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6 dicas de SEO para dominar o topo das pesquisas

22 de agosto de 2024
Inbound Marketing , Marketing de Conteúdo

Está em busca de dicas de SEO? Quando o assunto é posicionamento digital, as boas práticas de otimização para mecanismos de buscas são essenciais. Afinal, é possível ampliar seu alcance sem ficar refém dos anúncios.

Embora muitos profissionais de marketing entendam a importância do SEO, dominá-lo ainda é um desafio. São inúmeras regras e procedimentos que, juntos, conduzem uma marca ao topo do Google.

A OUTMarketing é uma agência de marketing digital especializada em empresas de tecnologia e B2B com mais de 15 anos de experiência. Nosso time de especialistas em conteúdo atua não só para entregar conteúdo de qualidade, mas que aparece no topo das pesquisas.

Pensando nisso, selecionamos algumas técnicas valiosas, que podem te dar grandes resultados. Continue conosco e acompanhe!

Neste conteúdo, você verá:

  • O que é SEO
  • Qual a importância do SEO
  • Como ser um bom SEO
  • 6 dicas de SEO que te ajudarão a dominar o Google

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de otimização para motores de busca. Ou seja, ações que têm como objetivo melhorar sua posição nos resultados do Google e outros buscadores.

Essas técnicas são divididas em dois grupos:

  • SEO on-page: ajustes aplicados na sua própria página relacionados a, por exemplo, conteúdo e tempo de carregamento;
  • SEO off-page: ajustes relacionados a fatores externos à sua página, como a obtenção de links de outros sites apontando para o seu.

Qual a importância do SEO?

No mundo atual, a internet se tornou uma grande fonte de informação. Estudos apontam que o Google recebe cerca de 100 bilhões de busca por mês, um claro indício de que há um grande potencial em sanar essas dúvidas.

Quando você otimiza seu conteúdo, os algoritmos conseguem “vê-lo” com mais facilidade. Assim, na prática, essas ações estão impulsionando seu site para as primeiras posições nos resultados de buscas.

Vale dizer que o maior fator é sempre a qualidade do conteúdo. Entretanto, não dá para ignorar que existem ajustes que, se seguidos corretamente, podem elevar seu alcance e, consequentemente, o tráfego do site.

6 dicas de SEO que você precisa aplicar hoje mesmo

Quando o assunto é Marketing Digital, temos o desafio de fazer nosso conteúdo chegar à persona. Com as pesquisas em grande volume no Google e em outros buscadores, como Bing, é importante se dedicar à otimização.

Ao longo dos anos, a OUTMarketing acompanhou a evolução do mercado e dos próprios buscadores e, com base em tudo isso, podemos listar algumas dicas de SEO que não indiscutivelmente eficazes.

Acompanhe!

1.     Dê uma boa experiência ao usuário (UX)

O Google está cada vez mais priorizando a experiência do usuário como um fator de classificação. Portanto, isso inclui a velocidade de carregamento do site, a facilidade de navegação, a compatibilidade com dispositivos móveis e o design intuitivo.

2.     Jamais descuide da qualidade do conteúdo

Pode parecer redundante citar a qualidade do conteúdo novamente, mas vivemos em um mundo inundado por ‘copy and paste’ de conteúdo gerado por IA. Quem tem conteúdo refinado e com um olhar humano é rei!

Conteúdo de qualidade reforça sua autoridade e faz com que os leitores passem mais tempo no site, aumentando suas chances de conversão.

3.     Tenha uma boa estrutura de SEO

Organize seu conteúdo através de headlines (títulos), bullets, imagens e explicações diretas. Mostre ao Google que seu site é bem arrumado e fácil de navegar!

Estruturar seus dados ajuda os motores de busca a melhor entenderem o conteúdo do seu site e pode aumentar a visibilidade nos resultados de pesquisa.

4.     Mapeie palavras-chaves e dores

É aqui que você escolherá os termos e temas a serem trabalhados em seu site. Além das palavras-chave principais, concentre-se também em palavras-chave de cauda longa, que são menos competitivas e podem atrair um tráfego mais qualificado.

É muito importante focar em dores, dúvidas e necessidades da sua persona. Quando você produz conteúdo para o usuário, o Google vê e te recompensa!

5.     Otimize o conteúdo para snippets em destaque

Sabe aquela seção na página de pesquisas do Google em que aparecem as principais perguntas feitas por internautas? Imagine o Google escolhendo seu conteúdo para responder diretamente uma pergunta do público!

Isso transmite muita autoridade e confiança! Estruture seu conteúdo de forma que ele possa ser facilmente destacado como um snippet em destaque nos resultados de pesquisa, oferecendo respostas diretas às consultas dos usuários.

6.     Não deixe de monitorar e analisar os dados

Você precisa conferir o que está dando certo ou errado e ajustar as estratégias. Por isso, não há como falar em dicas de SEO sem citar a análise da performance.

Use ferramentas como Google Analytics e Google Search Console com frequência. Lembre-se que o SEO é uma área em constante evolução, por isso é importante manter-se atualizado com as últimas tendências e algoritmos dos motores de busca.

Afinal, vale mesmo a pena investir em SEO?

Sim, vale! Otimizar páginas e websites é um ótimo investimento a médio/longo prazo, cujos benefícios são indubitáveis.

A empresa ganhará maior visibilidade, credibilidade, autoridade e vantagens sobre a concorrência. Medir/avaliar/ajustar é fundamental para conseguir os resultados esperados.

Existem limites para utilizar ferramentas e técnicas de SEO.

O Google percebe quando as técnicas de SEO são forçadas e utilizadas indiscriminadamente (palavras-chave usadas à exaustão, títulos “chocantes” sem ligação com o conteúdo).

Por isso é importante contar com o apoio de especialistas. A OUTMarketing tem mais de 15 anos de experiência e conta com especialistas em SEO que podem elevar o patamar do seu site!

Não deixe de agendar um bate-papo conosco e avaliar a possibilidade de ter especialistas cuidando do seu site e sua marca!

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