outro patamar de qualidade. Estamos falando do Hubspot Sales e do Hubspot Marketing. Para começar, o CRM já traz uma grande variedade de funcionalidades. Veja algumas delas: 

  • Registro de empresas — permite cadastrar cada empresa (parceira, fornecedora,  cliente ou lead) com todas as suas informações relevantes (setor, telefone, endereço, número de funcionários, receita etc.); 
  • Rastreamento de emails — registra no histórico de cada empresa todos os emails que você enviou, além de informar quando eles foram lidos e por qual pessoa; 
  • Pipeline de vendas — mostra o painel de gestão dos processos de vendas; 
  • Agenda de tarefas — exibe e nos permite gerenciar a rotina de trabalho da equipe; 
  • entre outras. 

O Hubspot Marketing, por sua vez, é uma extensão paga que conta com 5 planos diferentes. Na prática, é uma solução que ajuda você a criar conteúdos, otimizá-los com base na sua estratégia de SEO e distribuí-los. Para ir além, a solução permite automatizar todas essas tarefas. 

Já o Hubspot Sales traz um dashboard completo para a gestão das vendas. Com 3 planos diferentes, ele oferece um panorama do desempenho da equipe e traz funcionalidades que facilitam o trabalho dos vendedores. 

Quando combinadas, essas três ferramentas se tornam o coração da estratégia de marketing. Entenda os impactos que isso causa. 

Quais as vantagens de usar o Hubspot? 

O primeiro destaque é a quantidade de recursos que o Hubspot oferece. Não é exagero falar que a solução oferece muito mais do que a maioria das empresas tende a usar. Contudo, os recursos estão dispostos de maneira que podemos usar com facilidade exatamente aquilo que precisamos. 

Se a pergunta é “o que é Hubspot?”, a resposta é “um software tudo-em-um para toda a jornada de vendas” — e isso inclui o próprio pós-vendas e todos os pontos de relacionamento com o cliente. Esse pacotão de aplicativos abrange suas atividades mais variadas: Facebook, Twitter, email, LinkedIn, Google Ads, SEO, chat, chatbot, calendários etc. 

O grande trunfo aqui é não precisar contar com diversas soluções diferentes para cobrir essas atividades — já que o Hubspot dá conta de todas elas. Quer mais benefícios? Confira alguns dos grandes destaques. 

Mais leads e vendas 

Otimização e automação de processos são dois benefícios valiosos do Hubspot. No primeiro caso, as atividades são feitas de forma mais ágil e eficiente. No segundo, elas são configuradas para que a própria plataforma assuma certas funções: enviar mensagens, registrar contatos, gerar análises etc. 

A tendência é captar mais leads com menos investimento. Naturalmente, as vendas tendem a acompanhar esse crescimento. 

Redução de custos 

Os custos são menores quando boa parte dos processos são automatizados. Esse é um dos grandes diferenciais do Hubspot: com menos atividades realizadas manualmente, as despesas operacionais tendem a cair. 

Em tempos de transformação digital, nada substitui as ações visando aumentar o retorno e reduzir o investimento. Assim, o Hubspot se torna uma ferramenta ainda mais poderosa. Um exemplo de como isso acontece é a funcionalidade que gera relatórios de desempenho. 

Com uma análise detalhada em mãos, os gestores podem avaliar os resultados da equipe e realizar ajustes finos na estratégia. Quando isso é feito corretamente, podemos gerar ainda mais leads, aumentar a conversão e, consequentemente, faturar cada vez mais. 

Vendarketing 

Adotar o Hubspot é um passo importante para a integração total entre Marketing e Vendas. Aos poucos, as equipes passam a compartilhar informações, pois já trabalham com os mesmos objetivos. Então, estabelecer um ambiente digital que centralize dados e processos é fundamental para alcançar esse patamar de eficiência. 

Vale destacar que o Vendarketing é uma importante tendência da transformação digital. Por meio dele, podemos otimizar ainda mais os processos, reduzir custos e impulsionar a estratégia de Inbound Marketing. 

Automação do marketing 

Conforme as ações do marketing são desenvolvidas no Hubspot, boa parte da rotina da equipe pode ser automatizada. O resultado é um ganho significativo de agilidade na execução, aumentando o alcance das campanhas. De quebra, a equipe ganha tempo para focar em outras atividades mais estratégicas. 

Jornada do cliente em uma única ferramenta 

Do começo ao fim, toda a jornada do cliente pode ser centralizada em uma única solução digital. Na prática, a equipe de vendas e marketing passa a trabalhar com todas as informações que precisa sempre à disposição. 

Da atração, passando pela conversão e o relacionamento com o cliente, até o processo comercial e o pós-venda, tudo pode ser feito em um único lugar. Assim, o Hubspot oferece um alicerce para toda a operação, simplificando os processos e ajudando sua empresa a fidelizar cada vez mais clientes. 

Conclusão 

Da gestão de Marketing e Vendas até a execução das atividades, o Hubspot traz tudo o que precisamos para ter sucesso na rotina de trabalho. Como mostramos aqui, não é surpresa alguma que essa tecnologia tenha se tornado sucesso mundial. 

Portanto, não perca tempo. Agora que você já sabe o que é Hubspot, observe o cenário atual da sua empresa e veja como essa plataforma pode revolucionar suas atividades de vendas e marketing. Em pouco tempo, você mesmo poderá ver os resultados — e pelo próprio dashboard do Hubspot! 

Tem dúvidas sobre como implementar o Hubspot com facilidade na sua empresa? Entre em contato com a OUTMarketing agora mesmo e tire suas dúvidas! 

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