É indiscutível a importância que os blogs têm atualmente para a comunicação empresarial e para o marketing digital, sendo uma das ferramentas críticas na primeira etapa do inbound marketing (ser encontrado – converter tráfego em leads e leads em clientes – avaliar e melhorar continuamente).
O blog tornou-se uma plataforma extremamente popular que ensina, fornece inputs valiosos e permite uma relação próxima e interativa com quem escreve. Por outro lado, o seu crescimento está relacionado com a maior facilidade e rapidez na pesquisa e no acesso à informação online (vs impressa), bem como com a confiança e a credibilidade associadas a quem escreve, que normalmente é especialista e “praticante” dos temas que aborda e por isso é-lhe reconhecida “autoridade” e relevância de opinião.
Só isto já justifica o investimento de uma empresa na criação e atualização contínua de um blog corporativo relacionado com a sua área de atuação. Mas há mais:
A promoção do blog deverá passar pela colocação de cada novo artigo nas redes sociais da empresa, pela inserção de um menu/banner no website, pela inclusão em diretórios de blogs, pela introdução de um ícone na assinatura de email utilizada por toda a equipa, pela introdução do endereço em todas as redes sociais onde a empresa está presente, pela divulgação na newsletter corporativa e pela indicação pessoal em reuniões, eventos e outras iniciativas (convidar a visitar e a subscrever).
Finalmente, é necessário avaliar continuamente os resultados (trata-se de um investimento a médio/longo prazo e que exige muita dedicação) e fazer os ajustes necessários. Aqui incluem-se as visitas, as partilhas, os links a partir de outros websites, as subscrições, os leads e, claro, os clientes gerados a partir do blog.
Afastando-nos um pouco dos blogs corporativos, ou seja, criados pelas próprias empresas, podemos ainda destacar a importância destas plataformas de comunicação na área de TI, os chamados blogs tecnológicos. Estes sites informativos e explicativos funcionam como um meio de comunicação social que disponibiliza notícias e novidades sobre o setor, testes, guias, tutoriais, ensaios, e opiniões sobre produtos/soluções/serviços.
Quem atua nesta área não pode deixar de incluí-los na sua estratégia de Relações Públicas/Assessoria de Imprensa, focando-se numa abordagem integrada e personalizada com estes influenciadores, tendo em conta a mudança de paradigma por parte do leitor, que é cada vez mais exigente e criterioso relativamente ao consumo informativo e publicitário. Alguns exemplos que sugerimos acompanhar e comunicar: Xá das 5, Pplware, Leak, iTech, Multimédia com Todos e Aberto até de Madrugada.
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