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7 benefícios de usar a tecnologia no marketing digital 

31 de maio de 2022
Inbound Marketing , Marketing de Conteúdo , Tendências de Marketing

tecnologia no marketing digital

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A transformação digital é uma realidade no mercado e na sociedade como um todo. Com soluções inovadoras e um mundo cada vez mais conectado, cada vez mais atividades do nosso dia a dia se tornaram virtuais. Uma evidência disso é o sucesso do uso da tecnologia no Marketing Digital. 

O próprio conceito de marketing passou por uma transformação profunda nos últimos anos. Hoje, é fundamental tirar proveito da tecnologia para gerar leads mais qualificados e aumentar as vendas. Ainda assim, nem todo mundo entende a profundidade do impacto dessa nova era da inovação. 

Pensando nisso, destacamos aqui os 7 principais benefícios da tecnologia no Marketing Digital. Então, aproveite a leitura e leve essas ideias para sua empresa! 

1. Automação de processos 

A tecnologia levou o marketing tradicional para além do mercado local. Com o alcance das redes sociais e de um bom posicionamento nos sites de busca, é possível ampliar o escopo dos negócios e conquistar novos clientes. Contudo, um dos grandes benefícios é justamente poder fazer isso de forma automatizada. 

Com soluções de gestão de marketing e de clientes, as empresas podem reduzir a carga de trabalho repetitivo no marketing. A equipe passa a focar em tarefas mais essenciais, enquanto a tecnologia assume o papel das atividades mais genéricas. 

A abordagem dos leads, por exemplo, é automatizada por meio de e-mails automáticos, chatbots, mensagens nas redes sociais etc. Isso nos leva a um segundo ponto importante. 

2. Abordagem personalizada 

Mais do que simplesmente disparar a mesma mensagem para todos os clientes em potencial, a tecnologia permite um alto nível de personalização. Ao categorizar os leads de acordo com seu perfil, criamos grupos com os quais podemos nos comunicar de maneira específica. 

A estratégia do funil de vendas, por exemplo, ajuda a identificar em que etapa da jornada de compra cada cliente está. A partir dessa informação, podemos criar conteúdos de Inbound Marketing que abordam as necessidades específicas de cada lead. 

No Bootcamp: Marketing e Vendas, aprofundamos a importância do inbound marketing em empresas de TI e como ter uma abordagem personalizada a partir da automação de processos, confira no tema: Desmitificando o Inbound Marketing em empresas de TI.

Na prática, a tecnologia automatiza o marketing em alto nível, ao mesmo tempo em que humaniza o diálogo com cada pessoa ou empresa. 

3. Buyer’s Persona 

A tecnologia ajuda a coletar dados valiosos por meio da internet. Isso significa entender mais a fundo o perfil do(s) consumidor(es) dos produtos e serviços da sua empresa. Se o time de marketing quiser resultados ainda melhores, é possível definir a Buyer’s Persona. 

Esse conceito se refere a um personagem fictício que traz consigo o perfil, os hábitos e as preferências do seu cliente em potencial. São informações cruciais para quem quer elaborar uma estratégia realmente eficiente. 

O uso traz benefícios para ambos: o Inbound e o Outbound Marketing. Afinal, nada melhor do que saber detalhes sobre o comportamento do nosso público. Uma dica importante é criar mais de uma Persona, a depender da segmentação dos seus clientes. 

4. Flexibilidade para o negócio 

Usar a tecnologia no Marketing Digital significa adotar a inovação como parte da filosofia da empresa. Com o tempo, mais processos podem ser absorvidos pelas soluções adotadas, o que significa novas oportunidades. 

Em geral, trata-se de um passo importante para impulsionar a transformação digital nos negócios. A tendência é que a empresa amplie sua capacidade de identificar as novas demandas do consumidor. 

Fazendo isso com agilidade, é possível conquistar cada vez mais espaço no mercado. 

5. Redução de custos 

Toda mudança estratégica exige uma avaliação do impacto financeiro que ela pode trazer. Nesse caso, o cenário é extremamente interessante. Afinal, usar a tecnologia no Marketing Digital significa eliminar retrabalho, automatizar processos e otimizar as vendas. Tudo isso tende a reduzir custos em diversos aspectos. 

O custo de aquisição de clientes (CAC), por exemplo, deve ser menor, já que a empresa investe menos para converter as vendas. Com leads mais qualificados, é mais fácil fechar negócio. Além disso, fidelizar os clientes tende a ser um processo mais tranquilo quando temos o feedback necessário para aperfeiçoar a abordagem. 

6. Mais eficiência na gestão 

Uma gestão eficiente é aquela que tem capacidade de alcançar os objetivos previstos no planejamento. A vantagem de contar com a tecnologia é ter em mãos as ferramentas necessárias para monitorar a fundo os processos do time de marketing. 

Isso significa, por exemplo, acessar um dashboard que mostra dados de desempenho e gera relatórios para os gestores. Calcular o CAC e outros KPIs deixa de ser um trabalho manual e passa a ser automatizado. 

Periodicamente, podemos reavaliar nossa estratégia com base nos resultados quantificados. Em outras palavras, é possível visualizar o marketing com muita transparência e promover a melhoria contínua. 

7. Integração com as vendas 

O vendarketing é um conceito que vem ganhando visibilidade no mercado. Afinal, a tecnologia permite uma verdadeira integração entre o marketing e as vendas. O motivo é simples: são departamentos complementares, que devem atuar com base nos mesmos objetivos e que podem tirar proveito das mesmas informações. 

Quando a tecnologia é implementada com eficiência, o setor de vendas coleta dados sobre o consumidor e os compartilha com o marketing. São informações valiosas para criar ou refinar a Buyer’s Persona, por exemplo. 

Já o trabalho feito ao longo do funil de vendas ajuda os vendedores a atuarem como verdadeiros consultores. Não se trata simplesmente de oferecer um produto ou serviço, mas de entender as dores daquele cliente em potencial e oferecer a solução. 

Como você pode ver, são movimentos que transformam o próprio modelo de negócios da empresa. A tendência é que, nos mais variados setores, a oferta passe a focar em solucionar problemas, não apenas na venda de um produto específico. 

Com a tecnologia no Marketing Digital, o relacionamento com o consumidor é cada vez mais próximo e frutífero. Então, coloque essas ferramentas para trabalhar a favor da sua empresa. E se quer resultados ainda melhores, conte com o apoio de um consultor especializado

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