Você sabia que a cada segundo, mais de 60 mil pesquisas são feitas no Google e diariamente cada usuário faz pelo menos 3 pesquisas no site?
Os números deixam claro a presença do buscador nas nossas vidas. Esses são apenas dois dados entre tantos desta lista de estatísticas impressionantes sobre a ferramenta. Ao ver essas informações, fica claro entender a importância do Google nas estratégias de Marketing.
Google Analytics, Ads, Keyword Planner, Suggest, Trends, Search Console, Data Studio, Meu Negócio. Essas são algumas das soluções Google essenciais para o marketing da sua empresa de TI.
O Google oferece inúmeros recursos que contribuem para a presença digital das empresas, assim como para os resultados. Da visibilidade do site à análise dos dados, dos anúncios às métricas de cada página, é importante utilizar ao máximo o que o gigante das buscas tem a oferecer para a sua estratégia de Marketing.
Quando pensamos no Google, a primeira coisa que vem em mente é o buscador. Afinal, quem nunca disse: pesquisa no Google!
No entanto, há inúmeras ferramentas disponíveis do Google que podem apoiar e otimizar os resultados da sua estratégia de Marketing Digital.
Ser encontrado pelo potencial cliente é um dos grandes desafios de qualquer equipe de Marketing. O Google Meu Negócio é uma ferramenta que permite criar um perfil gratuito para a sua empresa e promovê-la de maneira bastante simples.
Não pense que o Google Meu Negócio é apenas para empresas do segmento de varejo. Ele é válido para todos os segmentos, inclusive B2B.
Disponibilize para os seus atuais e futuros clientes informações relevantes como o site, horário de funcionamento, telefone, fotos e tudo o que possa ajudar a encontrar a sua empresa. Além disso, a ferramenta permite compartilhar pequenas notícias, como um lançamento de um novo produto ou promoção temporária neste perfil, facilitando a interação com esta comunidade.
Outra grande vantagem do Google Meu Negócio é o de ser um espaço para os clientes escreverem os seus reviews sobre a empresa. Além de uma avaliação, os consumidores podem adicionar fotos e dicas. Ou seja, o espaço ideal para deixar que os seus clientes promovam a sua empresa, de uma forma interativa e com apelo para futuros clientes.
Acompanhar o desempenho do website é algo essencial para medir o desempenho das ações de Marketing que estão sendo desenvolvidas pela sua empresa. O Google Search Console é uma ferramenta que possibilita analisar a performance do seu site.
Há quatro métricas de grande relevância que podem ser analisadas com facilidade na plataforma:
O Google Search Console é muito utilizado pelos profissionais que fazem o acompanhamento das estratégias de Search Engine Optimization (SEO) da empresa, pois permite entender como está a performance das páginas dentro do buscador. Além disso, a plataforma permite garantir a indexação das páginas do seu website de forma individual, potencializando os seus resultados.
Anunciar no Google é uma excelente forma de promover o seu negócio. No entanto, este não é o tópico do momento. O Google Ads é uma ferramenta que pode ser usada mesmo por aqueles que ainda não estão fazendo qualquer tipo de campanha de Mídia Paga.
O desenvolvimento de uma estratégia de Search Engine Optimization (SEO) é uma das ações que são contempladas com o uso do Google Ads. Isso porque a plataforma oferece ferramentas como, por exemplo, o Keyword Planner. O recurso permite fazer uma vasta pesquisa de palavras-chave que estão relacionadas ao seu negócio.
É possível ver quais são as keywords com maior volume de buscas, maior utilização nos anúncios, tudo isso de forma segmentada de acordo com a sua audiência. Além disso, é possível encontrar sugestões de palavras-chave para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
A busca por conteúdos relevantes é um dos desafios das equipes de Marketing. Encontrar novas ideias, conjugar com o que está em voga no mercado e que tenha apelo para a sua audiência não é uma tarefa fácil. No entanto, é preciso tirar a estratégia do lugar comum para se destacar.
Uma ferramenta de grande importância para este brainstorming é o Google Trends. Como o próprio nome aponta, a plataforma indica quais são os assuntos mais comentados do momento. A pesquisa pode ser feita através de localização geográfica, período e também com o uso de uma palavra específica.
Dessa forma, torna-se mais simples entender o que a sua audiência tem buscado seja nas últimas horas, dias ou semanas. Ou seja, um conhecimento ainda maior sobre o seu público-alvo.
É impossível falar da importância do Google nas estratégias de Marketing sem mencionar o Analytics. A ferramenta é o grande aliado de qualquer equipe de Marketing e Growth para a análise dos resultados e comportamento no site da empresa.
O Google Analytics permite analisar todo o comportamento do usuário desde o momento da entrada até a saída do site. É possível entender as páginas com maior acesso, o tempo de permanência, a conversão entre tantas outras métricas.
O uso da ferramenta é muito abrangente e vai desde simples dados até opções avançadas como, por exemplo, análise do funil de aquisição e a conversão específica dentro de cada página.
O sucesso da estratégia de Marketing está na habilidade das empresas em planejar, executar e analisar. Afinal, só é possível entender o que está funcionando e o que precisa ser ajustado através de dados. É exatamente neste momento que o Google entra como um grande aliado.
Como dissemos, mais do que um buscador, há inúmeros recursos de usar o Google como a principal fonte de dados e informações para a sua empresa. Portanto, aproveite que muitas delas são gratuitas e use-as para alcançar os melhores resultados nas estratégias de marketing digital da sua empresa.