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Psicologia das cores em empresas de comunicação para o mercado de tecnologia

25 de agosto de 2015
Design

Determinantes na criativa área de marketing, as cores têm uma influência vital em projetos de design frequentemente utilizados para a comunicação das empresas de Tecnologia da Informação.

A sua adoção é, no entanto, bastante influenciada pelo seu significado. A famosa psicologia das cores, por exemplo, pode ser aplicada na perfeição à área do marketing e da comunicação de uma empresa de tecnologia, na medida em que o seu significado vai influenciar a imagem geral de cada projeto.

Dessa maneira, uma empresa de comunicação com uma forte vertente de design deve saber aplicar as cores com a máxima eficácia nos projetos dos seus clientes. Nesse artigo iremos explicar o que é, afinal, a psicologia das cores, qual a sua importância e traremos dicas interessantes para determinar qual cor escolher no seu projeto. Confira mais!

Psicologia das cores: o que é?

A psicologia das cores é uma área que estuda a maneira como as cores são capazes de afetar as emoções e o comportamento das pessoas. Esse campo de estudo se baseia na ideia de que as cores não são apenas algo visual, mas também são capazes de impactar as pessoas psicologicamente, incluindo níveis de concentração, fome, disposição, estresse, humor, entre outros.

Segundo os estudiosos, algumas cores estão relacionadas à excitação, ou à tranquilidade das pessoas, por exemplo. Assim, por causa dessas características, as cores são usadas de forma estratégica para atingir o efeito desejados em diversas áreas, como design, marketing, arquitetura, publicidade e gastronomia por exemplo.

Por que a psicologia das cores são tão importantes para a comunicação da sua empresa de tecnologia?

De acordo com o site Brand Minds,  quase 85% dos consumidores destacam as cores dos produtos como um dos fatores mais importantes para a sua aquisição. Ainda segundo o mesmo artigo, cerca de 93% dos clientes avaliam as cores de um produto antes de o comprar. Mais ainda, aproximadamente metade das pessoas desistem de produtos ou serviços porque não têm a sua cor preferida.

Só aqui já é possível compreender a importância das cores para as empresas de Tecnologia, sobretudo as B2B, e os seus responsáveis. A área de webdesign dessas empresas ou de qualquer empresa de comunicação que lhes preste serviços tem que compreender muito bem estas variáveis.

Além de ser um fator de diferenciação, num mercado cada vez mais competitivo, as cores podem determinar a aceitação ou rejeição de um produto e aumentar o reconhecimento de uma marca. Um bom exemplo disso é a multinacional McDonald’s, com o seu famoso vermelho e amarelo.

Por outro lado, as cores melhoram a leitura e a compreensão de forma muito significativa. Mas, qual o significado atribuído a cada uma das cores primárias? E que influência isso pode ter ao nível do marketing e dos clientes de uma empresa de comunicação?

As cores quentes e cores frias

Em relação às cores, elas podem ser classificadas em cores quentes e frias. Como o nome sugere, as cores quentes são aquelas que lembram o fogo e o sol, por exemplo, como o amarelo, laranja e vermelho. Essas cores são vibrantes e transmitem energia, estimulando os nossos sentidos. No design são usadas para chamar atenção.

Já por outro lado, as cores frias são associadas à água e ao gelo, como o azul e o roxo, por exemplo. Ao contrário das cores quentes, as cores frias transmitem uma sensação de frescor e calmaria. As cores frias são comumente usadas para transmitir harmonia e confiança.

O significado das cores primárias

  • empresa de comunicaçãoVermelho: paixão, emoção e atividade. Incentiva ações e aumenta a confiança e a intensidade. É muito utilizada na compra por impulso e em liquidações.
  • Amarelo: felicidade, estímulo e acolhimento. Promove o otimismo e a esperança, ajudando a estimular o intelecto. É uma cor excelente para realçar detalhes e para call-to-actions.
  • Azul: segurança, acalmia e tranquilidade. É uma cor que aumenta a criatividade. Promove a confiança nas marcas e é muito utilizada em negócios empresariais no setor de Tecnologia da Informação

O significado das cores secundárias

  • Laranja: cor equilibrada, amigável e convidativa. Reflete calor e entusiasmo e é moderadamente estimulante. Em marketing, é utilizada para chamar a atenção e excelente para utilizar em call-to-actions simples e curtos.
  • Verde: representa a estabilidade, a esperança e a saúde. É um símbolo de abundância e de crescimento, por isso é frequentemente associada a dinheiro e a marcas de sucesso.
  • Lilás: estimula a resolução de problemas e a criatividade. Representa a riqueza e o sucesso e é muito utilizada para representar empresas, marcas ou serviços criativos e inteligentes.

Mas afinal, como escolhe a cor certa para o produto, serviço ou projeto?

Como pudemos verificar durante a leitura desse artigo a psicologia das cores é um fator determinante para uma empresa tomar uma decisão tão importante como escolher uma cor principal que expresse sua marca, produto ou serviço. Assim, trouxemos também algumas dicas que irão auxiliar nessa tarefa.

Comece pensando no seu público-alvo, considerando o perfil e como a cor pensada é capaz de influenciar o modo de como ele percebe a sua marca. Assim, se a sua empresa de TI é direcionada a um publico conservador, prefira cores tradicionais e suaves.

Se por outro lado, ela for uma startup, ou direcionada a um publico mais jovem, uma alternativa apropriada seria usar cores mais ousadas e vibrantes.

Outra dica interessante é verificar a concorrência, observando quais as cores usadas por ela. Assim, você evita escolher cores semelhantes.  Além disso, antes de tomar uma decisão acerca da cor, teste com um grupo de clientes em potencial para saber qual é a opinião deles e como eles a estão interpretando. Nesse sentido, é muito interessante realizar testes A/B constantes no projeto.

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