Psicologia das cores em empresas de comunicação para o mercado de Tecnologia

Por Alexandre Souza Tili 4 anos atrásNenhum comentário
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Determinantes na criativa área  de marketing, as cores têm uma influência vital em projetos de design frequentemente utilizados para a comunicação das empresas de Tecnologia da Informação. A sua aplicação é, no entanto, bastante influenciada pelo seu significado. A famosa psicologia das cores pode ser aplicada na perfeição à área do marketing e da comunicação de uma empresa de Tecnologia, na medida em que o seu significado vai influenciar a imagem geral de cada projeto. Uma empresa de comunicação com uma forte vertente de design deve saber aplicar as cores com a máxima eficácia nos projetos dos seus clientes.

Um dos melhores artigos sobre psicologia das cores é da autoria de Henrique Carvalho, autor do blog Viver de Blog. É aí que o autor apresenta uma completa infografia sobre a psicologia das cores e a influência que ela pode ter na área empresarial, algo determinante para qualquer empresa de comunicação com clientes empresariais no setor  de Tecnologia da Informação.

Porque as cores são tão importantes para a comunicação da sua empresa de Tecnologia?

De acordo com o artigo desse famoso «blogger», quase 85% dos consumidores destaca as cores dos produtos como um dos fatores mais importantes para a sua aquisição. Ainda segundo o mesmo artigo, cerca de 93% dos clientes avaliam as cores de um produto antes de o comprar. Mais ainda, aproximadamente metade das pessoas desistem de produtos ou serviços porque não têm a sua cor preferida.

Só aqui já é possível compreender a importância das cores para as empresas de Tecnologia, sobretudo as B2C, e os seus responsáveis. A área de webdesign dessas empresas ou de qualquer empresa de comunicação que lhes preste serviços tem que compreender muito bem estas variáveis.

Além de ser um fator de diferenciação, num mercado cada vez mais competitivo , as cores podem determinar a aceitação ou rejeição de um produto e aumentar o reconhecimento de uma marca. Um bom exemplo disso é a multinacional McDonald’s, com o seu famoso vermelho e amarelo.

Por outro lado, as cores melhoram a leitura e a compreensão de forma muito significativa. Mas, qual o significado atribuído a cada uma das cores primárias? E que influência isso pode ter ao nível do marketing e dos clientes de uma empresa de comunicação?

Significado das cores primárias

  • empresa de comunicaçãoVermelho: paixão, emoção e atividade. Incentiva ações e aumenta a confiança e a intensidade. É muito utilizada na compra por impulso e em liquidações.
  • Amarelo: felicidade, estímulo e acolhimento. Promove o otimismo e a esperança, ajudando a estimular o intelecto. É uma cor excelente para realçar detalhes e para call-to-actions.
  • Azul: segurança, acalmia e tranquilidade. É uma cor que aumenta a criatividade. Promove a confiança nas marcas e é muito utilizada em negócios empresariais no setor de Tecnologia da Informação

E das cores secundárias

  • Laranja: cor equilibrada, amigável e convidativa. Reflete calor e entusiasmo e é moderadamente estimulante. Em marketing, é utilizada para chamar a atenção e excelente para utilizar em call-to-actions simples e curtos.
  • Verde: representa a estabilidade, a esperança e a saúde. É um símbolo de abundância e de crescimento, por isso é frequentemente associada a dinheiro e a marcas de sucesso.
  • Lilás: estimula a resolução de problemas e a criatividade. Representa a riqueza e o sucesso e é muito utilizada para representar empresas, marcas ou serviços criativos e inteligentes.

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 Alexandre Souza Tili

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Sócio e CEO da OUTMarketing Brasil, formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing. Alexandre Tili tem desenvolvido sua carreira com foco em Marketing e Vendas, com experiência em diversos segmentos e empresas como Sebrae, GE e Prudential. Desde 2007, quando foi Head de Marketing e Comunicação da SoftwareONE Brasil, sua atuação está direcionada para o segmento de Tecnologia da Informação com foco no B2B.

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