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Como o marketing pode ajudar a vender mais ERP?

19 de abril de 2021
Inbound Marketing

Marketing e vendas são duas áreas que devem andar juntas. Enquanto a primeira gera o desejo e a necessidade nos potenciais clientes de uma empresa, as vendas os auxiliam a suprimem suas demandas. Para se ter ideia dos resultados que o alinhamento entre setores pode trazer, a pesquisa State of Inbound Report 2018, desenvolvida pela Hubspot, aponta que organizações com essa política são três vezes mais eficazes. Nesse contexto, negócios que atuam com vendas de software ERP também podem ser beneficiadas.

Prova disso é o número de organizações do setor de TI que estão apostando no marketing para criar relacionamento com o público e conduzi-lo pela jornada de compra, até que decida comprar um produto ou contratar um serviço. Um estudo da Content Marketing Institute, por exemplo, mostrou que 58% das empresas B2B do segmento têm intenção de investir em estratégias de Inbound Marketing, uma das ferramentas do Marketing Digital, pelos próximos anos.

Isso significa que, se os negócios que comercializam sistemas e outras soluções tecnológicas deixam de investir em marketing integrados às vendas, certamente estão perdendo potenciais clientes para a concorrência.

Pensando em auxiliar os negócios a terem melhores resultados por meio da estratégia é que desenvolvemos esse artigo. Confira e saiba como otimizar as suas vendas através de ações de relacionamento bem estruturadas!

Devo investir em marketing para empresa de ERP?

Sem dúvidas, a resposta é sim. Isso vale principalmente para o Marketing Digital, o qual, por meio de recursos como o Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, impulsiona as vendas e fideliza clientes.

Além do menor custo em relação aos anúncios e campanhas tradicionais, a ferramenta permite maior segmentação do público-alvo, o que significa que as empresas que fazem vendas complexas podem atingir exatamente os negócios que estão buscando a otimização dos resultados por meio de uns sistemas de gestões eficientes.

No caso das vendas de softwares ERP, que se enquadram no perfil por possuírem muitas variáveis e etapas até que um cliente opte pela solução, realizar ações que conduzam os potenciais clientes pelo funil de vendas de forma natural e positiva, auxilia diretamente na criação de autoridade, no relacionamento e no fechamento de negócios.

Quais tipos de estratégias podem ser utilizadas?

Para começar, é imprescindível que as empresas compreendam que as estratégias de marketing e vendas precisam ser personalizadas conforme o segmento de atuação, público-alvo, ticket médio da solução oferecidas, entre outros fatores que irão guiar as ações para terem maior assertividade e chegarem ao público certo. Entre os principais tipos de ações que podem ser realizadas por um negócio de ERP são:

Marketing de Conteúdo

Hoje, tão importante quanto a qualidade ou preço de um sistema, é criar relacionamentos positivos com os potenciais clientes. Além disso, a concorrência, que só aumenta, vem priorizando ações de atração, conquista e fidelização do público.

Entre as ferramentas mais eficientes com esse objetivo estão o Marketing de Conteúdo. Como o nome sugere, o principal objetivo da ferramenta é nutrir a audiência com conteúdos relevantes, os quais vão de encontro às características, dores, desejos e necessidades de leads e clientes.

Na prática, isso ajuda as empresas a criarem autoridade no assunto, o que eleva a credibilidade e as vendas. Para atingirem esse objetivo, os negócios de ERP podem criar um blog e postarem periodicamente artigos condizentes com a área e as diferentes etapas da jornada de compra de cada cliente. Além disso, conteúdos no formato de vídeo também costumam fazer sucesso.

Redes sociais

De acordo com um estudo do Cuponation, o número de usuários brasileiros nas redes sociais deve aumentar em 20% até o final de 2023. Canais como o Facebook, Instagram, Linkdeln e YouTube são capazes de gerar leads a partir do engajamento e relacionamento criado em postagens, interações, anúncios segmentados e outras ações.

As redes sociais também são canais de atendimento ao cliente, permitindo, por exemplo, mais agilidade no suporte. Elas também são um excelente mecanismo para conquistar mais clientes. No entanto, assim como em todas as estratégias de marketing e vendas,é preciso que seja traçada uma estratégia bem fundamentada, contendo conteúdos relevantes e periódicos nos diferentes meios de relacionamento.

Landing pages

No marketing digital, uma landing page nada mais é do que uma página da web independente, desenvolvida para campanhas específicas. O objetivo do recurso é a conversão, ou seja, levar um visitante a preencher um formulário para contato, fazer o download de teste gratuito de um software ERP ou participar de uma pesquisa de satisfação.

Para que as conversões realmente ocorram, é importante que a landing page seja otimizada corretamente, contendo informações atrativas e objetivas, as quais levem o público a completar a ação pretendida pela empresa.

E-mails marketing

Um dos pilares da conversão para empresas que atuam com as vendas de ERP e outros tipos de sistemas é o e-mail marketing. Além de ser uma ferramenta com grande alcance, já que normalmente as pessoas abrem diariamente seus e-mails, permite um contato mais próximo, pessoal e simples com os potenciais e atuais clientes.

Os e-mails marketing, quando alinhados a outras estratégias de marketing digital, como as redes sociais e o Inbound Marketing, pode superar o resultado estimado de outros canais, Prova disso são as pesquisas realizadas como a da McKinsey, a qual apontou que uma empresa tem 40 vezes mais possibilidades de adquirir um novo cliente pelo e-mail do que pelo Facebook ou Twitter.

Anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados em canais como o Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, também são excelentes formas de impulsionar os conteúdos e ofertas de uma empresa de tecnologia. As vantagens desse tipo de estratégia são as possibilidades de segmentação, os custos acessíveis, o aumento da visibilidade, a possibilidade de mensuração de desempenho e os resultados mais rápidos.

Uma dica é não esquecer de configurar as campanhas de marketing e vendas da empresa de ERP de acordo com dados como localização, faixa etária e interesses do público-alvo, direcionando adequadamente as campanhas.

Como você viu, empresas focadas nas vendas de software, como é o caso dos ERPs, podem obter diferencial competitivo e melhores resultados a partir da integração entre ações de marketing e vendas.

Como está a estratégia do seu negócio? Se precisar de auxílio qualificado, conte com a OUTMarketing. Somos especializados na área de tecnologia, oferecendo soluções de marketing e comunicação personalizadas para os negócios do setor. Para conhecer cada uma delas, entre em contato com um de nossos especialistas.

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