O marketing de conteúdo não é para a minha empresa!

Por outmarketing 2 anos atrásNenhum comentário
Home  /  Inbound Marketing  /  O marketing de conteúdo não é para a minha empresa!

O marketing de conteúdo não é para a minha empresa

O Marketing de Conteúdo é responsável por 90% da estratégia de Inbound Marketing. A verdade é que, independentemente da dimensão da sua empresas, o conteúdo é responsável por fortalecer a sua estratégia de Inbound Marketing, auxiliando a consolidar a sua marca no mercado e ampliar o alcance orgânico.

O Marketing de Conteúdo ajuda a atingir bons resultados de busca orgânica. Isso porque o algoritmo do Google reconhece e bonifica conteúdos originais e atualizações constantes. Além disso, este conteúdo original ajuda a sua empresa a tornar-se autoridade e referência no mercado, possibilitando que a sua marca interaja com o seu público-alvo e entenda melhor o seu cliente. Desta forma pode melhorar a sua estratégia de Inbound Marketing como um todo para gerar ainda melhores resultados, em termos de receita.

Continua a achar que o marketing de conteúdo não é para a sua empresa? Porque ele é sim, muito importante para o seu negócio prosperar e crescer de maneira sustentável.

O marketing de conteúdo não é para a minha empresa

A seguir, separamos os três pontos principais listados como objeções ao Marketing de Conteúdo. Confira e veja se por caso você se encaixa em alguma delas.

1) Não posso implementar uma estratégia de marketing de conteúdo porque não tenho tempo para criar novos conteúdos

Constantemente empresas e profissionais acreditam que uma estratégia de marketing de conteúdo não pode ser implementada porque não há tempo para criar novos conteúdo. Entretanto, não é necessário que a criação de conteúdos seja interna. Existem agências, como a OutMarketing, especializadas em produzir conteúdo para empresas de forma terceirizada.

Nesse caso, o que ocorre é que uma equipe é formada: redator, editor, content manager (da agência) para sua empresa e os conteúdos são escritos baseados na estratégia de conteúdo criada. O cliente, que é você, fica responsável por aprovar briefings, sugerir temas em conjunto com a agência e aprovar os conteúdos redigidos, o que diminui drasticamente a quantidade de tempo que você precisa investir na sua estratégia de conteúdo, pois há alguém pensando nela por você, com base na sua expertise.

Em nosso post, “Porquê contratar uma agência de Inbound Marketing para gerar mais leads?

” explicamos mais sobre isso. Leia aqui!

2) Não tenho orçamento para reforçar equipa

Outro ponto que barra o time de marketing e a implementação do marketing de conteúdo é o orçamento. Muitas empresas acreditam que não possuem o orçamento para reforçar a equipe. Contudo, conforme mencionamos, não é necessário contratar mais colaboradores – que gera um custo muito alto – para sua equipe de marketing para ter uma estratégia de marketing de conteúdo. Na realidade, o investimento é baixo e com um ótimo custo benefício. Além disso, há diversas formas de otimizar sua equipe de marketing para vender ainda mais. Em nosso post “Otimize sua Equipe de Marketing para vender mais em sua empresa de TI” discorremos de forma mais aprofundada sobre as possibilidades. Confira aqui!

3) O conteúdo mais antigo já não tem interesse

Na realidade, é possível reaproveitar o conteúdo da sua empresa e implementar uma estratégia de marketing de conteúdo. De maneira que o conteúdo não fica “antigo”. Uma boa tática é alternar entre conteúdo novo e reaproveitar conteúdos já criados, com uma repaginada.

Como reaproveitar o conteúdo da sua empresa e implementar uma estratégia de marketing de conteúdo?

A seguir, separamos algumas boas práticas para reaproveitar o conteúdo antigo e conseguir implementar uma estratégia de marketing de conteúdo assertiva. Veja:

1) Compilar artigos de blogue e desenvolver um eBook

Se você possui bastante conteúdo no blog e quer atingir mais o seu público-alvo, uma boa dica é apostar em uma material de conversão. De que maneira? Compilando os artigos de blogue e desenvolvendo um eBook. Assim, você irá reutilizar conteúdos antigos em um novo formato, e ainda por cima conseguirá aumentar sua taxa de conversão de leads.

2) Reunir dados dispersos e construir um infográfico

Com sua expertise, você provavelmente tem conhecimento para escrever um livro, não é mesmo? Entretanto, os consumidores gostam de praticidade e você também não tem o tempo para compilar toda sua informação em um conteúdo extremamente técnico e aprofundado. Por isso, uma ótima opção é reunir dados dispersos e construir um infográfico. Ele também pode ser utilizado como um material de conversão ou como um complemento em um artigo de blogue, mostrando informações importantes e fundamentais para os seus clientes de maneira didática e prática.

3) Fazer um webinar com conteúdo dos artigos mais lidos

Os vídeos são o tipo de conteúdo preferido do momento. E por isso, é importante que sua estratégia de conteúdo também os contemple. Para isso, não é preciso montar conteúdo novos e sim fazer um apanhado dos artigos mais lidos e explicá-los com dicas práticas através de um webinar.

4) Aproveitar testemunhos de clientes e desenvolver casos de sucesso

O seu time de vendas está em constante contato com seus clientes e é dali que vem novas informações, melhorias, quebra de objeções através de artigos de blogue e muitas outras ideias. Uma ótima maneira de converter e atingir mais autoridade é aproveitar  testemunhos de clientes e desenvolver casos de sucesso. Elabore um pequeno questionário ou apenas peça um testemunho por e-mail ou em forma de vídeo para adicionar em um conteúdo reaproveitado, ou em um case que fale apenas daquela empresa, em especial. A OutMarketing pode te auxiliar a desenvolvê-lo!

5) Reaproveitar conteúdo (artigos de blog, por exemplo) mais antigos e partilhar nas redes sociais

Segundo o especialista Neil Patel, por exemplo, a máxima do Marketing de Conteúdo na verdade é “escreva menos e divulgue mais”. Em outras palavras, você pode reaproveitar conteúdos mais antigos compartilhando-os através das mídias sociais, angariando mais engajamento e até mesmo tendo insights para melhorias e novos conteúdos. Entenda melhor através desse link.

Considerações Finais

Como você pode perceber, a frase “O marketing de conteúdo não é para minha empresa” é uma falácia, pois com o auxílio de uma agência especializada, com profissionais atentos e através do reaproveitamento de conteúdo, é possível, sim ter uma estratégia de conteúdo assertiva. Lembre-se que o Marketing de Conteúdo é fundamental para aumentar o número e a qualidade dos leads.

Ficou interessado? A OUTMarketing pode ajudar com implementação/produção de conteúdos. Entre em contato conosco!

Categorias:
  Inbound Marketing, Sem categoria
este post foi compartilhado 0 vezes
 000
Sobre

 outmarketing

  (164 artigos)

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado