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Home » Marketing » O que é tráfego direto e como aumentar a força do seu site?

O que é tráfego direto e como aumentar a força do seu site?

Annielly Ribeiro
2 de abril de 2024
Marketing

o que é tráfego direto

Já ouviu falar em tráfego direto? O termo é muito comum no universo do Marketing Digital, mas tudo bem se você tiver dúvidas sobre o assunto. Este conteúdo pode te ajudar!

Ter um bom tráfego direto está relacionado com um alto nível de reconhecimento de marca e lealdade do cliente. E quem não deseja isso, não é mesmo?

A OUTMarketing é especialista em Marketing Digital e, neste conteúdo, vamos acabar com várias dúvidas sobre o assunto. Confira:

  • O que é tráfego direto?
  • Qual a importância do tráfego direto?
  • 4 dicas para aumentar o tráfego do seu site;
  • O segredo para conquistar seu público!

O que é tráfego direto?

O tráfego direto ocorre um usuário acessa seu site de maneira direta, sem passar por mecanismos de busca, redes sociais ou qualquer outra fonte de referência. Isso pode acontecer de diversas formas:

  • Digitação da URL: quando o usuário conhece o endereço do seu site e o digita diretamente na barra de endereços do navegador;
  • Uso de favoritos: se o usuário já visitou seu site anteriormente e o salvou como favorito no navegador;
  • Clique em links diretos: se dá quando um usuário clica em um link de um e-mail, documento ou aplicativo que não passa informações de referência para o navegador.

Qual a importância do tráfego direto?

O tráfego direto é um indicador importante de reconhecimento e fidelidade à marca. Em geral, sites com muitos acessos diretos têm uma base sólida de clientes recorrentes e são percebidos como autoridades em seus respectivos nichos.

Além disso, esse tipo de tráfego é menos dependente de motores de busca, o que pode proporcionar uma fonte de visitantes mais estável e previsível.

Quando os usuários procuram um portal, é sinal de que conhecem e se lembram da marca. Portanto, a empresa conseguiu criar uma presença forte.

Em outras palavras, o tráfego direto é um indicativo valioso de que o usuário já tem familiaridade com sua marca ou site.

4 dicas para aumentar o tráfego direto do seu site

Ao contrário do tráfego orgânico ou pago, que dependem de intermediários (como motores de busca ou campanhas publicitárias), o tráfego direto surge de uma decisão do usuário de visitar seu site.

Por isso, é fundamental adotar estratégias que fomentem esse tipo de tráfego. Quer conferir nossas dicas?

1.   Melhore a visibilidade da sua marca

Aumentar a visibilidade da sua marca é essencial para garantir que os usuários se lembrem e escolham seu site entre tantos outros. Mas como fazer isso? Você precisa de uma estratégia de marketing consistente, incluindo:

  • branding;
  • redes sociais;
  • publicidade;
  • conteúdo;
  • design e embalagens de produtos;
  • arquétipo de marca;
  • cores do seu site.

Dica: temos um artigo especial sobre psicologia das cores para te auxiliar nesse quesito.

2.   Crie conteúdo memorável

O conteúdo deve servir como um ímã para os visitantes, atraindo-os de volta ao seu site repetidamente. Ou seja, deve ser um conteúdo memorável, que agrega valor à experiência do usuário: educando, entretendo ou inspirando. Veja alguns exemplos:

  • artigos de blog com insights valiosos;
  • vídeos tutoriais que resolvem problemas comuns de seus clientes;
  • infográficos que simplificam informações complexas.

Fazendo isso, você aumenta as chances de conquistar o público. E é assim que um site começa a fazer parte do dia a dia das pessoas!

3.   Utilize o email marketing

O email marketing é uma ferramenta poderosa para estabelecer uma comunicação eficaz e personalizada com seu público. Além disso, a personalização melhora a experiência do usuário e reforça a percepção da sua marca.

Vale a pena dizer que o e-mail é um canal direto para compartilhar conteúdo relevante, anunciar novidades sobre produtos ou serviços e oferecer promoções exclusivas. Conte com a automação de marketing para facilitar esse processo!

4.   Otimize a experiência do usuário (UX)

A experiência do usuário no seu site desempenha um papel crucial em determinar se os visitantes voltarão. Isso porque, um portal intuitivo e rápido estimula o usuário a navegar e voltar mais vezes.

Sendo assim, melhore o site como um todo, garantindo informações claras, comandos simples, conteúdo visual de qualidade e uma boa velocidade de carregamento.

Dica: ferramentas analíticas podem ajudar a identificar pontos de atrito na jornada do usuário, permitindo que você faça ajustes para melhorar a usabilidade. Um bom design de UX não apenas encoraja visitas repetidas, mas também pode aumentar a conversão e a retenção de clientes!

O segredo para conquistar a confiança do seu público

Você entendeu o que é tráfego direto e sua importância, agora precisamos evoluir um pouco mais nos elementos que ajudam a ampliar a força do seu site.

Nesse sentido, gostaríamos de começar falando da produção de conteúdo de alta qualidade. Saiba que o conteúdo útil, informativo e envolvente não só atrai visitantes novos e recorrentes, como posiciona sua marca como referência no mercado.

Confira agora as dicas de especialistas para ter uma produção de conteúdo mais estratégica!

autor annielly chagas
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