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5 passos para um plano de marketing digital bem sucedido

Por Alexandre Souza Tili 7 anos atrásNenhum comentário
Home  /  Inbound Marketing  /  5 passos para um plano de marketing digital bem sucedido
Tempo de leitura: 2 minutos

Se há uns anos atrás a invisibilidade nos meios de comunicação social era sinónimo de inexistência, com a era digital estar fora da World Wide Web significa o mesmo. Por esse motivo, a disciplina do marketing atualizou-se e surgiu o conceito de marketing digital.

Existem cinco passos que não podem ser descurados na hora de arquitetar um plano de marketing digital bem sucedido. O que fazer para:

  1. Atrair o target
  2. Converter o target em leads (oportunidades de negócio)
  3. Relacionar-se com o target em todos os estágios do processo de vendas
  4. Fechar as vendas
  5. Analisar os dados, otimizar a performance e garantir crescente retorno

Para atrair o target há que produzir contéudos valiosos, partilhá-los nos vários canais digitais consoante a temática e o objetivo (blogs, website, redes sociais, portais, media online), otimizar em termos de pesquisa (SEO), apostar na usabilidade para não defraudar expetativas e, se possível, apostar em anúncios pay-per-click. Ou seja, se o target procurar na web o que a empresa comercializa, vai de certo encontrá-la – a base do inbound marketing.

Ultrapassado este passo é necessário converter o target que nos encontrou em lead, por exemplo com a criação de botões “call-to-action” que levam a “landing pages” com a oferta de algo útil para ele (eBooks, webinars, whitepapers, relatórios, versões teste de produtos, oferta de serviços) em troca dos contactos para qualificação e posterior seguimento.

Com a conquista de leads, chegou a hora de investir num relacionamento mais personalizado e próximo para perceber até que ponto aquele lead se vai transformar em cliente. Neste estágio, oemail marketing (lead nurturing, follow-up, envio de mensagens na sequência de determinada ação) assume especial relevância.

Para fechar a venda é crítico que os departamentos de marketing e comercial trabalhem em “perfeita” sintonia – os leads estão prontos para dar o último passo e são entregues ao account. Agora é só “assinar o contrato” e fazer tudo para manter o novo cliente satisfeito e envolvido com a empresa, pronto para se converter em fã e recomendar aos seus pares.

Como em qualquer iniciativa de marketing, a relação investimento/retorno tem de ser continuamente avaliada e efetuados os ajustes necessários. O Google Analytics é uma das ferramentas mais utilizadas e, se aproveitado o seu potencial, fornece todas as métricas necessárias, de forma gratuita.

Em suma, para criar um plano de marketing digital é fundamental que a sua empresa não se deixe levar pelas estratégias que têm gerado maior buzz e pensar naquelas que são mais adequadas ao seu negócio em particular. Os resultados não são imediatos mas serão compensatórios, pelo que se recomenda alguma paciência e persistência.

 

Categorias:
  Inbound Marketing, Sem categoria
Etiquetas:
  call-to-action, email marketing, inbound marketing, landing page, marketing, marketing digital

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Sobre

 Alexandre Souza Tili

  (186 artigos)

Sócio e CEO da OUTMarketing Brasil, formado em Administração de Empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing. Alexandre Tili tem desenvolvido sua carreira com foco em Marketing e Vendas, com experiência em diversos segmentos e empresas como Sebrae, GE e Prudential. Desde 2007, quando foi Head de Marketing e Comunicação da SoftwareONE Brasil, sua atuação está direcionada para o segmento de Tecnologia da Informação com foco no B2B.

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