• A OUTMarketing Brasil
  • Serviços
    • Back
    • Consultoria
      • Back
      • Consultoria de Marketing
      • Planejamento Estratégico de Marketing
    • Inbound Marketing
      • Back
      • Definição de Personas
      • Website
      • SEM
      • Redes Sociais
      • Conteúdos Ricos para Relacionamento
      • Vídeos e Webinars
      • Blog
      • Landing Page
      • Automação de Marketing
      • E-mail Marketing
      • Monitoramento de Resultados
    • Marketing de Conteúdo
      • Back
      • Conteúdo rico
      • Material de apoio às vendas
    • RD Station Marketing
    • RD Station CRM
  • Nossos Clientes
    • Back
    • Casos de Sucesso
  • Conteúdo Gratuito
  • Blog
  • Contato
  • A OUTMarketing Brasil
  • Serviços
    • Consultoria
      • Consultoria de Marketing
      • Planejamento Estratégico de Marketing
    • Inbound Marketing
      • Definição de Personas
      • Website
      • SEM
      • Redes Sociais
      • Conteúdos Ricos para Relacionamento
      • Vídeos e Webinars
      • Blog
      • Landing Page
      • Automação de Marketing
      • E-mail Marketing
      • Monitoramento de Resultados
    • Marketing de Conteúdo
      • Conteúdo rico
      • Material de apoio às vendas
    • RD Station Marketing
    • RD Station CRM
  • Nossos Clientes
    • Casos de Sucesso
  • Conteúdo Gratuito
  • Blog
  • Contato
It can't be played in your browser. Download

Como posicionar a minha marca de forma estratégica?

Por Alexandre Souza Tili 12 meses atrásNenhum comentário
Home  /  Tendências de Marketing  /  Como posicionar a minha marca de forma estratégica?
Como posicionar a minha marca de forma estratégica
Tempo de leitura: 4 minutos

Os avanços acelerados da tecnologia impulsionaram uma concorrência acirrada em praticamente todos os setores do mercado. Assim, conquistar a atenção das pessoas se tornou uma questão de sobrevivência para as empresas. 

Nesse contexto, conceitos como Branding e posicionamento da marca ganharam a atenção de gestores e profissionais de marketing. Ainda assim, é natural se deparar com algumas dúvidas na hora de implementar a estratégia. Afinal, como planejar e executar as ações para alcançar esse objetivo? 

Se a pergunta parece difícil de responder, este artigo completo vai ajudar você. Reunimos aqui tudo o que você precisa saber para posicionar melhor sua marca no mercado — dos conceitos gerais até as dicas para criar sua estratégia. Confira!

O que é uma estratégia de posicionamento da marca?

O conceito de posicionamento de marca está relacionado a como as pessoas — especialmente seu público-alvo — percebem sua marca. Para entender o papel que essa estratégia ocupa no marketing, é interessante olharmos primeiro para o Branding.

O termo se refere à gestão da marca, algo que fica visível quando olhamos para as empresas de maior destaque no mundo. Já reparou na conexão que a Nike desenvolveu com as pessoas? A marca não diz “compre nossos materiais esportivos” — ela traz motivação, algo que faz as pessoas se sentirem atletas.

Tudo isso é construído a partir de uma combinação de fatores, não há ponta solta. Das cores do logo até os valores da empresa, o objetivo é cativar as pessoas, construindo uma identificação entre elas e a marca. O essencial é ter em mente que as ações devem ser planejadas em torno de um objetivo central: a estratégia que constrói essa identidade.

Por que a gestão de marcas é tão importante?

Um artigo da Harvard Business Review descreve os resultados de uma pesquisa muito esclarecedora sobre o tema. Um dado importante levantado junto aos participantes mostra que 64% das pessoas entendem que compartilham valores com as marcas que mais consomem.

Além disso, 13% disseram ter interações constantes com a marca, sendo essa uma das razões que fortalecem o relacionamento entre elas. Uma análise simples mostra uma conexão bem clara entre o Branding e a conquista e fidelização de clientes. Esse é um dos motivos pelos quais destacamos, no início do artigo, a importância de se manter atualizado em relação à gestão de marcas. Não é à toa que as 10 marcas mais valiosas do mundo em 2018 tiveram seu valor total estimado em mais de US$ 800 bilhões, como mostra o levantamento da Forbes.

Para ir além, a tecnologia e o mundo digital amplificaram o alcance das estratégias de marketing. Se a marca está bem posicionada no mercado, é mais fácil sustentar vendas contínuas, já que cada produto ou serviço é mantido na cabeça do consumidor.

Autoridade e credibilidade

Ao longo do tempo, isso ajuda a construir a autoridade no setor em que sua empresa atua. Pense por um momento: qual marca vem primeiro à sua mente quando o assunto é computadores? Mesmo que a resposta não seja Microsoft ou Apple, qual a chance de alguém que consome esse produto não conhecer as gigantes norte-americanas?

Vale destacar que o trabalho tende a ser cada vez mais voltado à manutenção da ideia do que à criação de uma. A Apple não precisa investir tanto para que as pessoas conheçam sua marca; seu foco é reforçar uma ideia que já faz parte do imaginário do consumidor.

Por isso, é sempre interessante analisar o que estão fazendo não só as grandes marcas, como Amazon e Facebook, mas aquelas que vêm ganhando notoriedade nas últimas décadas, como Tesla, Intel  e — para citar um case de sucesso brasileiro — a B2W Digital.

Como criar uma estratégia para posicionar melhor a marca?

A gestão de marcas tem uma particularidade que a torna ao mesmo tempo desafiadora e interessante. Estamos falando do papel da criatividade. De forma bem objetiva, é sempre possível inovar, criando empatia com o consumidor por meio de uma interação totalmente única.

Esse potencial disruptivo, no entanto, deve partir do mesmo objetivo: posicionar melhor a marca. E mesmo que a estratégia varie de acordo com a empresa e o nicho de mercado no qual ela atua, alguns critérios gerais podem ajudar você a se localizar.

Podemos dividir o planejamento da estratégia em duas partes: estudo e elaboração. 

Faça uma pesquisa detalhada

Na primeira parte, você deve levantar todas as informações que precisa para criar sua estratégia; em seguida, é hora de colocar a mão na massa e definir as ações a serem tomadas.

Mas, que informações são essas? Aqui vão algumas dicas:

  • identifique o perfil detalhado do seu público-alvo (Buyer’s Persona);
  • entenda as dores que essas pessoas têm, ou seja, suas necessidades;
  • descreva de que forma seus produtos e serviços solucionam essas dores;
  • liste outros diferenciais da sua marca em relação á concorrência;
  • reflita sobre como sua marca quer ser lembrada e ou reconhecida pelas pessoas;
  • estude atentamente o que a concorrência está fazendo.

A estratégia, então, deve comunicar todas as respostas. Com essas informações em mãos, você terá um norte para guiar a próxima etapa. O destaque pode ser o diferencial da marca, a utilidade dos produtos, o valor, a facilidade na compra, o atendimento humanizado etc.

Crie sua estratégia

A estratégia deve ser formalizada em um documento que guiará as ações da equipe de marketing — mas não só dela. A gestão da marca envolve, por exemplo, engajar os colaboradores nos valores da organização, para que a cultura da empresa esteja alinhada à identidade da marca.

A Google, por exemplo, fez da sua dinâmica interna um dos pilares da sua marca — e a mensagem foi tão forte que contagiou diversas outras empresas, se tornando tendência no mercado. O primeiro passo depois de levantar as informações, então, é conectar valores e percepções.

Pense no que estimula seu consumidor e em como sua mensagem mostra que sua empresa pode satisfazer essa demanda. Feito isso, é hora de promover conexões no mundo virtual. Com o alcance da internet e das redes sociais, não há mais espaço para estratégias que se limitam ao mundo offline.

Somado a isso, é fundamental destacar os diferenciais que você levantou, mostrando como eles agregam valor ao cliente. Falar de qualidade do produto e preço baixo já não é suficiente — é preciso que o público-alvo se identifique com sua marca.

Por fim, uma dica crucial é: invista no Marketing de Conteúdo. Essa é uma ferramenta poderosa para agregar valor à sua marca, pois oferece algo que ajuda a fortaçecer sua mensagem no imaginário das pessoas: informação relevante.

Crie um blog, um canal no YouTube, alimente as redes sociais, faça vídeos e tutoriais, ofereça ferramentas interativas etc. São diversas formas de tirar proveito dos benefícios que o Marketing de Conteúdo oferece.

Como você pode ver, o posicionamento estratégico da marca é uma tendência que não pode ser ignorada. Então, leve essas práticas para sua empresa e veja como elas ajudam a conquistar e fidelizar clientes!

Categoria:
  Tendências de Marketing
Etiquetas:
  estratégia de marketing

Categorias

  • Assessoria de Imprensa
  • Design
  • Inbound Marketing
  • Inbound Recruiting
  • Marketing de Conteúdo
  • Outbound Marketing
  • Sem categoria
  • Tendências de Marketing
  • Vendas

Posts recentes

  • Como a OUTMarkerting Brasil é capaz de unir assessoria de imprensa e Inbound Marketing para gerar os melhores resultados para empresas de TI 
  • Saiba como aplicar o funil de vendas em Y na sua empresa de TI
  • Inside Sales: entenda o conceito e aplique na sua empresa!
  • Account-Based Marketing (ABM): afinal, o que é o Marketing Baseado em Contas?
  • A importância da gestão da marca no ambiente digital


Tags

agência de marketing Art artigos de opinião assessoria de imprensa blog boas práticas call-to-action casos de sucesso comunicado de imprensa comunicação comunicação social conteúdo Creation Custom Design email marketing estratégia de marketing facebook flat design geração de leads inbound marketing infográfico jornalistas landing page lead nurturing LinkedIn marketing marketing b2b marketing de conteúdo marketing de resultados marketing digital marketing permissivo media mobile outbound marketing outsourcing personas redes sociais responsive SEO tecnologias de informação tendências vendas websites Wordpress
Ler anterior

Identidade visual para empresas de tecnologia

Ler próxima

Qual o impacto do Design em uma estratégia digital?

Compartilhar este post
este post foi compartilhado 0 vezes
 00000
Sobre

 Alexandre Souza Tili

  (215 artigos)

Sócio e CEO da OUTMarketing Brasil, formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing. Alexandre Tili tem desenvolvido sua carreira com foco em Marketing e Vendas, com experiência em diversos segmentos e empresas como Sebrae, GE e Prudential. Desde 2007, quando foi Head de Marketing e Comunicação da SoftwareONE Brasil, sua atuação está direcionada para o segmento de Tecnologia da Informação com foco no B2B.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Seu e-mail não será publicado

A OUTMarketing

A OUTMarketing Brasil é a agência de Marketing com foco em resultados especializada no segmento de Tecnologia da Informação. Oferecemos soluções integradas que unem ações de inbound e apoio ao outbound marketing com foco na geração de leads e retorno do investimento, de acordo com as melhores abordagens, práticas e processos do mercado.

  • Mapa do Site

OUTMarketing Brasil

Comercial e Atendimento ao Cliente:
Av. Agami, 40
Moema, CEP: 04522-906
São Paulo, SP, Brasil
+55 11 3443 7705

Administrativo e Financeiro:
Av. Nações Unidas, 12495, 15º andar
Brooklin Novo, CEP: 04578-000
São Paulo, SP, Brasil
+55 11 3443 7705

OUTMarketing Portugal

Taguspark, Núcleo Central, 236
CEP: 2740-122
Porto Salvo, Oeiras, Portugal
+351 210 995 101

Marque uma reunião

Somos parceiros Platinum da Resultados Digitais:

Somos associados da ABRADI SP e Nacional:
Associado Abradi

© Copyright 2017. All Rights Reserved, OUTmarketing Inc.