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O Google Analytics 4 é a mais nova atualização da ferramenta oferecida pelo Google para monitoramento e análise do desempenho de sites nas buscas. Esse sistema foi atualizado com o objetivo de trazer melhorias para usuários. Por isso surgiu o GA4.
No entanto, para dar espaço a essa nova ferramenta, haverá a desativação do Universal Analytics. Assim, é essencial conhecer a nova solução de marketing, compreender o que muda, além de saber os motivos pelos quais sua empresa precisa se adaptar a essa estratégia.
Pensando nisso, a OUTMarketing preparou este conteúdo para que você saiba o que é GA4 e como aplicá-la em seus negócios. Boa leitura!
O Google Analytics – ou GA4 – é a nova versão de Analytics lançada pelo Google em 2020. No entanto, mesmo que ela seja recente, essa solução será a única que estará em funcionamento a partir de 1º de julho de 2023. Isso quer dizer que todas as versões anteriores serão desativadas.
No decorrer de sua criação, a ferramenta inovou ao juntar as funcionalidades de duas aplicações anteriores. O Universal Analytics, que era direcionado para sites, e o Google Analytics for Firebase, voltado par aplicativos.
Dessa forma, como os dois canais tinham modelagem de dados diferentes, as soluções precisavam atuar de modo separado.
Dessa maneira, o GA4 possibilitou a interseção das informações captadas em sites e aplicativos. Por conseguinte, negócios que atuam com apps e sites simultaneamente passaram a ter maior praticidade quando o assunto é análise de resultados.
Um ponto interessante nessa ferramenta é que ela se baseia em eventos. Ou seja, estratégias tomadas pelos usuários ao navegar pela página – e não somente as visualizações (pageview).
Com base nisso, o Google Analytics 4 considera se o usuário clicou em algo, utilizou a barra de rolagem, promoveu pesquisas no site etc.
De forma simples, você deve migrar do Universal Analytics para o Google Analytics 4 por que essa alteração será obrigatória para todas as propriedades.
Porém, mais que uma obrigação, a migração é um meio de adaptar sua organização às exigências pela privacidade dos dados dos usuários. Isso porque a ferramenta proporciona tecnologias e controles mais avançados de proteção de informações.
Além do mais, o Google Analytics 4 representa mais uma evolução no mundo de digital analytics. A solução oferece dados e relatórios mais avançados, os quais tendem a otimizar suas análises a fim de entender a jornada completa dos clientes.
Posto isso, é possível tomar decisões melhores e criar previsões mais efetivas para o futuro da sua empresa.
Portanto, busque realizar o quanto antes essa migração. Com isso, você já pode coletar informações na nova versão da ferramenta para otimizar suas análises até a mudança total do Google Analytics.
O Google Analytics 4 representa uma nova fase. Ele é capaz de realizar integrações e é bem centrado no usuário. A seguir, você vai compreender melhor quais são suas principais alterações em relação ao Universal Analytics.
Embora o seu antecessor já conte com sistema de proteção aos dados do usuário, o GA4 melhora a segurança com mais controles de privacidade.
A ferramenta não depende de cookies para coletar informações, visto que usa a modelagem de dados por meio do aprendizado de máquina. Assim, o GA4 não armazena endereços IP, o que garante maior privacidade a todos seus usuários
Inclusive, a solução disponibiliza recursos para que as empresas cumpram com as regras da LGPD.
O GA4 oferece uma visão ampla sobre todo o ciclo de vida do cliente. E isso independe de qual canal a sua organização utiliza. Afinal, a aplicação integra os dados de sites e aplicativos.
É por conta disso que o Google Analytics 4 se apresenta como uma ferramenta multiplataforma, direcionada aos usuários. Dessa forma, você pode realizar análises mais contundentes sobre comportamentos, além do desempenho dos seus canais.
A tecnologia de aprendizado de máquina é utilizada para a modelagem de dados. A intenção é promover análises com maior segurança de informações e privacidade dos usuários.
O machine learning conta com insights preditivos, uma vez que a solução pode aprender sobre os comportamentos dos usuários conforme eles interagem com o site ou app.
Desse modo, é possível averiguar o aumento da demanda por um produto antes que isso aconteça efetivamente, por exemplo, de forma que possa se preparar para atender seus consumidores.
Inclusive, você pode instituir públicos preditivos – prováveis compradores em uma semana – e exportá-los para as suas campanhas de Ads. Com base nisso, pode-se entender que o GA4 é ainda mais poderoso que o Universal Analytics.
Como mencionado, é possível integrar os dados do Google Ads ao GA4. Essa análise aprofundada sobre a jornada do usuário também passa por essa plataforma de publicidade para que você entenda e melhore a performance de suas campanhas pagas.
Você pode visualizar se elas estão gerando tráfego e conversões, quais percursos os usuários fazem até uma compra, em que pontos o funil de conversão é abandonado, entre outras análises.
O modelo de informações em eventos do GA4 supre o tipo baseado em hits do Universal Analytics. Esses eventos são ações, como por exemplo: cliques, pesquisas, rolagens e download de arquivos que o usuário realiza dentro do site ou app. Nesse sentido, os eventos são estratégias da empresa/time de marketing para monitorar o comportamento do usuário.
Alguns eventos são captados de forma automática, porém outros mais específicos precisam ser configurados na sua propriedade do Analytics.
Enfim, é questão de tempo até que o Google Analytics 4 se torne padrão do Google a partir de 1 de julho de 2023. Agora é hora de começar a aprender mais sobre essa ferramenta e utilizar os seus recursos em favor do seu negócio.
Vale muito a pena saber como fazer essa migração e começar a utilizar essa solução a fim de facilitar seu processo de adaptação.
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