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Marketing Digital, o grande aliado para empresas de TI

6 de dezembro de 2021
Tendências de Marketing

Com o avanço tecnológico vivenciado nas últimas décadas, o marketing digital deixou de ser uma tendência e tornou-se essencial como investimento para diversas empresas. Afinal, quem busca ter uma boa relação com seus clientes precisa ter visibilidade online.

Essa movimentação acontece porque, atualmente, não basta apenas estar na internet, mas atrair a atenção do público sem abordá-lo de forma invasiva. Nesse sentido, o marketing digital na TI se tornou uma estratégia praticamente obrigatória para qualquer empresa do setor.

Mas, afinal, como ele funciona? Quais são seus métodos? Como eles são aplicados na área de TI? Criamos esse artigo especial para responder perguntas como essa e outras. Então, aproveite a leitura!

O que é marketing digital?

O marketing digital é um conjunto de práticas de marketing que abrangem especificamente a atuação da empresa na internet. Em outras palavras, é uma forma de desenvolver e fortalecer a identidade da marca no mundo virtual.

Entre suas principais estratégias estão o marketing de conteúdo, o SEO e o Inbound Marketing. Sua aplicação ocorre por meio de blogs, sites, mídias sociais, e-mails, sites de busca etc.

Para o setor de TI, essa estratégia é simplesmente crucial, já que estamos falando de um nicho ocupado por profissionais com forte presença no mundo online. Além disso, é comum que as próprias soluções e os serviços dessas empresas circulem nesse ambiente.

Portanto, o marketing digital se torna mais do que uma tendência para quem atua na TI — é uma questão de sobrevivência no mercado.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é um método que tem como foco atrair clientes, engajar seu público e converter leads por meio da criação de conteúdos que sejam relevantes para aquele público. Isso pode envolver, por exemplo, posts em redes sociais, textos, fotos, vídeos etc.

A estratégia não contempla a promoção direta de uma marca, mas foca em atrair um público-alvo ao oferecer soluções para o seu problema. Como a internet tornou-se um mecanismo de busca amplo para diversos assuntos, esse terreno se mostra cada vez mais como um campo fértil de investimento em marketing.

Consequentemente, diversos serviços e recursos precisaram ser transferidos do mundo físico para o mundo virtual. Dessa forma, o objetivo é ter um conteúdo que faça com que seu público se interesse e para estreitar laços com essas pessoas.

 O marketing de conteúdo é a estratégia que oferece benefícios a quem está buscando alguma informação sobre o assunto que você domina. Por isso, com ele é possível esclarecer alguma dúvida ou ensinar algo. A venda é consequência dessa ação.

A ideia passada não é somente útil, mas também traz a informação correta quando seu público mais precisa. É uma superação de expectativa do seu cliente e uma satisfação ao leitor. Logo, isso faz com que sua informação circule com mais facilidade, já que traz um bom resultado.

O consumo de conteúdo nos canais digitais aumentou de uma forma gradativa. Isso gera oportunidades para as empresas, mas também traz desafios. Afinal de contas, a concorrência cresce e precisamos criar conteúdos cada vez mais relevantes e atrativos.

Quais os benefícios do marketing digital?

Empresas de tecnologia muitas vezes adotam formas de vendas longas e complexas — e, não raro, que envolvem produtos ou serviços de alto custo. A boa notícia é que o marketing de conteúdo tem muito a contribuir para facilitar esse tipo de negociação.

Confira 5 benefícios que ele traz para empresas de TI.

1. Aumento no tráfego do seu site

A produção de conteúdo relevante faz com que o seu site fique mais próximo do topo da página de respostas do Google. Assim, quem faz uma busca pelo assunto em questão logo se depara com seus conteúdos e tem um primeiro contato com sua marca.

Não é à toa que empresas de tecnologia que utilizam marketing de conteúdo têm mais chances de visitas em suas páginas. Afinal, elas estão marcando presença em locais que trazem um tráfego mais orgânico — ou seja, sem precisar abordar ativamente os clientes e leads.

2. Brand Awareness

Uma pessoa que acessa o seu site vai preferir sua marca quando precisar de algum serviço ou produto, pois já te conhece e foi ajudado diversas vezes com o seu conteúdo. Isso é fruto do chamado Brand Awareness.

Na prática, estamos falando de colocar sua marca na memória das pessoas. As chances de fechar negócio são muito maiores quando o consumidor já conhece a empresa com quem está negociando — sobretudo para clientes B2B que buscam soluções eficientes e seguras.

3. Mais engajamento

Com a produção de conteúdo de qualidade, a interação do seu público cresce, gerando engajamento nas suas ações. Isso permite alcançar a chamada divulgação espontânea — ou seja, quando o próprio consumidor repassa seus conteúdos para colegas e amigos, devido ao valor que aquilo tem para o grupo.

4. Redução de custo de aquisição

Com a estratégia de marketing de conteúdo, você reduz o CAC (Custo de Aquisição do Cliente). Isso acontece porque sua estratégia tende a ser ainda mais eficiente com os leads qualificados, que são as pessoas mais propensas a comprar seus produtos.

5. Redução do ciclo de vendas

Investindo nesse método, o ciclo de vendas pode ser reduzido, também por causa da forma de abordagem dos leads. Com conteúdos personalizados para o topo, o meio e o fundo do funil, você cria uma comunicação mais eficiente para as demandas específicas de cada perfil de cliente.

Dessa forma, eles chegam mais preparados para o vendedor, que terá menos trabalho em educá-lo sobre o produto ou serviço.

Como aplicar o marketing de conteúdo na TI?

O planejamento vem antes da criação de conteúdo, pois é o momento no qual se traçam objetivos, metas e resultados esperados. Uma das metas de quem usa o marketing de conteúdo, por exemplo, é se posicionar profissionalmente como fonte de informação da área — ou seja, uma autoridade no assunto.

Isso pode ser feito por meio das redes sociais, investindo em publicidade paga e criando conteúdos exclusivos e até mesmo vídeos de animação. O ponto é que existem algumas estratégias importantes para conseguir aplicar as metodologias do marketing de conteúdo na área tecnológica.

Confira as mais importantes.

Perfil profissional nas redes sociais

Criar sua marca nas redes sociais ajuda a separar sua vida pessoal dos compromissos profissionais. Uma dica é criar seu perfil no Instagram, página no Facebook e perfil no LinkedIn — além, é claro, de outras redes de nicho que são valiosas para o seu setor de atuação.

Conteúdos de vídeo

Ter um bom plano de marketing é também contar com a criação de diversos formatos de materiais. Por isso, não se limite aos posts de blog. O vídeo oferece uma experiência diferenciada com recursos mais avançados para cativar o cliente.

Pesquisas de palavra-chave

Identificar os termos que seus clientes mais pesquisam no Google é fundamental para criar conteúdos com um bom ranqueamento.

Estratégia de SEO

Os conteúdos precisam seguir as melhores práticas de SEO para conquistarem boas posições nos motores de busca. Isso envolve, por exemplo, o uso de palavras-chave ao longo do texto, a linkagem interna de outros conteúdos do site e a própria escaneabilidade do texto.

Suporte especializado

Conte com a ajuda de especialistas para ter uma estratégia realmente eficiente, sobretudo se você não tem uma equipe de marketing que domina a fundo o assunto. É importante que esses profissionais conheçam seus serviços e o mercado de TI para garantir bons resultados no ambiente digital.

Criar uma estratégia de marketing de conteúdo não é um trabalho rápido, pois exige dedicação no preparo de equipes, adequação a tarefas e assistência profissional. Em contrapartida, quando bem executado, gera bons resultados nas redes. 

Então, coloque essas dicas em prática e conquiste resultados cada vez melhores para sua empresa. Com o marketing digital trabalhando a seu favor, conquistar novos clientes vai se tornar uma tarefa mais fácil e menos custosa!

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