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Automação de Marketing e por que você deve usar na sua empresa de TI?

18 de junho de 2021
Inbound Marketing

Buscar formas de otimizar processos é parte da rotina de qualquer gestor que atua no setor de TI. Nesse contexto, a automação de marketing surge como uma solução valiosa para melhorar os resultados e obter ganhos financeiros e de performance. Contudo, o assunto tende a gerar algumas dúvidas.

Criamos este post especial para esclarecer o assunto e desmistificar o conceito. Mostraremos a seguir como você pode (e por que deve) investir nessa prática que se tornou uma tendência no marketing digital. Confira!

O que é Automação de Marketing?

O conceito de automação se refere à utilização de ferramentas para aumentar a eficiência de um processo. A ideia, de forma mais ampla, é simplificar uma atividade repetitiva, colocando a tecnologia para executar uma função que antes era totalmente dependente da ação humana.

A automação de marketing, como o nome sugere, é a implementação desse conceito no marketing digital. O objetivo é aumentar a eficiência das ações tomadas, tornando a estratégia mais escalável e mantendo o relacionamento personalizado com clientes e leads.

Uma particularidade da automação do marketing digital é a possibilidade de coletar grandes volumes de dados (Big Data) para embasar as decisões tomadas. Isso significa ir além do que é apenas repetitivo e automatizar processos mais complexos, que exigem análises e decisões contextualizadas.

Mostraremos mais à frente como isso acontece com alguns exemplos de aplicação. Antes disso, confira os principais impactos nas empresas de TI.

Por que a Automação de Marketing é tão importante para empresas de TI?

A busca por estratégias para otimizar processos é essencial para quem atua no setor de TI. O mercado é acirrado tanto para aqueles que vendem soluções digitais, quanto para quem oferece um serviço (outsourcing). Nesse sentido, o marketing precisa funcionar como um diferencial da empresa.

Mais eficiência

A automação oferece mais agilidade para a execução da estratégia. Em um mercado tão competitivo, isso ajuda a otimizar a rotina do gestor, que ganha tempo para lidar com outras atividades. Na prática, automatizar traz melhorias de desempenho, tornando a empresa mais eficiente.

Desempenho melhor no funil

Conhecer o comportamento do usuário ajuda a identificar em que estágio do funil de compras ele se encontra. Dessa maneira, é possível automatizar a abordagem aos clientes com base em informações mais precisas sobre seus interesses naquele momento.

Em alguns casos, isso significa nutrir leads que ainda precisam de um empurrãozinho para fecharem negócio. É natural que nem sempre aquele cliente B2B esteja pronto para contratar seu serviço ou comprar sua solução exatamente no momento de contato — mas isso não significa que ele não tenha interesse.

A Automação de Marketing ajuda a manter a interação por algum tempo, de maneira saudável, aumentando o aproveitamento dos leads.

Aumento no ticket médio

Quanto mais o lead sabe sobre seus produtos e serviços, maior a chance de ele realizar uma compra maior. Logo, é interessante ampliar o escopo e automatizar o próprio marketing de conteúdo.

Com soluções que agilizam a elaboração e o monitoramento da estratégia de SEO, é possível criar conteúdos cada vez mais assertivos. Além de posicionar melhor a sua marca, você qualifica os leads para ter mais chance de conversão de vendas e aumentar seu ticket médio.

Comunicação personalizada

Quem atua no setor de TI sabe o quão importante é manter uma comunicação saudável com os clientes. Contudo, isso também traz benefícios quando é feito com quem ainda está no funil.

Automatizar o marketing permite segmentar melhor seu público-alvo e usar essa classificação para criar uma comunicação personalizada. Assim, você melhora a capacidade da sua empresa de falar a língua daquele cliente específico.

Vale destacar que isso tende a aumentar a produtividade da equipe de vendas, que precisa lidar com menos leads para alcançar suas metas. Quando a base de leads é muito grande, o tempo perdido é muito maior.

Tudo isso acontece por meio de algumas ferramentas especializadas. Confira a seguir quais são as principais e como elas impactam a rotina da sua empresa.

Quais são as principais ferramentas de Automação de Marketing Digital?

Uma ferramenta de Automação de Marketing costuma ser um Software as a Service (SaaS) — ou seja, uma solução digital que centraliza as informações e análises para otimizar o processo de vendas. Existe uma grande variedade de plataformas desse tipo à disposição, inclusive na nuvem, para empresas de todos os setores e tamanhos.

Confira algumas funcionalidades que elas podem oferecer.

Email marketing

Uma das principais ferramentas de automação é o email marketing. Com ele, você dispara mensagens de maneira segmentada para todos os seus leads. É possível configurar uma série de parâmetros para o envio (horário, frequência, categoria do email etc.).

Para complementar, outra possibilidade interessante é a de enviar campanhas específicas para um segmento — um disparo de remarketing ou ofertas semanais de produtos, por exemplo.

Testes A/B

A maioria das ferramentas de automação permite testar duas versões de um mesmo conteúdo com dois subgrupos de leads para verificar a eficiência de cada uma. Assim, você pode escolher a versão que tem melhor desempenho na estratégia definitiva.

Títulos de emails, o uso de emojis e o próprio tom de voz na landing page são alguns exemplos de fatores a serem estudados.

Chatbots

Os robôs virtuais se tornaram uma tendência para a estratégia de comunicação digital de qualquer empresa. Eles permitem automatizar a interação com leads e clientes por meio de chats de texto ou voz. Assim, você tira dúvidas, oferece produtos, encaminha as pessoas para o contato com um vendedor etc.

Ainda que a melhor solução continue sendo o contato humano, é uma ferramenta que aumenta significativamente sua capacidade de atendimento e geração de leads.

Fluxos de automação

Essa é a principal funcionalidade de uma boa plataforma de Automação de Marketing. Os fluxos são sequências de ações que a ferramenta vai disparar de acordo com gatilhos que você configurou. Isso permite agir de forma pontual e personalizada em cada etapa do funil, conforme o lead avança em direção ao fundo.

Veja alguns exemplos de fluxo que você pode criar:

  1. Nutrição de e-mails;
  2. Ativação;
  3. Abandono de carrinho de compras;
  4. Indicação;
  5. Upsell/cross sell.

Cada ação tomada pelo lead será interpretada pela ferramenta para disparar uma nova etapa. Se a pessoa clica em uma oferta do email marketing, mas não fecha a compra, por exemplo, é possível enviar automaticamente outra mensagem no dia seguinte lembrando que ela tem algo no carrinho.

Por fim, é interessante notar que essas ferramentas costumam vir acompanhadas de funcionalidades que automatizam também a gestão. Dois bons exemplos são o monitoramento de leads e a geração de relatórios, funções que ajudam a melhorar sua taxa de conversão de leads e otimizar a estratégia como um todo.

Agora que você já sabe o que é a Automação de Marketing e como ela impacta o setor de TI, coloque essas soluções para trabalhar a seu favor. Em um mercado tão concorrido, é importante contar com esse diferencial para fazer sua empresa crescer!

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