OUTMarketing

Home » Tendências de Marketing » Como posicionar a minha marca de forma estratégica?

Como posicionar a minha marca de forma estratégica?

20 de maio de 2021
Tendências de Marketing

Como posicionar a minha marca de forma estratégica

Os avanços acelerados da tecnologia impulsionaram uma concorrência acirrada em praticamente todos os setores do mercado. Assim, conquistar a atenção das pessoas se tornou uma questão de sobrevivência para as empresas. 

Nesse contexto, conceitos como Branding e posicionamento da marca ganharam a atenção de gestores e profissionais de marketing. Ainda assim, é natural se deparar com algumas dúvidas na hora de implementar a estratégia. Afinal, como planejar e executar as ações para alcançar esse objetivo? 

Se a pergunta parece difícil de responder, este artigo completo vai ajudar você. Reunimos aqui tudo o que você precisa saber para posicionar melhor sua marca no mercado — dos conceitos gerais até as dicas para criar sua estratégia. Confira!

O que é uma estratégia de posicionamento da marca?

O conceito de posicionamento de marca está relacionado a como as pessoas — especialmente seu público-alvo — percebem sua marca. Para entender o papel que essa estratégia ocupa no marketing, é interessante olharmos primeiro para o Branding.

O termo se refere à gestão da marca, algo que fica visível quando olhamos para as empresas de maior destaque no mundo. Já reparou na conexão que a Nike desenvolveu com as pessoas? A marca não diz “compre nossos materiais esportivos” — ela traz motivação, algo que faz as pessoas se sentirem atletas.

Tudo isso é construído a partir de uma combinação de fatores, não há ponta solta. Das cores do logo até os valores da empresa, o objetivo é cativar as pessoas, construindo uma identificação entre elas e a marca. O essencial é ter em mente que as ações devem ser planejadas em torno de um objetivo central: a estratégia que constrói essa identidade.

Por que a gestão de marcas é tão importante?

Um artigo da Harvard Business Review descreve os resultados de uma pesquisa muito esclarecedora sobre o tema. Um dado importante levantado junto aos participantes mostra que 64% das pessoas entendem que compartilham valores com as marcas que mais consomem.

Além disso, 13% disseram ter interações constantes com a marca, sendo essa uma das razões que fortalecem o relacionamento entre elas. Uma análise simples mostra uma conexão bem clara entre o Branding e a conquista e fidelização de clientes. Esse é um dos motivos pelos quais destacamos, no início do artigo, a importância de se manter atualizado em relação à gestão de marcas. Não é à toa que as 10 marcas mais valiosas do mundo em 2018 tiveram seu valor total estimado em mais de US$ 800 bilhões, como mostra o levantamento da Forbes.

Para ir além, a tecnologia e o mundo digital amplificaram o alcance das estratégias de marketing. Se a marca está bem posicionada no mercado, é mais fácil sustentar vendas contínuas, já que cada produto ou serviço é mantido na cabeça do consumidor.

Autoridade e credibilidade

Ao longo do tempo, isso ajuda a construir a autoridade no setor em que sua empresa atua. Pense por um momento: qual marca vem primeiro à sua mente quando o assunto é computadores? Mesmo que a resposta não seja Microsoft ou Apple, qual a chance de alguém que consome esse produto não conhecer as gigantes norte-americanas?

Vale destacar que o trabalho tende a ser cada vez mais voltado à manutenção da ideia do que à criação de uma. A Apple não precisa investir tanto para que as pessoas conheçam sua marca; seu foco é reforçar uma ideia que já faz parte do imaginário do consumidor.

Por isso, é sempre interessante analisar o que estão fazendo não só as grandes marcas, como Amazon e Facebook, mas aquelas que vêm ganhando notoriedade nas últimas décadas, como Tesla, Intel  e — para citar um case de sucesso brasileiro — a B2W Digital.

Como criar uma estratégia para posicionar melhor a marca?

A gestão de marcas tem uma particularidade que a torna ao mesmo tempo desafiadora e interessante. Estamos falando do papel da criatividade. De forma bem objetiva, é sempre possível inovar, criando empatia com o consumidor por meio de uma interação totalmente única.

Esse potencial disruptivo, no entanto, deve partir do mesmo objetivo: posicionar melhor a marca. E mesmo que a estratégia varie de acordo com a empresa e o nicho de mercado no qual ela atua, alguns critérios gerais podem ajudar você a se localizar.

Podemos dividir o planejamento da estratégia em duas partes: estudo e elaboração

Faça uma pesquisa detalhada

Na primeira parte, você deve levantar todas as informações que precisa para criar sua estratégia; em seguida, é hora de colocar a mão na massa e definir as ações a serem tomadas.

Mas, que informações são essas? Aqui vão algumas dicas:

  • identifique o perfil detalhado do seu público-alvo (Buyer’s Persona);
  • entenda as dores que essas pessoas têm, ou seja, suas necessidades;
  • descreva de que forma seus produtos e serviços solucionam essas dores;
  • liste outros diferenciais da sua marca em relação á concorrência;
  • reflita sobre como sua marca quer ser lembrada e ou reconhecida pelas pessoas;
  • estude atentamente o que a concorrência está fazendo.

A estratégia, então, deve comunicar todas as respostas. Com essas informações em mãos, você terá um norte para guiar a próxima etapa. O destaque pode ser o diferencial da marca, a utilidade dos produtos, o valor, a facilidade na compra, o atendimento humanizado etc.

Crie sua estratégia

A estratégia deve ser formalizada em um documento que guiará as ações da equipe de marketing — mas não só dela. A gestão da marca envolve, por exemplo, engajar os colaboradores nos valores da organização, para que a cultura da empresa esteja alinhada à identidade da marca.

A Google, por exemplo, fez da sua dinâmica interna um dos pilares da sua marca — e a mensagem foi tão forte que contagiou diversas outras empresas, se tornando tendência no mercado. O primeiro passo depois de levantar as informações, então, é conectar valores e percepções.

Pense no que estimula seu consumidor e em como sua mensagem mostra que sua empresa pode satisfazer essa demanda. Feito isso, é hora de promover conexões no mundo virtual. Com o alcance da internet e das redes sociais, não há mais espaço para estratégias que se limitam ao mundo offline.

Somado a isso, é fundamental destacar os diferenciais que você levantou, mostrando como eles agregam valor ao cliente. Falar de qualidade do produto e preço baixo já não é suficiente — é preciso que o público-alvo se identifique com sua marca.

Por fim, uma dica crucial é: invista no Marketing de Conteúdo. Essa é uma ferramenta poderosa para agregar valor à sua marca, pois oferece algo que ajuda a fortaçecer sua mensagem no imaginário das pessoas: informação relevante.

Crie um blog, um canal no YouTube, alimente as redes sociais, faça vídeos e tutoriais, ofereça ferramentas interativas etc. São diversas formas de tirar proveito dos benefícios que o Marketing de Conteúdo oferece.

Como você pode ver, o posicionamento estratégico da marca é uma tendência que não pode ser ignorada. Então, leve essas práticas para sua empresa e veja como elas ajudam a conquistar e fidelizar clientes!

Veja também